Nós

Nós Ievguêni Zamiátin


Compartilhe


Nós





Neste romance, escrito em 1924, Zamiatine descreve, mais do que um mundo futuro, as relações humanas nesse mundo, que é eficazmente produtivista, limpo, desprovido de emoção.

As figuras humanas visíveis são apenas as dos adultos; os velhos e as crianças não estão presentes na narrativa. Os homens e as mulheres são aparentemente iguais, a começar pelo vestuário, funcional e simples (os unifs); todos têm números, e não nomes.

O meio circundante corresponde necessariamente a este tipo humano: visto a individua-lidade não existir, os apartamentos são transparentes. Só nas relações sexuais, superiormente organizadas, obedecendo sempre a um dia e a uma hora pré-determinados, surge um vislumbre de privacidade: fecham-se as persianas do quarto.

Trata-se, enfim, de uma ficção sobre o triunfo da racionalidade num sistema social em que cada pessoa se dissipa numa ideia de comunidade.

Ficção científica

Edições (3)

ver mais
Nós
Nós
Nós

Similares

(53) ver mais
A Ilha (Island)
Fahrenheit 451
1984
Lições de Literatura Russa

Resenhas para Nós (1)

ver mais
Surreal
on 11/4/19


Num futuro hiper racionalista, uma nova sociedade é organizada. Nessa nova sociedade tudo o que não é racional é proibido ou tido como doença, o amor, os pensamentos e desejos, tudo o que nos torna indivíduos únicos é tido como danoso. A liberdade não existe, para essa nova sociedade a liberdade é um mal a ser combatido, a liberdade trás destruição e catástrofe. Sendo assim, a individualidade é suprimida em relação ao coletivo, as pessoas não mais são reconhecidas por nomes mas sim por... leia mais

Estatísticas

Desejam135
Trocam1
Avaliações 3.9 / 58
5
ranking 31
31%
4
ranking 38
38%
3
ranking 31
31%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

45%

55%

davidxlima
editou em:
10/02/2019 18:45:00