Contos Inacabados

Contos Inacabados J. R. R. Tolkien

Resenhas - Contos Inacabados

Leitora 06/07/2021

Com a conhecida escrita de Tolkien, vemos mais alguns contos da Terra Média, e também algumas explicações, sobre por exemplo, quem são os magos e da onde que eles vieram. Infelizmente os contos não tem um fim, mas o que Tolkien escreveu é uma obra de arte

Thiago275 06/07/2021

Muito bom, mas não indicado para iniciantes
Publicado pela primeira vez em 1980, Contos Inacabados é o segundo livro póstumo de Tolkien ligado ao Legendarium (o conjunto de histórias fantásticas passadas na Terra-Média ou em Beleriand).

No entanto, ao contrário do Silmarillion, que contém uma história completa e coesa, aqui encontramos uma série de textos diferentes na forma, no acabamento e na data de escrita. São inacabados tanto no sentido literal (caso de "De Tuor e Sua Chegada a Gondolin") quanto num sentido mais amplo, como um texto que nunca teve uma definição conclusiva nem uma forma final (caso de "A História de Galadriel e Celeborn).

Em certos aspectos, esse livro é mais trabalhoso, tendo em vista que, além do texto de Tolkien, temos comentários de seu filho Christopher, notas explicativas (tanto de Tolkien como de seu filho), apêndices e um glossário. Não seria exagero classificar Contos Inacabados como um livro de estudos.

No entanto, o "estudo" compensa. Aqui encontramos verdadeiras pérolas, dentre as quais, na minha opinião, as histórias de maior interesse são aquelas que dizem respeito à Terceira Era, época em que se passam O Hobbit e O Senhor dos Anéis.

Por exemplo, "A Demanda de Erebor" mostra como Gandalf escolheu Bilbo para ingressar na companhia de anões que iam à Montanha Solitária e como foi difícil para ele convencer Thorin do acerto disso. Já "A Caçada ao Anel" mostra a busca dos Espectros do Anel pelo longínquo Condado, onde morava Frodo.

Ao fim, temos três "ensaios" de Tolkein acerca de detalhes de suas histórias. O mais interessante é aquele sobre Os Istari (os magos), em que ficamos sabendo quem eram, de onde vieram e qual era sua missão.

Esse livro mostra porque Tolkien é um dos meus autores preferidos. Mesmo suas histórias "inacabadas", com várias versões, interrompidas ou somente esboçadas possuem uma grandiosidade que poucos escritores conseguem alcançar. Mesmo "inacabadas", suas histórias mostram o quão profundo e detalhado era o universo criado pela mente do Professor.

Davi.Martinelli 02/07/2021

São realmente contos inacabados
O livro é bacana. Uma leitura mais avançada de Tolkien. Serve como um complemento ao Silmarillion. Não espere uma narrativa sólida de fantasia. Há aqui muitos contos que não foram para o Silmarillion porque o autor morreu sem finalizar. Alguns deles têm várias versões sobre o mesmo conto, justamente porque o autor morreu... mas é um bom livro. Te transporta para a terra-média ?

Matheus 20/06/2021

O professor Tolkien nunca falha!
Li esse antes de terminar o Hobbit e achei muito massa, é um livro que trás muitos anexos e explicações acerca das lendas pessoas e lugares do cenário nem de longe é o melhor livro pra começar a ler Tolkien mas é uma boa leitura para quem já é familiarizado com Gandalf e companhia!

Welton.Feitosa 20/06/2021

Muito bom!
Leitura bastante interessante para quem leu senhor dos anéis e o Silmarillion. Exclarece bastante coisa que ficou em falta nos livros anteriores, além de apresentar diversas versões de uma mesma história. A leitura pra mim só foi fruir mais quando chegou na terceira era, pelo fato de conter os personagens que a gente já é familiarizado.

Sebo Gato Bibliotecário 12/06/2021

Maravilhoso
J.R.R.Tolkien é maravilhoso, quem julga a história de senhor dos Anéis pelos filmes, nunca leu os livros, e quem reclama dele ser muito detalhista, não sabe ler direito. Tolkien não escreveu apenas senhor dos Anéis, também escreveu outras tantas histórias. Me ferve o sangue quando falam que fulano é melhor que Tolkien, sendo que foi com Tolkien que as histórias de fantasia começaram a ser escritas, muito outros autores se inspiraram em Tolkien, teoricamente J.R.R.Tolkien é o pai de todos. Seu filho Christopher Tolkien, reuniu essas histórias inacabados, que por algum motivo, o autor não terminou de escreve-las. E editou como livro. Essas histórias, são das diferentes eras da Terra Média, escritas ao longo da vida de Tolkien. O livro é dividido em quatro partes, com introdução, notas, glossário e mapas. Tive que pular o segundo capítulo da primeira parte, "Os filhos de hurin" pois já tinha lido a história em um outro livro separado no ano passado. Infelizmente pouco se conhece de Tolkien porque aqui no Brasil tem a cultura do não-ler, ler cansa, ler é chato, pra que ler tem o filme, só leio a biblia, ler dá sono, não gosto de ler, entre outras desculpas esfarrapadas. Não tem um livro ruim de Tolkien. Cada parte do livro, corresponde a uma era da Terra média. A primeira era é época pós-criação da Terra média, a segunda era é de antes da Guerra do Anel, a terceira era é onde acontece os eventos que se passam as histórias de O Hobbit e O Senhor dos Anéis e a quarta era, é depois da guerra do Anel. Histórias que complementam todo o imaginário da Terra média pelo Tolkien.

Luisa 10/06/2021

Livro que complementa o universo
Tive uma dorzinha no coração com esse livro. Como o titulo diz são contos inacabados, isso me fez pensar em quantas outras dezenas de histórias o Tolkien poderia ter escrito nesse universo. Isso me deixou triste.

Gostei mais de uns contos do que de outros. No geral acho que complementam muitos os livros anteriores. Consegui ter uma visão diferente e até mais profunda e humana de alguns personagens já conhecidos. Foi delicioso revisitar personagens de O Senhor dos Anéis, lá pro final e mergulhar ainda mais nas duas primeiras Eras que são pra mim as mais interessantes.

Meu maior problema nessa leitura foi que achei um sururu. Sim o Tolkien filho fez o melhor trabalho possível pra compilar e editar todos os materiais de seu pai, mas na hora da leitura é um pouco desagradável ler um texto estruturado e depois partes de rascunhos, cartas e declarações, que às vezes até mesmo se conflitam.

Marcio 31/05/2021

Para saber mais sobre a Terra-média
"Suponho que seja um tributo ao efeito curioso que histórias tem, quando baseadas em trabalhos muito elaborados e detalhados de geografia, cronologia e idioma, de que tantos clamem por puras 'informações' ou 'pano de fundo'"

Com estas palavras, o próprio Tolkien já demonstrava um movimento que surgiu logo da publicação do Hobbit e mais ainda depois de O Senhor dos Anéis, ou seja, a busca por parte dos leitores de maiores detalhes deste mundo, que apesar de fantástico, é congruente e possui elementos harmônicos e extremamente verossímeis para quem tem um olhar mais atento.

É impossível entrar em contato com a obra literária de Tolkien e não ter vontade de conhecer mais esse universo. Esse livro traz a história por traz da "estória" e mostra o minucioso processo de criação de Tolkien. É impressionante que da mente de um homem todo um mundo foi gestado.
Rogéria Martins 17/03/2024minha estante
Márcio, comprei este mas fiquei na dúvida: posso lê-lo logo após o Silmarillion?
Obrigada desde já!

Marcio 17/03/2024minha estante
Eu entendo que depois do Silmarillion. No entanto esse livro é mais "pesado" pois é praticamente um livro de estudos, eu recomendaria ler ele depois do cânone básico da Terra-Média: Silmarillion, Hobbit e Semhor dos Anéis. Daí você já tem adquiriu mais consistência pra encarar os Contos Inacabados. Espero ter ajudado.

Rogéria Martins 17/03/2024minha estante
Ajudou sim, Marcio! Comecei o retorno do rei agora e já emendo no Silmarillion, para depois ler este aqui.

Obrigada pela atenção!

Naiana 23/05/2021

Comprei esse livro há uns 16 anos, mais ou menos, como eu queria ler ele, mas sempre ficava para depois, fiquei anos sem ler nada e ele sempre na estante me espiando, me perguntando silenciosamente quando eu o leria, nunca chegava o dia. Ano passado retomei o hábito da leitura e resolvi que era a vez de ler Contos Inacabados, já tinha 17 anos que li o último livro sobre a Terra Média e a origem do mundo que Tolkien criara em O Silmarillion, tanto tempo que não andava pelo meu mundo literário favorito que eu precisava retornar a ele.

No Início fiquei um pouco chateada ao perceber que seria mais um livro com comentários do Christopher Tolkien, o último que tinha lido editado por ele foi A Queda de Artur, e não me empolgou muito a tentativa dele explicar o que o pai queria dizer em seu poema, mas me admirei em ver que neste livro fazia sentido as intervenções dele. Não sei se o fato de já ter tido esse contato prévio em A Queda de Artur e me habituado a forma como ele considerava e apontava as possibilidades do texto de Tolkien mediante rascunhos encontrados da obra inacabada, ou pelo fato de já ter um conhecimento maior deste mundo, lido tantos outros livros que se passaram nele, que achei realmente importantes as considerações, me fizeram ir mais além, mas então, no meio da empolgação da leitura, me vi pensando que este livro não era para ser lido sozinho, ele faria muito mais sentido se fosse lido juntamente com outras obras de Tolkien, e havia outras publicações que eu não conhecia na época em que adquiri Contos Inacabados, agora eu já sabia da existência de A Queda de Gondolin, Os Filhos de Húrin e Beren e Luthien, sendo os dois primeiros bem presentes em Contos Inacabados, imagino que traga os contos iniciados neste de forma mais completa também... O fato é que passei a acredirar que no mínimo Contos Inacabados deveria se lido conjuntamente com O Silmarillion ou pelo menos uma leitura próxima, e já havia 17 anos que eu tinha lido O Silmarillion e lido da forma errada (ainda não sabia ler contos e achava que tinha que ler como um livro de prosa qualquer, onde sentamos e lemos a estória até o fim, mas não é assim, ele demanda mais tem e cuidado com a leitura, para que se possa saborear cada conto, entender o que cada conto quer dizer, ainda mais os contos de Tolkien, o mestre da palavras e criador de mundos e línguas). Ler Tolkien correndo é passar batido por toda a beleza de sua criação, é como andar de correndo por uma estrada só olhando para frente e deixando de apreciar a vista e as surpresas do caminho, se tiver uma estrada você consegue ir adiante sempre, mas se tiver que encontrar o caminho seguindo referências, jamais irá a lugar algum pois não viu o que tinha em sua volta. Não sei se minha analogia foi boa, mas foi isso que aconteceu comigo, a leitura de O Silmarillion não foi boa, eu passei batida na estrada e não extraí muito de seus contos, lembro de alguma coisa, mas não o suficiente, sempre falei que um dia iria reler ele, e hoje mais do que nunca tenho essa certeza, mas antes quero as demais obras citadas acima, e mais algumas que creio que compõe o mundo criado por Eru Ilúvatar, e tornarão essa leitura mais completa.

Me estendi tanto falando das impressões que tive que nem falei direito de Contos Inacabados. É um compilado de estórias desde a Primeira Era até o início da Quarta Era, com a derrota de Sauron e a destruição do Anel. Conhecemos mais sobre os grandes personagens e acontecimentos que marcaram e sem os quais a história da Terra-média poderia ser bem diferente. Começamos com a história de Tuor e como ele conseguiu chegar a Gondolin, passamos pela vida conturbada de Túrin amaldiçoada por Morgoth, conhecemos um pouco mais sobre Númenor, seus costumes e como o anseio pelo mar de Aldarion levou à ruína de Númenor anos depois, mas ao mesmo tempo corroborou para que Sauron não tivesse dominado a Terra-média muito antes e quem sabe conquistado-a de fato. A vida de Galadriel foi destrinchada aqui, grande Senhora dos Noldor, que criou um refúgio seguro em Lothlórien, cuja sabedoria por vezes impediu Sauron de ir mais além. Detalhes sobre Isildur, que desconhecia descobri aqui, assim como o reino dos numenorianos sobreviventes à Queda prosperou e decaiu após a Guerra da Última Aliança, onde Isildur arrancou o Anel de Sauron após a morte de seu pai. A aliança de Gondor com os cavaleiros do Norte que futuramente fundaram Rohan ao vir ao auxílio de Gondor em dificuldade também é contada aqui e a partir deste ponto as coisas se tornaram mais familiares para mim, tive conhecimento de alguns fatos da trama de O Hobbit que desconhecia, sob a perspectiva de Gandalf dos acontecimentos, assim como alguns detalhes sobre a busca do Anel por Sauron antes de se mostrar para o mundo novamente que deixaram Frodo em uma situação muito mais delicada do que que aparentou em O Senhor dos Anéis.

Enfim, para quem ama Tolkien, com certeza esta obra é um deleite, se lida em conjunto com outras obras dele, ou ao menos uma leitura não muito distante de suas outras obras sobre este mundo fantástico que Tolkien criou, lhe traz detalhes da história que são tão importantes e deixam a narrativa dos fatos muito mais completa e maravilhosa.

O que ficou dessa leitura? A certeza de que irei adquirir as demais obras de Tolkien e ler e reler toda a sua obra, conhecer melhor esse mundo que tanto amo estar. Tolkien é meu autor favorito no mundo, e toda vez que leio ou releio algo escrito por ele descubro novas coisas que ainda não tinha visto, há sempre mais atrás de uma pedra que talvez tenha passado despercebida a primeira vista que você sempre se surpreende ao passar de novo por ela.
Glauber 23/05/2021minha estante
Massa! Ainda não adentrei no universo literário de Tolkien. Mas tenho a impressão de que vou gostar muito quando o fizer!

Naiana 24/05/2021minha estante
Eu sou suspeita, meu autor favorito, mas ele é incrível na criação dos mundos e seus textos se complementam muito bem, parece realmente que vc está lendo um relato histórico do mundo.

Tinúviel 17/05/2021

O meu conto favorito sempre vai ser sobre os filhos de Hurin, gostaria muito que a série da Amazon pudesse abordar essa história.
Bola de Neve 26/05/2021minha estante
Qual a série da Amazon,m

Veh 02/05/2021

4,9 por não estar acabado, que arredondando fica 5 estrelas
Este livro é quase uma "continuação" de silmarillion. Ele traz mais informações sobre as histórias de silmarillion juntamente com outras histórias que não foram abordadas em nenhum dos livros anteriores. Acho que depois que eu li esse me caiu a ficha do PUTA trabalho que o tolkien teve de criar guerras, raças, línguas, lugares etc. É inacreditável. E também o PUTA trabalho que o Cristopher teve para organizar e juntar todos os pedaços de historias que Tolkien escreveu , de forma que fizesse sentido para o leitor. Obviamente tem muita coisa da cabeça de Tolkien que Cristopher não podia bater o martelo e finalizar 100% mas eu amei ver as multi alternativas que temos para várias historias. E tem gente que ainda duvida que é o maior trabalho da literatura, é mole?

Lusca 24/04/2021

Não achei tão legal...
Como o próprio título diz, são contos inacabados. Uma mistura de contos diferentes em um único livro, com alguns acréscimos de detalhes, nada que venha a ser extraordinário.
Sou grande fã de Tolkien e suas obras, mas esta não me encheu os olhos como algumas outras. Acredito que justamente pelo livro ser a junção de contos com detalhes (não seguem uma linha reta), acabou não sendo cativante como esperava.
Todavia, não deixa de ser uma leitura sobre contos do universo Tolkien.

Brenner 22/04/2021

Infelizmente Tolkien era um procastinador e não concluiu todas as histórias antes de sua morte, mas seu filho fez um bom trabalho reunindo esses contos nesse livro.

Rubinho.Meneses 15/04/2021

Contos Inacabados
Contos Inacabados é um livro para quem já conhece outros livros de Tolkien, como O Hobbit e O Senhor dos Anéis, se vc vai começar a ler a obra de Tolkien não comece por esse.

Para quem já é fã do autor, é muito bom, serve como complemento da obra de Tolkien, contém detalhes e informações, explicações e histórias de todas as eras da Terra Média.

Embora a leitura seja meio cansativa vale muito a pena ler.