Maria Altamira

Maria Altamira Maria José Silveira


Compartilhe


Maria Altamira





Em 1970, um terremoto provoca o soterramento da cidade de Yungay, no Peru. Uma das poucas sobreviventes é Alelí, jovem que perde os pais, os irmãos, o namorado e a filha. Em choque, parte sem rumo, percorrendo vários países da América do Sul. Numa das paradas, conhece Manuel Juruna, que se encanta com ela e a leva para a aldeia do Paquiçamba, na Volta Grande do Xingu, Pará. Alelí quase encontra a paz na nova vida: quando está prestes a dar à luz um filho de Manuel, ele é encontrado morto, vítima de um pistoleiro contratado por madeireiros da região. De novo assolada por uma tragédia, deixa a aldeia e chega à cidade de Altamira, onde é acolhida pela enfermeira Chica. Convencida de que traz má sorte a quem ama, Alelí abandona a recém-nascida, que recebe o nome de Maria Altamira.

Anos depois, Maria Altamira acompanha com indignação as obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, certa de que destruirá a vida de comunidades ribeirinhas e indígenas do rio Xingu. Muda-se para São Paulo em busca de oportunidades e vai morar num prédio ocupado no centro da cidade, onde abraça a causa dos sem-teto. Em seu trabalho em um escritório de advocacia, consegue orientações para encontrar o assassino do pai.

O destino, por fim, unirá mãe e filha, mulheres fortes e tão marcadas pela destruição?

"Eis outro traço singular da imaginação ficcional de Maria José Silveira: sua escrita pretende ser um mosaico de todo o continente, com suas múltiplas vozes e tantos dilemas em comum. Maria Altamira representa um marco importante na obra de uma autora em pleno voo."
João Cezar de Castro Rocha

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (1)

ver mais
Maria Altamira

Similares

(8) ver mais
A mãe da mãe de sua mãe e suas filhas
Dora sem véu
O manto da noite
Uma mulher estranha

Resenhas para Maria Altamira (130)

ver mais
Maria Altamira, de Maria José Silveira

O livro já começa com uma tragédia: um terremoto no Peru soterra a cidade de Yungay e mata os familiares de Aelí. Sua filha está entre as vítimas fatais. E é a partir de tantas perdas que a autora goiana nos leva por um caminho dolorido, na tentativa de deixar a tristeza para trás. Como se uma tristeza dessa proporção fosse passível de esquecimento. Alelí parte sem rumo, encontrando toda uma América do Sul em seus pés. Se o sofrimento não pode sumir, ela parece descansar um pouco qu... leia mais

Vídeos Maria Altamira (5)

ver mais
MARIA-ALTAMIRA - Maria José Silveira

MARIA-ALTAMIRA - Maria José Silveira

QUANDO ATAHUALPA YUPANQUI E LITERATURA COINCIDEM: um papo sobre Maria Altamira (Maria J. Silveira)

QUANDO ATAHUALPA YUPANQUI E LITERATURA COINCI

UNBOXING FESTA VIRTUAL DO LIVRO DA USP (50% EM TUDO) ? | Ana Carolina Wagner

UNBOXING FESTA VIRTUAL DO LIVRO DA USP (50% E

UNBOXING FESTA VIRTUAL DO LIVRO DA USP (50% EM TUDO) ? | Ana Carolina Wagner

UNBOXING FESTA VIRTUAL DO LIVRO DA USP (50% E


Estatísticas

Desejam137
Trocam1
Avaliações 4.3 / 645
5
ranking 59
59%
4
ranking 32
32%
3
ranking 8
8%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

18%

82%

Jenifer
cadastrou em:
12/02/2020 15:42:16
Jenifer
editou em:
28/06/2022 19:22:11

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR