O estranho caso do cachorro morto

O estranho caso do cachorro morto Mark Haddon

Resenhas - O Estranho Caso do Cachorro Morto

Junior Rodrigues 01/04/2024

Uma história que vai crescendo aos poucos...
Fui atraído para esse livro pelo seu título diferente e sem conhecer nada sobre o mesmo decidi embarcar nessa história e assim como o título, a jornada de Christopher é peculiar e interessante, seja pela maneira que ele realiza suas "investigações" ou somente por ser quem é e isso é uma das boas surpresas que aguardam quem busca um livro de mistério, mas que possua algo que o diferencie dos demais.

A escrita é bem fluida e as páginas vão passando rápido mostrando a qualidade do material e do autor na condução da história e na criação dos personagens.

O protagonista é o grande diferencial da história e suas interações com as pessoas é o que faz com que a experiência seja interessante, já que sua jornada é especial em todos os sentidos e entender cada etapa do processo é algo que modifica a maneira que embarcamos nessa aventura com ele.

O Estranho Caso do Cachorro Morto não escolhe um caminho fácil e a condução da história mostra isso fazendo com que valha a pena acompanhar a jornada de Christopher e todos os percalços que surge em seu caminho e mostrando que entender o ser humano vale mais a pena do que os questionamentos que nos cercam.

Recomendo!
Carolina165 03/04/2024minha estante
Legal ?????????
Um livro que eu queria ter lido, mas ainda não consegui.

Junior Rodrigues 03/04/2024minha estante
Acho que vai gostar Caroline. É uma história diferente

@thereader2408 13/03/2024

Christopher vai para Londres
"O Estranho Caso do Cachorro Morto" de Mark Haddon é um romance que tem recebido muitos elogios desde sua publicação em 2003. O livro acompanha a história de Christopher Boone, um menino de quinze anos que se descreve como "um matemático com algumas dificuldades comportamentais".

A narrativa é apresentada a partir da perspectiva de Christopher, oferecendo aos leitores uma visão única de sua mente, que opera em um nível altamente lógico e racional devido ao seu presunto síndrome de Asperger ou algum tipo de transtorno do espectro autista, o autor não explica isso no livro porque não é o objetivo falar sobre o autismo de forma técnica, e sim acompanhar a vida de alguém dentro do espectro.

Uma das maiores forças do romance reside em sua representação da voz e perspectiva únicas de Christopher, proporcionando aos leitores um vislumbre do mundo de alguém com um transtorno do neurodesenvolvimento. Através da narração de Christopher, os leitores ganham uma compreensão mais profunda de seus desafios, seus medos e seus momentos de triunfo.

Além disso, a estrutura do livro, que imita os padrões de pensamento lógico de Christopher, é tanto inovadora quanto envolvente. Os capítulos são numerados de acordo com números primos, um detalhe que reflete a afinidade de Christopher com a matemática. Além disso, a intercalação de diagramas e ilustrações aumenta ainda mais a imersão do leitor no mundo de Christopher.

A trama se desenrola como um mistério, enquanto Christopher investiga quem esfaqueou Wellington, o poodle de sua vizinha - uma busca que o leva muito além de sua casa e que também o ajuda a entender melhor seus pais. A representação de Mark Haddon da voz de Christopher Boone é tanto cativante quanto empática, e a estrutura inovadora do livro adiciona ao seu apelo.

@thereader2408

stelaris 27/02/2024

Gostei muito do livro por ter o personagem principal autista, o que não acontece muito nos livros. Um livro com muitas aventuras e revelações. Se você procura um livro com menos hype mas com uma história boa eu recomendo muito esse livro.

Rafa 24/02/2024

Christopher é muito especial
Que leitura leve, engraçada, curiosa, inteligente e que possui muitas camadas para se aprofundar.

Christopher é muito especial, apresenta algumas características de personalidade do espectro autista, dotado de uma inteligência privilegiada, principalmente voltado para ciências exatas (física, matemática, lógica), com uma memória eidética e uma certa ingenuidade para encarar a complexidade das suas relações sociais.

Fã do personagem Sherlock Holmes, ele usa seus conhecimentos para descobrir que matou o Wellington, o cachorro da Sra. Shears.

Ele se envolve em muitas confusões durante a investigação. As aventuras geradas foram de tirar o fôlego e seu mundo gira, quando descobre que sua mãe não morreu de verdade e seu pai estava escondendo isso dele?

Excelente leitura!

nando :) 22/02/2024

Viva a Matemática
O livro é muito lindo, ele mostra como os números podem salvar o psicológico de um ser vivo.

Ademais, o inicio do livro é demais, com capítulos curtos, dinâmicos e divertidos. No entanto, no decorrer do livro, os capítulos ficaram tão maçantes e repetitivos, que acabou perdendo um pouco do brilho do livro.

;)

Clara3001 16/02/2024

Incrível
Nunca tinha lido um livro contado pela visão de um personagem com TEA. Diversas vezes ele explica e coloca fórmulas matemáticas no meio da história que podem deixar meio tedioso pra quem não curte essa área, mas o intuito dessas partes não é agradar, é justamente mostrar como funciona a cabeça do personagem, como ele está sempre pensando de forma lógica, e como mts vezes ele precisa montar essas fórmulas na cabeça pra se tornar funcional.
Achei bem sensível, e mostra bem como é difícil ser neurodivergente nessa sociedade que ninguém olha pro outro com empatia.

CARINA 07/02/2024

Com uma trama cheia de surpresas, personagens cativantes e uma escrita sensível, o livro nos faz refletir sobre as diferenças e o impacto do mundo ao redor. Uma leitura tocante e envolvente que nos permite enxergar o mundo de uma nova perspectiva.

miuukyxs 03/02/2024

No começo, pensei que fosse um livro de investigação, porém me surpreendi com o decorrer da história.
Cara, essa foi a minha primeira experiência lendo um livro onde o protagonista possui um aspecto autista.
A forma como o livro é descrito faz qualquer leitor ficar imerso na história, principalmente quando entendemos a percepção, aflição e diversos outros sentimentos de Christopher.
Ele apresenta de forma envolvente como ele lida com o mundo de forma inteligente e um tanto peculiar.
Fiquei bugada com as fórmulas matemáticas e de vez em quando me sentia um jegue perto de Christopherkkkk mas adorei a experiência e adorei principalmente por entender como a mente desse garoto funciona. É fascinante.

Amanda3808 28/01/2024

Esse livro é uma experiência singular. Estar dentro da cabeça do Christopher e entender como sua síndrome e sua visão do mundo funcionam é um ótimo exercício de empatia e conhecimento

Alessandra LM 28/01/2024

Superação
"O Estranho Caso do Cachorro Morto", de Mark Haddon, narra a história de Christopher, um garoto de 15 anos com habilidades especiais, que se vê envolvido na investigação do assassinato do cachorro da vizinha. Após ser injustamente acusado e preso, Christopher decide desvendar o mistério por conta própria. O livro aborda temas como autismo e superação, oferecendo uma perspectiva singular sobre a vida e as relações humanas. Com uma narrativa envolvente e sensível, Haddon proporciona uma reflexão profunda sobre as complexidades da mente e do comportamento humano. Uma leitura cativante que emociona e instiga a compreensão da diversidade humana.

Clarice.Bartosievicz 20/01/2024

A real representação do ?autismo leve?
O Christopher é um paciente TEA nível I altamente funcional. Hiper inteligente e independente, porém com grande dificuldade de comunicação e interação, e uma rigidez cognitiva que interfere em todos os âmbitos da vida dele.
O livro mostra com maestria todas as pequenas dificuldades do paciente que as vezes é visto como um que não precisa de muito suporte, nem de terapia.
Uma família pouco preparada e todas as dificuldades associadas a essas situações.
Leitura maravilhosa para compreender a dor real dessas pessoas, recomendo!

Ruschel.bruno 13/01/2024

Espectro autista
O livro fala sobre o Christopher, um menino autista, super inteligente que quer desvendar o assassinato do cachorro da sua vizinha. Ao longo do livro acontecem diversas coisas, alguns capítulos são chatos por ter teorias matemáticas e físicas, afinal, é um garoto extremamente inteligente, que precisa que tudo seja explicado e que leva tudo ao pé da letra, não entende metáforas nem piadas.
O livro é bom, mas nada demais, deixou a desejar.

Natália 04/01/2024

Marcante
É o segundo livro que leio que retrata a temática do espectro autista, e segui encantada e triste com christopher. Encantada porque ele consegue evoluir sobre a percepção do mundo, e triste por ver os problemas familiares e como os pais deles lidaram com as diversas situações.

Mari Pereira 04/01/2024

Já tinha visto várias indicações desse livro, por se tratar de uma narrativa do ponto de vista de uma pessoa neurodivergente.
Em minha opinião história é direcionada para o público infantojuvenil.
Achei a narrativa um pouco cansativa e com um "otimismo" exagerado no final, estilo autoajuda.