Admirável Mundo Novo

Admirável Mundo Novo Aldous Huxley

Resenhas - Admirável Mundo Novo

Cica 07/05/2024

O começo é bem difícil e confuso, você só passa a entender como tudo funciona mais pra frente, mas eu gostei da forma como nos invade de questionamentos de forma muito rápida e persistente.

Fabiana 06/05/2024

Admirável Mundo Novo?
A narrativa inicial é bem arrastada e aparentemente sem propósito. Você só consegue entender o funcionamento dessa ?civilização? a partir do meio do livro.
O livro é um agrupado de reflexões. Não quero me deter a sinopse, mas as minhas impressões.

Vale lembrar que Huxley escreveu esse livro em 1932, retratando uma civilização em 2540. Os conceitos de relacionamentos e vivências foram todos alterados. Por conta de um ?descontentamento? de um alfa a fim de ganhar prestígio, decide levar o selvagem encontrado em sua viagem para impactar sua civilização. Agora, chocam-se conceitos muito diferentes. Acho que esse choque é ponto principal do livro. O que faz refletir o quanto uma certa ?elite? influência no comportamento de uma sociedade. E vale a reflexão para os dois lados, viu!

Mas, tento usar minhas lentes cristãs para avaliar essa leitura. E posso dizer, que a estrutura da verdade, beleza e felicidade estão na contramão do que foi estabelecido por finalidade, por conta da queda do homem. E com isso, tudo passa a se relativizar.

Mas, é claro que a ganância e interesse do homem o estimula ter o domínio de todas as coisas, tentando se colocar como o seu próprio deus. Mesmo que para isso, haja deterioração da própria humanidade. Os valores se perdem e a depravação da humanidade separada de Deus é o resultado da união com os prazeres momentâneos.

Vemos aqui que o conhecimento é chave de todas as coisas.

?Deus não é compatível com as máquinas, a medicina científica e a felicidade universal. É preciso escolher. Nossa civilização escolheu as máquinas, a medicina e a felicidade. Eis por que é preciso que eu guarde esses livros no cofre. ?

?Deus nos cofres e Ford nas prateleiras?

?Mas eu não quero conforto. Quero Deus, quero a poesia, quero o perigo autêntico, quero a liberdade, quero a bondade. Quero o pecado.?

O fim é bem triste e bastante pessimista. Mas, deixa a cabeça ferver bastante! Vale a leitura!

annacsfraccaro 06/05/2024

O selvagem é mais civilizado que o ?homem civilizado?
Finalmente li esse clássico, me interessei após a minha professora de filosofia da faculdade comentar sobre ele.
É uma distopia fantástica e que deu origem à tantas outras distopias.
No início do livro fiquei bem confusa, porque tinha muitas expressões técnicas, isso não melhora no decorrer do livro, mas fica mais fácil de compreender.
Uma coisa que me incomodou foi que o livro deixou a desejar nas explicações de como a humanidade chegou naquele ponto, o que levou a sociedade agir dessa maneira. E eu queria muito saber o porque de tudo isso, mas não teve essa explicação.
Gostei desse livro, fazia tempo que não lia uma distopia.
ThiMaia 06/05/2024minha estante
ola, se lembro bem, tem uma parte q explica sim, de uma forma resumida. acho q é mais pra parte final, numa conversa do diretor la com o selvagem. resumidamente, ele diz q por causa de uma guerra, q causou muita destruiçao, as pessoas preferiram passar a viver nessa forma de "felicidade" ao inves dos conceitos "antigos" de belo e tal. acho q foi isso. perdao se eu estiver enganado e pelo textao rsrs

Eduardo2001 06/05/2024minha estante
Seu resumo me chamou a atenção. 'O selvagem é mais civilizado que o homem civilizado' é um pensamento que sintetiza bem a teoria política de Rousseau, onde a evolução social também escalou a evolução dos vícios, desigualdades e violências entre os homens.

Victor Oliveira 06/05/2024minha estante
Isso ai me lembra Conan, O Bárbaro.

annacsfraccaro 07/05/2024minha estante
ThiMaia, explica uma parte, mas não explica tudo, eu queria mais detalhes do porque a sociedade seguiu esse caminho. Tipo em Jogos Vorazes que é explicado que eles decidiram se dividir em distritos após a rebelião e para manter os distritos pacíficos tem os jogos vorazes (não sei se fui clara na minha analogia, é que eu só lembro mais do enredo de jogos vorazes, por isso o exemplo)

annacsfraccaro 07/05/2024minha estante
Eduardo2001, exatamente isso, é como se como cada vez que o homem se distancia da sua humanidade ele se torna mais selvagem do que os próprios animais. E eu senti isso no livro, porque o livro todo é uma sociedade lutando para não ser seres humanos, com características humanas, são praticamente robôs

annacsfraccaro 07/05/2024minha estante
Victor, esse eu nunca li

isabel_fmelo 05/05/2024

Admirável mundo novo
Finalmente li esse clássico, distopia que serviu de inspiração para tantos outros.
Todavia, eu esperava mais, algum plot twist no final, e até mesmo explicação de termos e regras seguidas. Mas valeu a pena a leitura.

isabella 04/05/2024

Gostei da ideia, mas não da execução
A distopia que o Aldous Huxley pensou é com certeza a melhor parte do livro, quando ele vai explicando o quanto que o governo manipula todas as partes da vida dos indivíduos desde que eram embriões, afim de não causar revoltas.

O soma, as instituições, a coletividade e a banalização do sexo foram ótimos detalhes, mas acho que focou DEMAIS no sexo, em um ponto que não consegui me simpatizar com nenhum personagem, e a história em si também perdeu um pouco da seriedade pra mim.

Foi uma leitura fácil e crítica, mas poderia ter focado mais nas questões sociais.

mariannaobs 04/05/2024

Admirável e enfadonho
Admirável do início ao meio e enfadonho do meio ao fim, apesar do início valer por todo o livro por causar um blowmind maravilhoso.

giselle 02/05/2024

Chatíssimo
Impressionante como eu consegui ler 306 páginas e não entender absolutamente nada, ai tenho q parar de ler esses clássico vei chato, senhor amado parece q esse autor cheirou 3 carreira de coca pra escrever isso aqui
Milena735 07/05/2024minha estante
KKKKKKKKK

Leitora 02/05/2024

O autor tinha uma ideia boa, mas ele escreveu umas coisas tão doidas que parece que ele criou drogas novas pra se fumar, porque uma droga normal não faria uma pessoa brizar tanto como ele quando tava escrevendo esse livro

Danny 30/04/2024

Pelo amor de Ford.
Ou eu sou muito burra ou esse livro é bem confuso. Precisarei ler novamente pra poder entender. Que loucura foi essa ?

Leo Ferreira 30/04/2024

Um início fantástico, visceral e avassalador. Um mundo criado minuciosamente, muito convincente e possível.
Um pouco moroso e mal construído no romance.
Uma "brisa" muito louca no desfecho.
A mim pareceu que o livro é um pouco superestimado.
Ficaram algumas pontas soltas, mas o final é eficaz em transmitir a mensagem desejada.

Miris 29/04/2024

Curti bastante, trouxe muitas reflexões sobre o rumo que tomaremos caso nada seja feito, ao mesmo tempo que parecem coisas absurdas, algumas fazem muito sentido ao interliga-las com o que ocorre em nosso mundo e socidade

Juliana.Franz 29/04/2024

Gostei, esse livro faz a gente refletir sobre até onde a ciência é capaz de evoluir e até que ponto isso é bom para a sociedade. Esperava um final diferente, mas no geral eu gostei bastante.