A velocidade da luz

A velocidade da luz Javier Cercas

Resenhas - A Velocidade Da Luz

Vitória Marcone 31/01/2019

"A velocidade da luz" de Javier Cercas
Daqueles livros que te prendem do início ao fim, com histórias que se intercalam e se conectam o tempo todo. A cada momento algo inesperado acontece e o romance vai se desenvolvendo e nos envolvendo.
Iniciando com um aspirante a escritor saindo de Barcelona para lecionar em uma universidade americana, o livro traz o quão complexa são as relações humanas. Nos fazendo refletir sobre o cotidiano, o tempo, a vida.
Dentre as temáticas abordadas, o livro reflete sobre a escrita, o poder da literatura, o processo criativo, o sucesso literário e o preço e consequências da fama. Traz a Guerra do Vietnã, sua força e horror, e as consequências da mesma na vida de quem a vivenciou. Aborda também as questões de relações familiares e uma relação de amizade que surge e sobrevive mesmo em meio a situações desfavoráveis.
O autor trata de tudo isso de uma forma inebriante, como se fossemos absorvidos pela escrita. Durante a leitura, a sensação era de estar lendo as suas memórias.
Sem dúvidas, um excelente livro.

#leiturasdavibs

Bruno.Dellatorre 22/01/2019

Incrível!
Não sou capaz de articular o tamanho da grandiosidade desse livro. Meu personagem favorito foi o Rodney. Gostava da personalidade e da história dele. Adorei os trechos sobre a guerra no Vietnã e o livro todo na verdade foi maravilhoso. Bem escrito, com um quê de autobiográfico, fala de muitas coisas em poucas páginas. Um exemplo de como se escrever um livro.

Lorena Alhadeff 25/07/2017

Deliciosamente surpreendente!
Gostei muito desse livro!
????
Cheio de conhecimento histórico, dramas e conversas interessantíssimas!
Não foi um bem-querer linear, teve seus altos (a personalidade sempre instigante dos personagens e as surpresas da história) e baixos (as divagações retóricas e as vezes "forçosamente inteligente" do Rodney, além da repetição dos horrores da guerra e suas consequências e tals...). Não espero perfeição de histórias, por isso mesmo, essa me surpreendeu: por suas geniais reviravoltas, por seus momentos mais arrastados serem contados com "garra", por seus personagens, não fofos ou queridos, mas sensíveis, reais, palpáveis, maravilhosos!
Enriqueci meus conhecimentos sobre a Guerra do Vietnã. Por causa de A Velocidade da Luz, me senti impulsionada a saber mais sobre essa guerra aparentemente sem sentido.
Concordei (ou não) com as opiniões literárias do Rodney. Me maravilhei com suas frases cheias de uma óbvia, bela e autêntica sabedoria, ou ri da falta de sentido de algumas delas, parecendo pré-prontas como comida de microondas. Rsrs
Por fim, venho aplaudir a sensatez, inteligência, poder de persuasão e força da pragmática Jenny, esposa do Rodney. Uma pequena imensa mulher!!!????????

Ryllder 12/06/2017

Escolhas...
Certas atitudes que podemos ou não tomar definirão nossas vidas,para o bem ou para o mal.Resta assumir nossas responsabilidades.?No fim de contas se calhar é verdade só haver dois tipos de pessoas: as que agem mal e acham sempre que agiram bem, e as que agem bem e acham sempre que agiram mal?

Tati 04/12/2015

Uma história sem fim
Velocidade da luz conta a trajetória de um aspirante a escritor espanhol que está na busca de uma boa história para ser contada. Nessa busca incessante, ele vai parar nos EUA e lá ele começa a trabalhar como professor em uma universidade e acaba conhecendo Rodney, um sujeito bastante misterioso. O escritor fica intrigado com o jeito introspectivo do colega de trabalho e passa a observa lo. Os dois acabam, no decorrer da trama, se aproximando. Começam a marcar encontros para falar de uma paixão em comum: literatura. Mas ao regressar das férias escolares, o narrador/ escritor descobre que Rodney desapareceu , dando início a uma verdadeira busca pelo seu paradeiro. Acabou conhecendo o pai de Rodney e descobriu que ele foi um combatente da guerra do Vietnã. O neo escritor acabou encontrando na história de vida de Rodney sua inspiração para escrever.Javier Cercas conseguiu dosar com perfeição os ingredientes e o tempero para uma boa história. Um livro 04 estrelas, com certeza!

Horroshow 21/06/2015

Leitura singular e muito rica
Resenha por João Pedro Mesquita

"Me sinto muito pouco à vontade para falar desse livro. Me perguntei bastante se eu deveria falar ou não, mas resolvi que sim, na esperança de conseguir expressar pelo menos uma parte rasa da profundidade vertiginosa dessas 248 páginas. A verdade é que A Velocidade da Luz entrou sem tropeços no meu rancho dos melhores livros da vida ─ e é o primeiro livro que me lembro de ter fechado pensando algo do tipo.

Se eu pudesse, diria apenas: leia. É melhor não saber nada sobre, descobrir por conta própria. É claro que você não é obrigado a admirar tanto quanto eu admirei tudo nessa obra, mas experimente, pois este é um livro bem diferente das coisas que já vi por aí. Contudo, como estou aqui para fazer uma resenha, vou levantar alguns pontos que anotei no decorrer da minha leitura. Volto a afirmar que eu preferiria, no seu lugar, poder fazer meu arremate sem influências quaisquer. Mas vamos lá."

(... Leia mais no link abaixo)

site: http://bloghorrorshow.blogspot.com.br/2014/12/a-velocidade-da-luz-javier-cercas.html