O caso Meursault

O caso Meursault Kamel Daoud


Compartilhe


O caso Meursault





Romance vencedor do Goncourt, principal prêmio literário da França, O Caso Meursault, do jornalista e escritor argelino Kamel Daoud, é lançado no Brasil pela Biblioteca Azul, depois de ter sido aplaudido pela crítica francesa e de ter seus direitos vendidos para mais de 20 países.

O romance tem como ponto de partida um dos maiores clássicos da literatura francesa no século XX, O Estrangeiro, de Albert Camus, cuja trama é reconstruída sob o ponto de vista do homem assassinado por Meursault, o personagem central da obra camusiana. Sem voz nem nome no livro do escritor francês, o árabe morto recupera a identidade na narrativa de Kamel Daoud.

Em um bar em Orã, na Argélia, Haroun, irmão mais novo do assassinado, fala a um universitário parisiense interessado em ouvir o que foi oculto no romance de Camus. O foco da conversa é a cena decisiva de O estrangeiro, na qual o narrador Meursault, ao se sentir ameaçado por desconhecidos em uma praia deserta, atira em um homem, sob um sol escaldante.

Em O Caso Meursault, a vítima ganha o nome de Moussa, um homem simples e cheio de vida, conforme a lembrança de Haroun. O personagem relata sua infância marcada pelo assassinato do irmão e pela busca desesperada da mãe pelo corpo do filho. Mas o autor não se limita a isso e surpreende quando, fazendo bom uso da ficção, retira Moussa, o árabe ignorado, do lugar do injustiçado.

Com prosa irônica e cortante, o escritor faz evocar, na figura de Meursault, o próprio Camus. No momento em que o leitor revisita o narrador de O Estrangeiro ouvindo a voz de seu próprio autor, Kamel Daoud transforma sua ficção em um espaço livre, sem censura, para pensar a questão do colonialismo e os impasses da Argélia pós-independência.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (4)

ver mais
Meursault, contre-enquête
O caso Meursault
Fallet Meursault
معارضة الغريب

Similares

(48) ver mais
O estrangeiro
Atlas das Nuvens
A Náusea
Um amor feliz

Resenhas para O caso Meursault (24)

ver mais
Para além de uma variante
on 30/4/21


O livro ultrapassa a ideia de traçar um paralelo entre o clássico de Camus e a versão argelina de Daoud. Isso porque, a obra abrange também a relação França x Argélia. Com isso, o autor consegue ampliar e aprofundar, de forma original, todas as reflexões exploradas em O Estrangeiro. Me arrisco a dizer que seria uma experiência incrível começar toda essa história pelo lado da vítima.... leia mais

Estatísticas

Desejam104
Trocam4
Avaliações 3.7 / 150
5
ranking 25
25%
4
ranking 44
44%
3
ranking 23
23%
2
ranking 7
7%
1
ranking 1
1%

35%

65%

Nath
cadastrou em:
04/08/2016 18:35:01
Alê | @alexandrejjr
editou em:
28/06/2023 01:12:31

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR