Entrevista com o vampiro Clarice Lispector
Clarice Lispector
Anne Rice

Resenhas - Entrevista Com o Vampiro

Hany 23/04/2023

Loius andou para que Edward pudesse engatinhar
Gente finalmente um livro bom, fazia muito tempo que eu não lia algo tão bom, a narrativa sensacional, a escrita sensacional, os personagens e seus desenvolvimento muito cativantes eu até sonhei com vampiros kkkkk. Simplesmente sensacional
Laura 23/04/2023minha estante
um dos meus favs seriooo!!!! cara a anne rice pra mim fez os vampiros exatamente como eu imagino, um toque de sensualidade, goticismo, religiosidade e agonia. demais :)

Luah4 21/04/2023

Uma sensação de que poderia ter sido melhor.
Sendo bem sincera, me decepcionei muito com este livro. Passei anos querendo lê-lo e acabei por me decepcionar de uma maneira muito ruim.

Falemos sobre os personagens, literalmente, como já disse em uma das minhas anotações de leitura, achei o Louis extremamente monótono, chato e extremamente difícil de entender. O engraçado é que nem ele mesmo se entende, ou até mesmo busca se conhecer.

Sempre vi muitas pessoas falando sobre o "romance" dele com Lestat, mas sinceramente, não consegui notar isso, no máximo, tínhamos um amor unilateral por parte do louro, e uma obsessão imensa por parte do moreno e somente isso. Confesso que tentei me prender a muitas situações que se passam o filme, para ter alguma ideia, porque para mim, o livro é um pouco (muito) confuso.

Enfim, tenho muito a dizer, mas no momento, prefiro me abster e deixar minhas sinceras opiniões bem guardadas a mim mesma.

Dayane| @portas_de_papel 20/04/2023

É um terror gótico .
Grande clássico que serviu de inspiração para muitas obras contemporâneas, alguns livros bem conhecidos beberam de sua fonte como : crepúsculo e diários de vampiro , trazendo vampiros mais humanos lindos e vegetarianos como o personagem Louis .
A autora escreveu o livro após a morte de sua filha Michelle que foi a inspiração para a personagem Claudia.
A tradução de Clarice Lispector foi perfeita para este livro , trazendo uma introspecção de doer a alma .
O livro foi escrito em forma de crônicas e tem reviravoltas incríveis , é muito intenso e as vezes soa perturbador !

Robin 18/04/2023

Vampiresco
Gostei bastante, assim como do filme ou da série. Foi muito interessante ver os pensamentos do Louis.

Tiago 17/04/2023

Uma tragédia vampírica
Eu devorei esse livro nas últimas semanas. Sempre fui fã de vampiros e histórias de vampiros, então não ter lido Anne Rice ainda era um pecado da minha parte, e que pecado.

Entrevista Com o Vampiro é um trágico extremamente poderoso, uma jornada de horror pessoal e romance que contempla profundamente a dualidade da humanidade dos personagens com sua natureza inerentemente monstruosa. O desenvolvimento do protagonista, Louis, ao longo de seu processo de amor e ódio com o mundo ao seu redor, é bem avassalador e tocante, sem deixar de monstrar toda a relação doentia entre todos os elementos atuantes.

Realmente, esse livro mostra uma faceta muito tragicamente bela dos vampiros, e é um contraste muito interessante comparando com obras como Drácula. Recomendo demais pra qualquer pessoa, em especial se você gosta de vampiros e/ou romance.

Ju 16/04/2023

Preciso dizer que, como todo clássico, o livro tem o seu valor. Não a toa que serviu de influência para tantas outras histórias do gênero.
No entanto, para mim, a leitura foi bem arrastada, e para me motivar a não desistir, resolvi assistir ao filme, que até então também não tinha assistido (o filme não é tão arrastado e fez um bom resumo da história - muito embora com algumas diferenças).
De forma resumida, achei o vampiro Louis um drama puro (e chato - uma das razões da leitura ser arrastada), e a relação entre Louis, Lestat e Claudia é, no mínimo, bizarra, e me causou desconforto o livro TODO. Por fim, acho que efetivamente só gostei mesmo do livro mais pro final, que é quando a história fica um pouco mais agitada e conseguiu prender minha atenção.
Apesar de não ter sido um livro que me conquistou, não deixo de indicar a leitura para quem curte o gênero.

Jeciane Cruz 15/04/2023

Entrevista com o vampiro
Resolvi finalmente ler este livro depois de ter sonhado que eu era o Lestat. Antes disso eu só conhecia o Lestat dos filmes e queria ler mais sobre ele já que eu me identificava tanto com ele quando eu era adolescente.
Porém antes mesmo de iniciar esse primeiro livro das crônicas vampirescas eu tinha a certeza de algo que eu já havia percebido há um tempo. Que na verdade eu também tinha muito do Louis em mim e agora tenho inteira certeza.
Não sabia o que iria ler e nem como a história era de fato, porque nos filmes quando os vi, eu não entendi grandes partes que ficaram soltas no ar e agora ficaram bem mais claras para mim. E acredito que com os livros seguintes eu devo entender ainda mais as partes que ainda faltam juntar.
Tive uma conexão tão grande com a angústia do Louis que parecia que eu estava lendo sobre uma história que eu mesma facilmente poderia ter vivido se fosse possível esse lado do sobrenatural. Mas que de alguma forma se aplica bem na angústia existencial humana.
Me vi explicitamente representanda na fase angustiante da qual me encontro em minha vida. Eu já sei as repostas para tudo, mas ainda sim me angustiam e não consigo aceitá-las/compreendê-las inteiramente, como se pudesse haver uma outra alternativa ou realidade. Sempre indo atrás de algo a mais, até não encontrar nada e entrar no estado de desespero e apatia.
Então a gente tenta encontrar a parte onde começamos a nos tornar aquilo, mas no resumo a gente sabe que aquela parte é só um pedaço de um todo que completa a história.
Eu facilmente poderia passar horas assim como o Louis contando sobre minhas amarguras e infortúnios (Que ninguém quer ouvir por sinal, porém as escrevo por aí aos ventos). E é quase como um hobbie, assim como no meme que vi que o hobby do Louis é ser deprimido kkkkk.
Bom, não sei mais o que dizer. Gosto de me intificar com as histórias das quais eu leio e esse livro foi mais um dos que eu me vi dentro dele exatamente no momento alto de identificação da minha vida que bate bem com as angústias do personagem.
E apesar de ter sido realmente angustiante em algumas partes por tamanha identificação eu achei curioso e fenomenal esse universo criado por Anne Rice.
Já irei começar a ler o livro seguinte pela manhã para descobrir mais do que vem depois disso tudo.

Juba 12/04/2023

Meio estranho e não no bom sentido rs
Esse estilo realmente não me agrada muito. No final do livro foi mais intrigante, com mais ação. Mas num geral é um livro sobre os sofrimentos do Louis e por mais compreensível que sejam, preguiça rs
Os outros vampiro (Lestat, Armand) são mais interessantes, mas não acho um livro ruim.
Enfim, mediano, mas não pretendo ler mais Anne Rice rs

Agora, inegável que o livro tem uma vibe MUITO esquisita por conta dos sentimentos e relações com a Cláudia. Tipo, BEM erradas. Não consigo desconsiderar isso pra resenha.

Laurenti 12/04/2023

Louis ??
Podemos dizer que a questão aqui é que não ê uma trama de horrores que gelar a nossa espinha. Aqui teremos mortes, mas elas não assustam e são carregadas por uma descrição mais fria, recheada pelas reflexões de Louis. O vampiro Louis, que é o protagonista dessa obra de Anne Rice não é uma máquina de matar, não sente prazer em se alimentar do sangue humano e carrega consigo dúvidas existenciais e questionamentos que vão além da simplicidade. A impressão que tive dessa obra é por muitas, vezes se assemelha a um divã em que o personagem desabafa em busca de respostas para o ?ser vampiro?.

Joyce 09/04/2023

O livro é um romance gótico muito bem escrito. A Cláudia é um dos meus personagens favoritos a dualidade dela é algo incrível ela é um monstro faminto e sem escrúpulos, mas ao mesmo tempo é super angustiante está na situação dela. Condenada a viver eternamente no corpo de uma criança enquanto envelhece mentalmente. Sendo criada apenas pra ser uma eterna boneca.

Podemos resumir o relacionamento do nosso querido lestat com o nosso querido louis ( o vampiro emo sofredor) com a frase icônica da jojo.

"Eu já falei aqui, eu não me separo! Eu fico viúva, ou morre ele, ou morre eu, ou morre os dois. Eu não me casei para se separar"

GotikaOMG 10/04/2023minha estante
Best lê o segundo livro!!! To lendo ele agr e conta a vida do meu marido Lestat???? se ele errou foi tentando acertar!!!!!!!

aruna 10/04/2023minha estante
VOU LER
quero começar ainda essa semana, já estou com meu pano aq separado pra passar pro lestat pois o pobi só fez SOFRER. já estou em depressão e nem comecei ainda ?

Beatrys 08/04/2023

Melancolia vampiresca
Boa história gótica, com ótima descrição da figura atraente, misteriosa e sensual do vampiro. A personagem que te hipnotiza é a Claudia, o crescimento e a imortalidade entregam pra ela a personalidade mais complexa e atrativa. A estória fica muito arrastada pela obsessão por descobrir vampiros mais antigos e fica bem repetitivo, fora isso, é bom conhecer os dilemas do Louis, a indiferença do Lestat e a torrente desenfreada de emoções que é a Claudia. A relação entre os três fica com gostinho de quero mais, já a parte do teatro dos vampiros me entediou.

Síntique 08/04/2023

Vampiros melancólicos
Então? eu não me apaixonei. Já tinha visto o filme tempos atrás a tinha gostado bastante. Minhas expectativas estavam altas. E a história em si eu ainda achei bem construída e interessante. Mas a mística dos vampiros, a eterna enrolação e desespero do personagem principal, e o clima geral de melancolia foi um pouco cansativo pra mim. Foi uma leitura arrastada, mas no final valeu a pena.

Victória de Castro 08/04/2023

"Entrevista com o vampiro", que já foi transformada em filme, conhecemos a história de Louis, um vampiro que decide contar sua história, desde sua transformação, para um jovem jornalista. Através de seus profundos relatos, conhecemos algumas vampiros que passaram pela sua vida, como Lestat, Claudia e Armand, e como cada um influenciou sua vida e a forma como como lidou com o valor da vida humana e vampírica.

Acredito que uma grande maioria das pessoas com mais de 20 anos, já ouviu falar ou assistiu ao filme que adaptou o livro, com atores como Tom Cruise e Brad Pitt. Eu nunca tinha tido a chance de ler o livro, mas aqui estou com a minha opinião sobre ele. Uma coisa que me chamou a atenção, positivamente, é que ele não se tornou um monólogo chato, como imaginei que seria. Muitas vezes, ao fazer o livro ser uma narração do personagem, a história acaba ficando muito superficial, mas aqui isso não acontece, pois Louis está contando a história e acompanhamos acontecimento e diálogos, através da fala de outros personagens também.

O original desse livro foi lançado décadas atrás, e trouxe o perfil de como um vampiro "raiz" deveria ser. Lendo essa história agora, é possível ver isso, e ainda se sentir atraído, porque não é um tipo de vampiro e sociedade vampírica que vemos nos livros mais modernos. A história é interessante e profunda, mas se o leitor procura grandes emoções e momentos épicos/dramáticos, não vai encontrar aqui. A história prende, trás questionamentos e personagens complexos, mas a história consegue manter seu clima linear do começo ao fim.

Eu acho bem legal, como a autora procura nos apresentar à reflexões e pensamentos, sem deixar tudo escrito palavra por palavra. De forma sensível e delicada, ela vai apresentar emoções, atitudes e momentos, que fazem o leitor refletir e tirar suas próprias conclusões, se ele se propor a analisar um pouco. Louis é um personagem dramático (às vezes até demais), pois ele sofre pela vida e humanidade que perdeu, e não sabe lidar com sua vida de vampiro.

Já Lestat (vilão? Anti-heroi? Dificil dizer...) traz o outro lado da moeda, como alguém que assume tudo aquilo que vem com a ideia de ser vampiro, mas ainda questionando se é tudo real ou a forma como ele lida com a transformação. Diversos outros personagens e relações surgem, entrelaçando os ideais de cada um e questionando/mudando o que sabemos sobre eles.