O custo de vida

O custo de vida Deborah Levy


Compartilhe


O custo de vida





Espirituoso, complexo e original: um retrato da feminilidade contemporânea em transformação.

Este é o segundo de três volumes da “autobiografia viva” de Deborah Levy sobre escrita, feminilidade e filosofia. Além de O custo de vida, esta deliciosa trilogia de memórias é composta por Coisas que não quero saber e Bens imobiliários.


Deborah Levy começa a escrever este livro quando, aos cinquenta anos, se vê diante de muitas mudanças: seu casamento chegou ao fim, sua renda está diminuindo, sua mãe está morrendo e suas filhas começam a deixar o ninho. Em um momento em que “a vida deveria estar desacelerando, se tornando mais estável e previsível”, ela decide abraçar a tempestade em troca de recuperar, sufocado sob camadas e camadas de resignação, um nome próprio.

Qual é esse papel ficcional escrito por homens e interpretado por mulheres que chamamos “feminilidade”? Quanto custa para uma mulher desestabilizar velhas fronteiras e derrubar as hierarquias sociais que fazem da mulher uma personagem secundária em um mundo que não é arquitetado a seu favor?

Criando pontos de diálogo com intelectuais como Marguerite Duras, Simone de Beauvoir e Emily Dickinson, e evocando suas memórias com sensibilidade e um delicioso senso de humor, a autora avalia o que significa ver na vida sentido, valor e prazer, além de o que significa apoderar-se da liberdade de escrever a própria vida.

“Não consigo pensar em outra escritora além de Virginia Woolf (ou talvez Helen Simpson) que escreva melhor sobre o liminar, o doméstico, o comum e o que é ser uma mulher. Ao ler Levy, sempre sinto que ela é uma escritora sem muito – e com tudo – a dizer.”
The Guardian

O custo de vida é um livro que nos convida a descobrir quem nos tornamos depois da tempestade.”
Stephanie Borges (trecho do texto de orelha do livro).

Biografia, Autobiografia, Memórias / Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
O custo de vida

Similares

(2) ver mais
Coisas que não quero saber
Bens imobiliários

Resenhas para O custo de vida (3)

ver mais
on 25/7/23


Achei uma escrita muito similar a de ?esboço?, o que é um enorme prazer. tem livros que te fazem querer amar a vida ?Na velhice, minha mãe encontrara uma técnica para nadar em que ?se entregava totalmente à água?. Isso envolvia boiar de costas, ?esvaziar os pensamentos? e ?se entregar ao fluxo??.... leia mais

Estatísticas

Desejam18
Trocam1
Avaliações 4.3 / 47
5
ranking 46
46%
4
ranking 42
42%
3
ranking 13
13%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

16%

84%

Jenifer
cadastrou em:
07/12/2022 19:22:11
Jenifer
editou em:
07/12/2022 19:22:24

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR