O cometa + O fim da supremacia branca

O cometa + O fim da supremacia branca W. E. B. Du Bois
Saidiya Hartman


Compartilhe


O cometa + O fim da supremacia branca





Nesta breve ficção especulativa originalmente publicada na antologia de textos, poemas e contos Darkwater, o sociólogo americano Du Bois retrata uma Nova York vazia após a passagem de um cometa misterioso que mata todos os habitantes da cidade. Sobrevivem apenas Jim, um homem negro, e Julia, uma mulher branca.

No centenário da publicação de O cometa, Saidiya Hartman, professora de Columbia e pensadora fundamental do pensamento negro contemporâneo, escreveu o artigo que completa esta edição comemorativa, no qual comenta a atualidade do conto e situa a o pensamento de Du Bois no centro do debate racial contemporâneo.

“Enquanto o pessimismo quase não pedia justificativa nesse ambiente, Du Bois se esforçava para imaginar de que forma o mundo poderia ser reconstruído, de que forma seria possível nutrir uma esperança não impossível, mas inviável.”
Saidiya Hartman

Contos / Ensaios / Ficção científica / Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
O cometa + O fim da supremacia branca

Similares

(3) ver mais
As almas do povo negro
The Last White Man: A Novel (English Edition)
We Cast a Shadow

Resenhas para O cometa + O fim da supremacia branca (24)

ver mais
on 17/5/22


Extra, Extra!! Um cometa atingiu a Terra e não restou nenhum sobrevivente. Ops!! Restaram dois. Um homem negro, chamado Jim e uma mulher branca, Julia. Visualize a situação e tente imaginar o que pode acontecer. O preconceito será banido e ambos irão conviver sem qualquer distinção de raça ou cor? Os dois sobreviventes vão seguir separados por conta do racismo? O que você acha que aconteceria em uma situação extrema como esta? Pois Du Bois, neste conto de ficção especulativa, nos ... leia mais

Estatísticas

Desejam35
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.2 / 168
5
ranking 49
49%
4
ranking 39
39%
3
ranking 10
10%
2
ranking 1
1%
1
ranking 1
1%

32%

68%

Jenifer
cadastrou em:
02/05/2021 22:12:28
Jenifer
editou em:
03/03/2023 20:55:48

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR