O Diário de Frida Kahlo

O Diário de Frida Kahlo Carlos Fuentes
Frida Kahlo


Compartilhe


O Diário de Frida Kahlo


Um Auto-retrato Íntimo




Publicado na íntegra pela primeira vez, o surpreendente diário ilustrado de Frida Kahlo documenta os dez últimos anos de sua vida turbulenta. Este registro cativante, assombroso, íntimo, guardado a sete chaves durante cerca de quarenta anos no México, revela várias novas dimensões no que se refere à tão complexa personalidade dessa fantástica artista mexicana.

Cobrindo os anos de 1944-54, o diário de 296 páginas contém os pensamentos de Frida, poemas, sonhos, e reflete o seu tumultuado relacionamento com o marido, Diego Rivera, um dos maiores artistas mexicanos. As setenta gravuras coloridas no diário - desenhos alegres, elegantes, auto-retratos, ou verdadeiros quadros - fazem com que se penetre no processo criativo da artista, e mostram como ela costumava usar o diário para formular idéias pitorescas para suas telas.

Os vários tópicos do texto, escritos num estilo peculiar de Frida, com tinta de cores brilhantes, dão ao livro um visual de grande beleza, fazendo com que o diário seja cativante, tanto para ser lido como para ser admirado. A infância de Frida, suas posições políticas e seu amor obsessivo por Diego encontram-se descritos em frases espirituosas e imagens admiráveis.

Apresar da grande quantidade de recentes publicações a respeito dessa mulher extraordinária, a arte e a vida de Frida Kahlo ainda fascinam o mundo. Este documento pessoal, publicado numa edição fac-símile completa e em cores, ajudará a entender melhor sua visão única e poderosa, e sua profunda coragem, ao enfrentar mais de 35 cirurgias para corrigir problemas causados por um acidente ocorrido aos 18 anos. O fac-símile vem junto com uma introdução de Carlos Fuentes, escritor mexicano mundialmente conhecido, e uma tradução completa do diário. A tentativa de dar ao diário o seu devido lugar na obra de Frida e na história da arte em geral - assim como os comentários a respeito das imagens - foi concebida por Sarah Lowe.



Literatura Estrangeira

Edições (2)

ver mais
O Diário de Frida Kahlo
O Diário de Frida Kahlo

Similares

(16) ver mais
Frida Kahlo: Uma biografia
Escritos de Frida Kahlo
My Art, My Life
O Segundo Sexo

Resenhas para O Diário de Frida Kahlo (6)

ver mais
“Pés para que te quero, se tenho asas para voar”
on 27/9/11


“Espero alegremente a saída – e espero nunca mais voltar.” Frida Kahlo É um diário tocante, intimo e verdadeiro. Frida jamais o escreveu pensando em publicá-lo, tanto que demorou quarenta anos depois da morte da grande artista mexicana para ser publicado. Nas páginas desse fascinante diário temos uma artista sem máscara. Expondo medos, angustias, fatos da infância, posições políticas, o amor obsessivo por Diego Riveira com quem se casou duas vezes, e também o processo artístico del... leia mais

Estatísticas

Desejam545
Trocam4
Avaliações 4.6 / 191
5
ranking 74
74%
4
ranking 18
18%
3
ranking 6
6%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

11%

89%

Júlia
cadastrou em:
01/03/2009 16:01:04