Admirável Mundo Novo (Edição de Bolso)

Admirável Mundo Novo (Edição de Bolso) Aldous Huxley

Resenhas - Admirável Mundo Novo

IndieIngrid 28/01/2024

Admiro, tive que pesquisar para entender o final do livro, como todos os livros sobre distopia lançados no século XX, Admirável Mundo Novo é uma tragédia pré escrita.
Não é preciso pensar muito para saber que, absolutamente nenhum personagem, vai ter um final "feliz".
Não que isso seja ruim, a sensação de impotência em temas como esse é o que chama atenção para o tema, e definitivamente, não é o caminho aqui, é uma visão inteligente sobre uma educação modeladora, e uma boa perspectiva para se pensar acerca de certos pontos da nossa sociedade.

Enfim, infelizmente, é um dos mais fracos do famoso trio de distopias, mas não deixa de ser interessante para se ler

Dyyego 28/01/2024

Admirável mundo novo
Um bom livro que faz a gente pensar como seria um mundo diferente e o quanto esse novo mundo pode ser melhor ou pior que o que vivemos.

leiturasdatita 28/01/2024

Admirável
Se não fosse o final em aberto (servindo de gancho para o segundo livro), eu diria que esse é o melhor livro que já li em toda minha vida. Passei o livro inteiro com cara de indignada (palavra que minha própria mãe usou quando me viu lendo), lendo argumentos totalmente absurdos dos personagens, porém muito coerentes se considerarmos o contexto no qual estavam inseridos. O capítulo 17, após as palavras do Administrador, me fez questionar demais a sociedade em que vivemos, e me fez sentir culpada (ou seria louca?) por achar que talvez o Administrador esteja certo (?????)... Que livro, meus amigos. Que livro.

Bruno 27/01/2024

O medo da época
Acho que é sempre importante entender as obras como fruto de una época. Acho que nessas distopias, assim como em Fahrenheit 451, os autores expressam seus medos diante das alterações políticas que presenciaram. Aqui, sendo o livro lançado pela primeira vez em 1932, vê-se o medo de um governo que tenta te dominar a partir de uma filosofia própria. Sendo esse contexto de escrita o do estabelecimento do socialismo soviético e a ascensão dos governos fascistas na Europa, entende-se bem de onde vem esse medo.
É muito deprimente também ver a quantidade de ideias desse livro que acabaram virando verdade: a dormência química de algumas drogas e a alienação cultural no cinema, por exemplo. O soma e o cinema-sensível são duas propostas que são praticamente verdade hoje em dia, mas não no contexto de manipulação de um governo, mas de alienação e padronização do gosto numa lógica de mercado.
Assim, acho que o livro é a representação dos medos de um povo em uma determinada época. Um governo virá, supostamente preocupado com a felicidade geral, e assim tirará das pessoas a sua individualidade e sua liberdade de escolha. Ainda assim, as reais ideologias que levam a esse cenário não são exploradas.
John aqui representa a Miranda em "A Tempestade": idealiza una sociedade que é podre por natureza. Todo seu sofrimento virá espetáculo, em vez de libertação, traz divertimento. Vale a pena existir numa sociedade podre assim? Ele responde ao final do livro.

Lucas Felix 25/01/2024

Um mundo 'sem' dores e tristezas
Em seu livro, Huxley descreve um novo mundo: 'sem' dores, 'sem' desafios, 'sem' sofrimento, 'sem' perdas, 'sem' tristezas.

Um mundo onde o ser humano pode se entregar completamente aos prazeres sensíveis, à felicidade ilimitada..

E a que custo tudo isso seria possível?

David_als25 24/01/2024

Não há como ser feliz sem saber o que é a tristeza.
Admirável Mundo Novo apresenta um mundo distópico onde os seres humanos venceram a doença, a velhice e até a morte já é ignorada. Tudo isso aconteceu porque eles chegaram a um nível tecnológico em que tudo isso já pode ser evitado.

Um mundo onde nascemos em um lugar e somos condicionados a viver somente nele, qualquer outro lugar seria um incômodo. Desde o berço são "educados" ? por bem ou por mal ? a amarem o lugar onde estão e ser felizes nele. Não recebem educação além da necessária, não recebem nutrientes além da necessária, mas todos recebem drogas todos os dias e são recomendados a terem quem eles desejarem.

Bernard se apresenta como um indivíduo que é contra aquilo, ele sabe que é anormal tudo aquilo, mas não conhece outra vida. Toda aquela libertinagem e desprezo pelo individual do outro faziam com que ele sentisse uma imensa agonia, mas ele simplesmente vivia com aquela dor.

Em contra partida temos John, tido como "Selvagem" porque foi criado fora daquele meio. Ele é um leitor simplesmente apaixonado ? leitor de Shakespeare, ainda por cima ? pelas belezas da vida que ele nunca pode conhecer, e sempre sonheva em ver aquele Mundo Novo e fazer parte dele. No entanto, quando ele chega a entrar nessa sociedade, tudo o que ele sente é nojo, porque querem tirar do seu íntimo tudo aquilo que ele mais aprecia: Sua individualidade.

Pode até parecer um pouco distante da nossa realidade, mas tem horas que eu fico imensamente reflexivo na leitura desse livro. Acho que a única coisa que nos difere muito desse admirável mundo novo é a tecnologia, mas as semelhanças são quase inegáveis.

Yasmine.jasserand 24/01/2024

Uma artificialmente verdadeira obra-prima

Colocando esse livro mesmo depois de eu ter lido faz anos pq ele precisa estar exposto no meu perfil com 5 estrelinhas ao lado dele.

@paolatonon 23/01/2024

Esse livro é muito bom, ilustra tanta coisa da nossa sociedade atual que chega a ser assustador, como se fosse uma profecia.

Achei o começo muito descritivo mas muito interessante, o livro em si é bem curtinho e depois que passa toda a explicação sobre o universo ele se torna muito bom de acompanhar.

Raiane.Priscila 23/01/2024

Não funcionou
Não vou detonar esse livro. Ele está entre os maiores clássicos da distopia por algum motivo. Apenas não funcionou para mim.
Helô Kleine 23/01/2024minha estante
Eu gosto muito da primeira metade do livro.

Raiane.Priscila 23/01/2024minha estante
Eu já gostei só do final. Foi onde as coisas pararam de serem completos absurdos e se tornaram mais plausíveis, por conta da conversa entre o Selvagens e um dos chefes de governo.

Duchesse 25/01/2024minha estante
Já eu, adoro o livro inteiro! Li a primeira vez quando era adolescente e me marcou profundamente. É um dos meus livros favoritos.

Chapeleiro2 23/01/2024

Eu não sei nem por onde começar...
Cara, eu começei lendo esse livro pensando que era "apenas" uma critica ao altoritarismo. Sim isso acontece, mostra como esse gorverno tem grandes diferenças sociais e como os mais baixos são oprimidos e ao mesmo tempo fazem um discurso para parecer que estão certos, que estão satisfeitos. Mas esse livro só me faz lembrar que a ignorancia e a felicidade são diretamente proporcionais, mas ao mesmo tempo ser ignorante tira nossa capacidade de escolha e nos torna completamente manipulaveis, o livro é otimo, ao mesmo tempo ediondo, a leitura é um pouco cansativa mas trás varias reflexões.

Agnaldo 23/01/2024

Indescritível
Achei o início do livro bastante chato e sem conexão. Porém, com o decorrer da leitura, me conectei com a história e não consegui parar de ler.
O autor articulou cada elemento do livro de uma forma cíclica surpreendente, conectando o início, meio e fim.
Fiquei arrepiado com o desfecho.
Uma leitura muito atual, cheia de aspectos inquietantes e ricos.

Said Honczaryk 22/01/2024

A feliz infelicidade
O livro tem uma mensagem muito boa. A distopia fala sobre uma sociedade feita em laboratório onde tudo é regrado para que nada tenha pouco ou muito, transformado assim em um mundo ??ideal?? onde nossa função objetiva de existir pacificamente se limita exatamente a? existir pacificamente.

E ai que o negócio fica sincero! O livro traz os questionamentos e reflexões sobre nosso ?direito? de se frustrar, de ter raiva, de errar, de se isolar e todas outras sensações que a gente tenta ao máximo evitar. Tenta. Em nosso mundo, a tentativa é falha e a consequência é forte. No mundo novo, a vida é lógica, direta, sem alarme e sem surpresas( referência radiohead).

O livro nos mostra, de uma forma até leve, como cada sentimento é necessário, como tudo deve, na verdade,se amplificar. Me fez ter boas reflexões.

OBS: tem um pequeno problema com o desenvolvimento de personagens ?secundários?
Mas nada que realmente afete a trama. É direto e impactante.
Yasmine.jasserand 22/01/2024minha estante
Caraca mo moh resenha top

Yasmine.jasserand 22/01/2024minha estante
????

Juliana 21/01/2024

"A felicidade real sempre parece bastante sórdida em comparação com as supercompensações do sofrimento. E, por certo, a estabilidade não é, nem de longe, tão espetacular como a instabilidade. E o fato de estar satisfeito nada tem da fascinação de uma boa luta contra a desgraça, nada do pitoresco de um combate contra a tentação, ou de uma derrota fatal sob os golpes da paixão ou da dúvida. A felicidade nunca é grandiosa."

Marques 21/01/2024

Meu Ford?
Como seria se vivêssemos em uma sociedade perfeitamente organizada? Onde cada um tivesse a sua função estabelecida e de quebra tivéssemos uma substância que nos ajudasse a fugir da realidade e dos dissabores? Essa é a proposta de Admirável Mundo Novo. A leitura pode ser um pouco maçante ao decorrer do livro, mas garanto que o capítulo 17 compensa absolutamente tudo ao trazer tantas reflexões!