Admirável Mundo Novo (e-Book)

Admirável Mundo Novo (e-Book) Aldous Huxley




Resenhas - Admirável Mundo Novo


4037 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


rkive 14/06/2024

Também quero tomar soma e ser feliz pra sempre
Admirável mundo novo" é uma distopia que se passa em meio de uma sociedade onde as crianças são geneticamente modificadas e devidamente criadas para servir uma determinada categoria que foram programados. Dentro dessa sociedade existe o soma, que é uma droga dada as pessoas para que elas se sintam felizes e assim fujam de eventuais sofrimentos.

uma das primeiras coisas que reparei lendo é como tudo dentro da sociedade é feito para que todos sejam consumistas.
Existe toda uma construção mental para que eles não saibam remendar uma roupa, então se tem um buraco na roupa, logo eles precisam comprar mais roupas. Existe também uma construção para que as castas mais baixas tenha aversão a flores, porque as flores do campo são gratuitas e isso não faria as grandes fábricas terem produtividade. As massas foram condicionadas a odiarem o campo, mas em contrapartida foram feitas mudanças para que elas amassem esportes ao ar livre, e assim fazendo que elas consumam ainda mais artigos manufaturados e também utilizem transportes caros.

a sociedade é focada em produtividade, por conta disso há um incentivo para que exista a ausência de sentimentos profundos, e isso é só mais uma das artimanhas do governo para que as pessoas nao tenham distrações e assim possam sempre produzir e consumir mais e mais. Além da sociedade ser focada em produtividade ela também é focada no prazer imediato, então na maioria das vezes essas pessoas preferem estar no estupor que o soma traz.

eu amei a leitura! especialmente por ele me fazer pensar mais de uma vez como a nossa sociedade tem muitas coisas que se equiparam a sociedade descrita nesse livro, especialmente toda a questão da procura do prazer imediato.
enfim, super recomendo esse livro e ele entrou para os meus favoritos
comentários(0)comente



luizrantunes 13/06/2024

O admirável mundo novo já existe
Não acreditei que este livro fosse publicado em 1932, com temas tão críticos que, se me dissessem que fora publicado no ano passado, certamente acreditaria.

"Admirável Mundo Novo", de Aldous Huxley, retrata uma sociedade que busca uma felicidade superficial através do controle e do uso de uma droga chamada "soma", eliminando a profundidade emocional e a liberdade individual.

Na minha leitura, pensei muito em como essa droga se assemelha às redes sociais atuais, onde a busca por validação e a exibição de uma vida perfeita criam uma falsa sensação de contentamento. Em uma parte que destaca os perigos de sacrificar a autenticidade em nome de uma felicidade ilusória, fica ainda mais claro como as pessoas preferem a estabilidade de uma felicidade superficial às mudanças.

É um livro atemporal que traz uma reflexão forte sobre os perigos do totalitarismo, da desumanização tecnológica e da busca por uma felicidade superficial. A história do Selvagem é uma tragédia que destaca a importância da liberdade, da individualidade e da verdadeira humanidade.
comentários(0)comente



Erich 13/06/2024

Segunda leitura que faço dessa clássica distopia. Primeira vez deve ter uns 13-15 anos e noto que recordava de bem poucas coisas.

A distopia social se baseia na aniquilação completa de sensações de incômodo. A sociedade se afastou de tudo que pudesse ser relacionado a dor, raiva e nojo. E buscou se tornar uma sociedade onde todos são felizes. Essa premissa por si poderia levar a diferentes cenários distópicos. Mas neste caso em especial é conectado a um sistema intimamente capitalista, de modo que a sociedade é reorganizada de modo a manter funcionando as "engrenagens" do produção de bens e consumo de bens.

Na trama, escrita em 1932, não temos a presença de robótoca (as leis da robótica de Asimov aparecem em 1942, enquanto o primeiro computador - ENIAC - é de 1946), de modo que se você pensa em produção em massa é necessário mão de obra humana para mover a indústria. Aldous Huxley resolve o problema da mão de obra introduzindo um sistema de castas e colocando as tarefas pesadas e desagradáveis como responsabilidade das castas inferiores. Mas e como manter ordem social? Fazendo com que as pessoas sejam felizes fazendo aquilo que serão "obrigadas" a fazer. Aqui temos outros conceitos que se misturam para complementar e gerar a estabilidade social: engenharia genética para produzir seres humanos, condicionamento mental durante o processo de formação e existência de uma droga poderosa - o soma - que mantém as pessoas sob controle.

A parte de engenharia genética é interessante, ainda mais se pensarmos que a primeira fertilização in vitro é de 1978 (Louise Joy Brown). Na sociedade representada no livro todos os humanos nascem in vitro, tendo sido - juntamente a isto - abolido o conceito de "pai" e "mãe". O processo de nascimento já introduz as castas, pois enquanto as castas superiores dos alphas seriam o caso normal de uma fecundação gera um bebê, para as castas inferiores é realizada a indução de multiplicação (gerando dezenas de gêmeos de uma única fecundação).

Após a questão do nascimento, vem o treinamento/condicionamento. Ao longo do livro vamos ganhando mais e mais exemplos do condicionamento e vamos percebendo seus efeitos e seus contrastes com o que temos hoje em dia. Esse ponto é bem interessante e tem capacidade de introduzir diversas discussões. Afinal, quando fazemos algo é o que queremos ou foi algum tipo de condicionamento? Outros livros trazem este tipo de reflexão também... Por exemplo, em "Os Despossuídos" a Ursula trata de uma sociedade anarquista e vemos a presença de uma "entidade social" que controla as atitudes. Podem não existir leis, mas a maneira como as pessoas são educadas faz elas naturalmente serem condicionadas a evitar algumas coisas, como se existisse uma lei que o proibisse.

O soma é uma droga que se relaciona diretamente com o sucesso da sociedade. É como se fosse uma das milhares de drogas "recreativas" que existem hoje, mas sem o efeito colateral pós-uso (lembre que esta é a sociedade dos prazeres). Essa droga é então colocada como reforço positivo e também como mecanismo de fuga. A ideia de fuga aqui é por que a sociedade representada é bem imatura. Na busca por se afastar do sofrimento, eles simplesmente não sabem o que é sofrer e são incapazes de lidar com isso. Para "lidar" resolve fugir, tomar uma dose de soma e esquecer os problemas.

Um outro comentário, é interessante notar como Huxley faz uma homenagem a Shakespeare no livro. É quase como colocado como uma representação de uma velha Inglaterra onde as coisas são mais reais.
comentários(0)comente



Ruth 13/06/2024

Esse é o máximo que me disponho a dar pela crítica, pela escrita boa e desenvolvimento do universo. De resto eu odiei cada segundo lendo esse livro e nem porque ele é ruim, só não gostei da história e dos personagens.
comentários(0)comente



Maria20903 12/06/2024

Chato...
Não compreendi 70% do livro, são palavras muito complexas e a história é meio repetitiva. Não queria ler esse livro, mas tive que me submeter a isso por conta de um trabalho da escola.

Recomendo para quem gosta de livros antigos/clássicos.
comentários(0)comente



Giu 12/06/2024

Muito bom! Com certeza vale a leitura.
Admiravel Mundo Novo é um livro excelente, a história é atemporal e cheia de críticas tácitas. A leitura eu achei mais complexa com palavras mais elaboradas e até mesmo científicas, geológicas e da área do direito. Enfim, o livro é complexo e vai exigir muita atenção e compromisso do leitor.
Confesso que a perspicácia do autor me chocou, é realmente impressionante as críticas sobre a sociedade moderna e as relações que atualmente temos.
Por ser um livro distopico, muito da narrativa que em 1932 soa como absurda, atualmente é algo natural. A abordagem da ética, educação, religião, relações sociais é tão absurda e, ao mesmo tempo, tão contemporânea.
Enfim, recomendo a leitura dessa obra de arte!
comentários(0)comente



Gabriel Dazilio 12/06/2024

Sociedade perfeita
Esse é aquele famoso livro que te coloca para pensar sobre sociedade, onde nessa distopia as pessoas são ?falsamente? felizes por causa de uma droga, dividido por castas e não tem liberdade para pensar, pois liberdade é uma coisa ruim, de acordo com essa nova sociedade.

?Na sociedade civilizada, altamente padronizada, há baixo potencial para
conflito, mas por motivos de condicionamento e não deixando que ninguém pense. Isso
mostra como algumas sociedades que nos parecem ser perfeitas, podem ter defeitos.

?O senhor sabe muito bem o que é Deus, não? O Selvagem hesitou. Teria gostado de dizer algo sobre a solidão, à noite, a mesa estendendo-se pálida sob o luar, o precipício, o mergulho nas trevas cheias de sombras, a morte. Teria gostado de falar, mas não encontrava palavras. Nem mesmo em Shakespeare?.

?Aldous Huxley foi um dos intelectuais recrutados por um determinado grupo da elite para escrever um estudo sobre como seria uma ditadura científica, porém, o escritor usou a literatura para expor esse cenário sombrio?.
comentários(0)comente



Renato 11/06/2024

Muito bom
História fantástica, todo mundo deveria ler isso. Uma distopia fantástica. Só acho que esse ?universo? poderia ser facilmente expandido. Dava pra ser uma trilogia ou muito mais.
comentários(0)comente



Hyglu 11/06/2024

Talvez Admirável em uma Nova Realidade.
Disparada uma das melhores distopia que já li, e sim, sinceramente vejo enumeras possibilidades na maneira como o que está apresentado possa se tornar realidade um dia.

Com o avanço tecnológico, não vejo limites em como podemos mudar nossoa sociedade de maneira drástica, a ponto da cultura de que vemos hoje como "normal", se trasforme em uma cultura como a que obervamos em admiravel novo mundo.

Segundo Skinner, se as contingências ambientais mostrarem suscetíveis para a execução de comportamentos, a probabilidade deste ser realizado é aumentada, mesma que possa ser de maneira altamente manipuladora e artificial.

E qualquer coisa, se perecermos ao sofrimento, porque não ingerimos qualquer droga que façamos parar de sofrer? Já utilizamos muitas delas hoje em dia como forma de regulação emocional, quanto tempo para acharmos uma que não tenha nenhum efeito colateral?

Se nunca sabermos sobre um mundo e cultura diferentes, tendemos a acreditar naquilo que nos é apresentado como verdade, seja lá como ele mundo pode ser.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Teddy 11/06/2024

Atual
Essa obra é simplesmente fantástica. Certos assuntos parecem tão atuais, apesar da época em que foi escrita. Recomendo a todos.
Lucas Longoni 11/06/2024minha estante
Bom mesmo. Pelo que lembro, leva a uma reflexão sobre o que é a boa vida. Parece que sem tragédia ela não tem graça. Deve cair bem ao lado de Ética a Nicômaco, de Aristóteles.




Fernanda 11/06/2024

Me causou crise existencial
?Tal é a finalidade de todo condicionamento. Fazer as pessoas amarem o destino social de que não podem escapar?.

A história é interessante em alguns pontos, questionáveis em outros. Por mais que seja um livro curtinho, demorei bastante para ler. Entendi o conceito da história, mas não sei exatamente o que pensar dela. Várias reflexões e discussões possíveis. No final, o livro me causou uma crise existencial.
comentários(0)comente



Luca.Matheu 10/06/2024

Visionário, uma distopia sobre os nossos valores morais.
Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley, livro escrito no século XX durante o período em que Huxley morou na Itália de Mussolini, do gênero distópico um dos mais influentes e mais famosos, seu sucesso se deve não só a genialidade do autor de conseguir imaginar tecnologias que viriam realmente a existir, mas a um misto disso e a ideia de que o autor tinha de que o futuro da sociedade não viria ser um autoritarismo forçado, mas sim aceitado por todos e bem quisto, as críticas ao progresso científico acima de tudo e acima da moral, a divisão da sociedade em castas e a aceitação disso é algo que já vemos nos dias atuais ainda que não de forma tão escrachada, o autor se utiliza de uma tribo isolada de selvagens e mais especificamente do personagem john, o "selvagem" (que na verdade vive da nossa maneira com nossa moral e costumes) para fazer um paralelo moral com a sociedade futurista de 400 e tantos depois de ford. O início do livro existe uma alta descrição dos mecanismos e meios de funcionamento das ideias futuristas de huxley, após isso a trama é introduzida com os personagens bernard marx e lenina indo fazer uma viagem a tribo selvagem a passeio, e após isso o foco fica no selvagem que se utiliza muito de frases de Shakespeare para se comunicar, o que de certa forma foi feito para representar nele o sentimentalismo e moralidade presentes na obra do autor e fazer um claro contraponto ao modo que a sociedade futurista se portava.
Admirável Mundo Novo é influência a muitas das coisas que vemos hoje na cultura pop, musicalmente influência de Zé Ramalho a Metallica, já no audiovisual séries e filmes, e livros etc... É inegável a influência monstruosa da obra de maior sucesso de huxley.

Nota 9, recomendo a leitura.
comentários(0)comente



Cass 09/06/2024

Mesmo lembrando a 1984, Admirável Mundo Novo possui uma singularidade a respeito sobre o conceito de felicidade e de como essa sociedade se moldou a fim de ?consegui-la?.
Durante a leitura nos perguntamos sobre o limbo entre tal felicidade e a liberdade dos sujeitos. Tal dualidade foi muito bem colocada na trama, achei-a super interessante. Além disso, os detalhes e estruturação realmente descreve tão bem a sociedade da época e a nossa atual.
O final tem um gosto amargo que já era previsível, a desilusão e o sentido de amor que John possui são causas da procura pelo isolamento total, que finalmente ele acaba conseguindo por meio de uma única decisão?
comentários(0)comente



JoAo366 08/06/2024

A leitura não é uma das mais fáceis porém é um livro magnífico.
Esse é um dos melhores livros que eu já li, e ele passa uma mensagem tão atual da sociedade que é assustador.
SPOILER
Nesse livro podemos perceber que a relação sexual não é algo a se levar a sério, é uma brincadeira, uma distração, um entretenimento e querendo ou não isso está acontecendo nos dias atuais.
comentários(0)comente



4037 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |