Macunaíma

Macunaíma Mário de Andrade
Angelo Abu


Compartilhe


Macunaíma


O herói sem nenhum caráter




No fundo da floresta amazônica, ao som do murmurejo do rio Uriracoera, nasce Macunaíma, o herói do povo brasileiro. Entre amuletos perdidos, máquinas que são como deuses e um gigante comedor de gente, esta edição da Antofágica conta com apresentação de Antonio Fagundes, e ilustrações de Camille Sproesser, posfácios de Tom Zé e Cristino Wapichana, entre outros.
Filho da índia tapanhumas e do medo da noite, Macunaíma, um menino astuto e preguiçoso, logo se torna homem e vai com os irmãos para a agitada São Paulo. O herói também corre o país todo em fugas inveteradas e inventa lendas e costumes que permanecem até os dias atuais na cultura do país.
Como seu protagonista homônimo, Macunaíma, o herói sem nenhum caráter é um romance em constante transformação. Publicado pela primeira vez em 1928 o livro pinta um Brasil antropofágico de si mesmo, baseado em mitos de povos indígenas da região amazônica e com um extenso vocabulário regional.
Em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, a Antofágica revisita essa obra-prima da literatura brasileira. Com ilustrações de Camille Sproesser e apresentação de Antonio Fagundes, a edição também conta com posfácios do músico e compositor Tom Zé, do historiador e doutor em Literatura Frederico Coelho (PUC-RJ), das antropólogas Virgínia Amaral e Aparecida Vilaça (Museu Nacional – UFRJ) e do premiado músico, escritor e diretor indígena Cristino Wapichana.

EXTRA: Ao escanear o QR Code da cinta, o leitor tem acesso a duas videoaulas sobre o livro com Pedro Fragelli, doutor em Letras pela USP com pesquisa de pós-doutorado em Mário de Andrade. A primeira aula deve ser vista em um momento anterior à leitura, e a segunda, após a experiência do livro.

Literatura Brasileira

Edições (63)

ver mais
Macunaíma
Macunaíma
Macunaíma (eBook)
Macunaíma

Similares

(87) ver mais
Amar, verbo intransitivo
Manairama
A rosa do povo

Resenhas para Macunaíma (906)

ver mais
MENSAGEM DE UM ESCRITOR BRASILEIRO: QUE VENHA 2021!
on 25/12/20


Por Krishnamurti Góes dos Anjos Nos últimos 20 anos dediquei-me a, não só produzir literatura de ficção, como a divulgar, dentro das minhas modestas possibilidades, a literatura feita atualmente no Brasil, e que, diga-se, nada deve em qualidade a outras praticadas no mundo hoje. Escrevi 9 livros (5 de contos, 2 romances, 1 de crítica literária e 1 de história da Literatura baiana). Colaborei assinando textos de Prefácio (ou orelhas, ou ainda 4ª capa), para 18 autores. Escrevi ain... leia mais

Vídeos Macunaíma (2)

ver mais
MEGA OFERTA AMAZON PRIME (LIVROS, KINDLE, ALEXA e MUITO MAIS) | Ana Carolina Wagner

MEGA OFERTA AMAZON PRIME (LIVROS, KINDLE, ALE

Macunaíma, o herói sem nenhum caráter (Mário de Andrade) | Vandeir Freire

Macunaíma, o herói sem nenhum caráter (Mário


Estatísticas

Desejam857
Trocam150
Avaliações 3.4 / 11.773
5
ranking 25
25%
4
ranking 29
29%
3
ranking 27
27%
2
ranking 12
12%
1
ranking 7
7%

30%

70%

Pedro
editou em:
06/02/2023 13:46:39
Pedro
aprovou em:
06/02/2023 13:52:43