O Cortiço

O Cortiço Aluísio Azevedo


Compartilhe


O Cortiço





É um marco do naturalismo no Brasil, onde os personagens principais são os moradores de um cortiço no Rio de Janeiro, precursor das favelas, onde moram os excluídos, os humildes, todos aqueles que não se misturavam com a burguesia, e todos eles possuindo os seus problemas e vícios, decorrentes do meio em que vivem. Aluísio Azevedo conta diversas histórias paralelas com relação a um Cortiço de propriedade do português João Romão, entre elas a da moradora Rita Baiana é uma mulher expansiva e liberada que se envolve com Jerônimo, jovem lusitano recém-chegado ao Brasil, a do dono do Cortiço com a negra Bertoleza, e sua rivalidade com o rico vizinho Miranda,a de Pombinha, sua mãe D. Isabel e a prostituta Léonie, e outras mais que demonstram a natureza humana da visão Naturalista.

O autor descreve a sociedade brasileira da época, formada pelos portugueses, os burgueses, os negros e os mulatos, pessoas querendo mais e mais dinheiro e poder, pensando em si só, ao mesmo tempo em que presenciam a miséria, ou mesmo a simplicidade de outros.

Embalado pela onda científica, Aluísio escreve 'O Cortiço' sob as bases do determinismo (o meio, o lugar, e o momento influenciam o ser humano) e do darwinismo, com a teoria do evolucionismo. Sob aspectos naturalistas, isto é, sob olhar científico, a narração se desenvolve em meio a insalubridade do cortiço, propício à promiscuidade, característica do naturalismo. Ao contrário do que se desenvolvia no romantismo, Aluísio descreve o coletivo, explicitando a animalização, que é o uso excessivo do zoomorfismo, caracterizando o ser humano como animal, movido pelo instinto e o desejo sexual, onde inaugura uma classe nunca antes representada: o proletário, evidenciando a desigualdade social vivenciada pelo Brasil, juntamente com a ambição do capitalismo selvagem.

Literatura Brasileira / Romance / Ficção / História do Brasil / Suspense e Mistério / Aventura / Crônicas / Drama

Edições (134)

ver mais
O Cortiço
O Cortiço
O Cortiço
O cortiço

Similares

(95) ver mais
A metamorfose
Inocência
As Parceiras
Casa de pensão

Resenhas para O Cortiço (538)

ver mais
A Última Palavra em Soluções Imobiliárias
on 24/9/13


Confesso que comprei "O Cortiço" com aquele pé atrás de estudante de escola pública obrigado a ler livros de autores nacionais. Achei o tomo em uma padaria (!) que fica ao lado da rodoviária de minha cidade por causa do atraso do ônibus, e paguei a bagatela de R$3,00 ( Menos da metade de uma daquelas revistas toscas sobre tatuagens ou penteados que estavam do lado) . Movido apenas pelo medo do tédio de ter que ficar ali sentado por muito tempo sem ter o que fazer e pra não perder a op... leia mais

Vídeos O Cortiço (16)

ver mais
O CORTIÇO, ALUISIO DE AZEVEDO | LIVROS DA BELA

O CORTIÇO, ALUISIO DE AZEVEDO | LIVROS DA BEL

AUDIOLIVRO:  O Cortiço, de Aluísio de Azevedo

AUDIOLIVRO: O Cortiço, de Aluísio de Azevedo

O cortiço Aluísio Azevedo

O cortiço Aluísio Azevedo

Projeto lendo UFRGS - O cortiço

Projeto lendo UFRGS - O cortiço


Estatísticas

Desejam1.338
Trocam1.047
Avaliações 3.6 / 35.732
5
ranking 25
25%
4
ranking 31
31%
3
ranking 30
30%
2
ranking 10
10%
1
ranking 4
4%

24%

76%

Vivi
editou em:
16/01/2017 16:29:10
Vivi
aprovou em:
16/01/2017 16:29:17