Entrevista com o vampiro

Clarice Lispector
Anne Rice

Resenhas - Entrevista Com o Vampiro

Matheus656 13/12/2023

Provavelmente um dos livros mais interessantes e instigantes que já li. Devorei em uma semana. Fiquei apaixonado pela complexidade da mente do Louis e da Claudia, a forma como ele vai perdendo a humanidade que ainda lhe resta. Os dilemas filosóficos também chamam atenção. Que livro delicioso, luxuoso e usado!

Deia Santos 10/12/2023

O filme muda bastante coisa
Este livro é simplesmente fantástico! A narrativa do Louis sobre como sua vida imortal teve início, toda sua questão em não conseguir se separar de seus sentimentos de "mortal" e o caminho que o levou até o encontro com o repórter para o qual ele contava sua história são de deixar a gente ansiando por saber mais e mais sobre o que vem a seguir. Eu já conhecia o filme e não entendi algumas mudanças do roteiro, sem falar naquele final meio "nada a ver" (reforçando que estou falando exclusivamente de Entrevista com o Vampiro). Enfim, recomendo a leitura!

Obs.: esta tradução traz alguns erros por conta de falsos cognatos (identifiquei tambourine e costume) e possui termos datados.

Ãtila 06/12/2023

Experiência surpreendente
O livro ensaia uma excelente discussão sobre relacionamento abusivo e dependência emocional. Um texto brilhante que proporciona uma experiência ímpar no mundo dos vampiros.

Vanessa1973 29/11/2023

Amei, amei, amei...
Nossa! Nossa! Absurdamente incrível! Levei um pouco mais de tempo para concluir. A primeira leitura foi arrastada e um pouco difícil. As duas coisas que me dificultaram na leitura foram: o ritmo e a longa narração. O livro não se divide em capítulos, o que não dá ao leitor para fazer um planejamento na leitura. Tipo, hoje vou ler só dois capítulos. E foi um incômodo para mim parar no meio de uma narração. E a segunda coisa é que, para mim, foi uma narração poética. A forma de Louis contar sua história é bem formal e rimada. Foi difícil para mim a adaptação da leitura. Na primeira leitura achei bem chatinho.

Agora, a segunda leitura foi fantástica. Como já conhecia o ritmo e como o livro se dividia na narração ficou melhor de se aprofundar na história. Conhecer melhor os personagens, entender melhor a relação entre eles e dar muita atenção em detalhes que foram perdidos. É um romance gótico que traz reflexões sobre a vida e dos próprios sentimentos. Um romance que representa mais a parte sentimental do que fisica.

Recomendo fazer uma segunda leitura de qualquer livro que esteja lendo. Amei muito essa obra.

Larissa 27/11/2023

Bom, mas decepcionante
Sinto que não entendi metade do que deveria, a escrita é poética e prolixa e perde muito dos significados pela tentativa de soar "diferente". É um bon livro, mas não pretendo ler nada da autora que já não tenha

Jojo 26/11/2023

Inicialmente, o livro é muuuuuito arrastado, você lê e parece que as páginas não passam. E essa leitura demorou muito mais pra mim pq tive a brilhante ideia de intercalar esse livro com outro. Entretanto, dps de um certo tempo, cria-se um ritmo durante a leitura e ela é facilitada.
Esse foi o primeiro livro que eu reparei que a autora realmente descreve as cenas detalhadamente, não que isso tenha sido um incômodo. Também existe um grande teor filosófico, principalmente, nos monólogos do Louis, mas achei muito boa a maneira como os pensamentos e crenças do Louis são exploradas.
A escrita, como eu comentei, é uma questão de acostumar e pegar o ritmo, porém ela é esplêndida. O enredo é muitíssimo interessante, a única coisa que me incomodou foi a relação de pai/filha e amantes existente entre o Louis e Cláudia.
No geral, esse livro me agradou demais e deixou gostinho de quero mais, o que me faz pensar seriamente em ler a sequência.

KadidjaK 25/11/2023

Era para ter concluído na LC do Skoob, mas me deu preguiça por não ser dividido em capítulos, enrolei muito pra ler.

A história é interessante, por vezes paradas e trouxe um ar mais melancólico da visão de um vampiro.

Foi bom, mas não continuaria as leituras seguintes.

mariagabim 23/11/2023

Entrevista com o vampiro.
Era para eu ter finalizado junto com o pessoal da leitura coletiva. Mas não consegui. Esse livro não tem capítulos e é dividido em partes o que me fez achar a leitura um tanto cansativa. Mas fora isso eu gostei bastante me trouxe umas boas reflexões, vale a leitura.

Vivi 23/11/2023

Nem só de sangue vivem os vampiros!
Participei da leitura coletiva do Skoob e esse livro me pegou em cheio. Diferente de tudo que já li e imaginei sobre o universo dos vampiros.

Aqui encontramos personagens que enxergam sua existência de formas distintas. Com uma narrativa repleta de detalhes e diálogos, Anne Rice nos contempla com reflexões sobre o significado da existência humana, a vida e a morte e até mesmo sobre Deus.

A tensão e vinculo desenvolvido entre Lous e Lestat é quase palpável.

Eu gostei e recomendo a leitura.

Um único ponto que me incomodou foi a falta de capítulos.
——

" - O ato de matar não é um ato comum - disse o vampiro - A gente não se satisfaz simplesmente com sangue de outro. Sacudo a cabeça. - Certamente, trata-se do fato de experimentar uma outra vida e, as vezes de experimentar a perda desta através do sangue, lentamente."

Jessy 20/11/2023

Pense num entrevistador corajoso...
Pois bem, o livro achei um tanto lenta, nada que possa lhe prender do início...

Mas a escrita de Anne é caprichosa, descrimina bem os personagens, assim como o ser dramático que é o Louis. Que se recusa a se livrar das suas características humanas
...

Mas me cativou!

Ana Letícia 19/11/2023

Entrevista com o Vampiro.
Quando eu iniciei a leitura pensei que ela fosse ser extensa, com a escrita bastante formal. Mas é justamente ao contrário, os capítulos são claros e objetivos e narrativa é surpreendentemente simples. Louis é um personagem apaixonante com uma história de vida intrigante, do início ao fim o livro entrega tudo aquilo que prometeu. É simplesmente satisfatório o modo como Louis descreve cada cena em que esteve com Lestat, é uma relação poderosa e doentia. É perfeito e aterrorizante. O livro é fascinante.

Renata 19/11/2023

Um drama existencial...
Um vampiro atormentado que precisa aprender a lidar com a sua imortalidade e com a perda da sua humanidade.

Amani.Cruz 18/11/2023

Onde me alisto para ser vampira?
Que história boa! Meus queridos, eu não esperava nada e recebi tudo e mais um pouco.

Ainda mais por se tratar de um livro um pouco antigo a tradução é ótima e me deixou apegada aos personagens e situações.

Me perdoem, mas passei muito pano pro triângulo Lestat, Louis e Claudia e vejo eles perfeitos juntos.

Essa história esclareceu muitas dúvidas que eu tinha sobre vampiros e vou levar todas elas como verdade absoluta. Durante a leitura eu pensei muito em Conde Drácula e fiquei criando uma fanfic das histórias se cruzando em algum momento.

Perfeitinho!
Vivi 23/11/2023minha estante
Se pudesse escolher teria coragem de virar vampira?

Amani.Cruz 24/11/2023minha estante
Viviane476 não mesmo.

@adriana_ lerlivros 16/11/2023

Na entrevista Louis narra a sua história desde que em que era um simples homem de 25 anos em 1791, quando fatalmente foi transformado em vampiro e com isso despeja seus dilemas, culpas e sofrimentos. Demonstra o quanto ama Cláudia, uma criança vampira, e despreza Lestat, o vampiro que o criou.
ambientada em uma aura sensual Nova Orleans é o lar de Louis, Lestat e Cláudia, uma família excêntrica com hábitos excêntricos e noturnos. Embora a narrativa seja contada pela perspectiva de Louis, ficamos conhecendo os sentimentos de cada personagem. Eles dizem não sentir nada, mas a verdade é que sentem de forma visceral, as emoções são tudo o que lhes restam. Os vampiros sentem verdadeiro horror à solidão, vivem numa dependência emocional egoísta.
Um vampiro em crise existencial é assim que descrevo o Louis, um vampiro com dilemas humanos. Um vampiro cristão?
Apesar da sua imensa melancolia, Louis é incapaz de desfazer-se de sua própria vida.