O Fundador é um romance histórico que conta o trabalho de Tomé de Sousa para construir a cidade de Salvador, seus acordos políticos com os índios que ocupavam o litoral, seu casamento com uma índia, sua paixão por uma princesa africana feita escrava pelos portugueses, suas saudades de Portugal. O leitor vai se emocionar com a saga deste bravo português e com as astúcias do engenhoso Garcia D'Ávila, que fez do Brasil sua verdadeira pátria e a fonte de sua fortuna. Vai se divertir com Caramuru, o português que se tornou índio e constituiu família em terras brasileiras.
O ano é 1549, o Brasil acaba de ser descoberto, os portugueses ainda não conhecem todas as riquezas das novas terras que possuem. O rei D. João III decide ocupar de forma mais efetiva aquele vasto continente, e para lá envia Tomé de Sousa. Depois de uma longa viagem marítima, tem início a saga de portugueses, índios e escravos africanos em terras brasileiras.
O autor combina aqui ficção e acontecimentos históricos que resultam num romance instigante, para ler de um só fôlego. Os hábitos dos nossos colonizadores em contraste com os costumes indígenas, a dura vida dos escravos, o catolicismo e a perseguição aos judeus, e o primeiro impacto da descoberta das belezas e dos tesouros naturais de um país selvagem são mesclados de modo a criar uma atmosfera épica.
Com base num amplo e sólido trabalho de pesquisa, Aydano Roriz apresenta uma história envolvente e apimentada, onde não faltam ingredientes como sexo, religião, intrigas, ciúmes, favorecimentos e política. Tudo no mais deslumbrante dos cenários, o Brasil dos primeiros tempos do descobrimento, com suas praias virgens e sua vegetação rica e exótica.
Romance