Uhtred é um saxão cuja herança foi usurpada por seu tio, Ælfric. Está à deriva num mundo de fogo e traições e precisa fazer uma escolha: lutar pelos vikings, que o criaram, ou por Alfredo, rei saxão de Wessex, que o odeia.
São tempos terríveis para os saxões. Derrotados pelos vikings, Alfredo e seus seguidores sobreviventes procuram refúgio em Æthelingæg, a região a que ficou reduzido o reino de Alfredo. Lá, encobertos pela neblina, viajam em pequenos barcos entre as ilhas na esperança de se reagruparem, e encontrarem mais apoio.
Ao reunir o Grande Exército, chamado historicamente de "O Grande Exército Pagão", os vikings têm apenas uma ambição: conquistar Wessex (o último reino). Quando atacam em uma escuridão impiedosa, Uhtred se vê surpreendentemente do lado de Alfredo. Aliados improváveis: um rei cristão devoto e um pagão que vive da espada. Alfredo é um erudito; Uhtred, um jovem guerreiro cheio de arrogância. No entanto, a desconfortável aliança é forjada e os conduzirá dos pântanos de Æthelingæg para a colina íngreme de Ethandun, onde o último exército saxão (fyrd) lutará pela existência da Inglaterra.
O CAVALEIRO DA MORTE é o segundo volume das CRÔNICAS SAXÔNICAS, série que apresenta a história do lendário Alfredo, o Grande, e de seus descendentes. Bernard Cornwell tece um belíssimo relato de lealdade dividida, amor relutante e heroísmo desesperado.
Ficção / História / Literatura Estrangeira / Romance