Madalena, Alice

Madalena, Alice Bia Barros


Compartilhe


Madalena, Alice





Perturbador. Sufocante. Belo.

Se me fosse dada apenas uma palavra, que adjetivo escolheria para definir o textos de Bia Barros? Difícil responder. Porque Madalena, Alice, é tudo isso – e mais.

Para quem, como eu, já conviveu com um doente de Alzheimer e enfrentou sua espiral de for e alucinação, o livro é de enorme impacto. Ao optar, na primeira parte da narrativa, por penetrar na esfacelada Madalena, a mulher que tem a doença a autora nos leva às profundezas dese lugar escuro que é a loucura. É como se conhecêssemos o horror por dentro.

Na segunda parte, ouvimos afinal a voz da Alice, a filha, que é cuidadora e vítima, tão vítima quanto a mãe. Ali, ficamos sabendo com clareza tudo o que já no fora delineado pela mente fragmentada e assustada de Madalena. As duas narrativas se completam e dão, com força literária, um panorama da tragédia que é a doença de Alzheimer.

Romance

Edições (1)

ver mais
Madalena, Alice

Similares


Resenhas para Madalena, Alice (2)

ver mais
Sufocante e intenso
on 24/12/19


Um livro sufocante e intenso em cada palavra. Tanto na visão de Madalena, quanto na de Alice vemos o quanto as duas são vítimas em todo esse processo provocado pela doença de Alzheimer. Sentia vontade de abraçar as duas em suas narrativas e dizer que tudo ficaria bem! Bia querida, eu ouvia sua voz em cada frase desse livro fantástico!... leia mais

Estatísticas

Desejam8
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 16
5
ranking 38
38%
4
ranking 50
50%
3
ranking 6
6%
2
ranking 6
6%
1
ranking 0
0%

14%

86%

Nay Lopes
cadastrou em:
24/08/2018 22:03:02