O Fundador

O Fundador Aydano Roriz


Compartilhe


O Fundador


A fascinante história do primeiro governador do Brasil




O Fundador é um romance histórico que conta o trabalho de Tomé de Sousa para construir a cidade de Salvador, seus acordos políticos com os índios que ocupavam o litoral, seu casamento com uma índia, sua paixão por uma princesa africana feita escrava pelos portugueses, suas saudades de Portugal. O leitor vai se emocionar com a saga deste bravo português e com as astúcias do engenhoso Garcia D'Ávila, que fez do Brasil sua verdadeira pátria e a fonte de sua fortuna. Vai se divertir com Caramuru, o português que se tornou índio e constituiu família em terras brasileiras.



O ano é 1549, o Brasil acaba de ser descoberto, os portugueses ainda não conhecem todas as riquezas das novas terras que possuem. O rei D. João III decide ocupar de forma mais efetiva aquele vasto continente, e para lá envia Tomé de Sousa. Depois de uma longa viagem marítima, tem início a saga de portugueses, índios e escravos africanos em terras brasileiras.



O autor combina aqui ficção e acontecimentos históricos que resultam num romance instigante, para ler de um só fôlego. Os hábitos dos nossos colonizadores em contraste com os costumes indígenas, a dura vida dos escravos, o catolicismo e a perseguição aos judeus, e o primeiro impacto da descoberta das belezas e dos tesouros naturais de um país selvagem são mesclados de modo a criar uma atmosfera épica.



Com base num amplo e sólido trabalho de pesquisa, Aydano Roriz apresenta uma história envolvente e apimentada, onde não faltam ingredientes como sexo, religião, intrigas, ciúmes, favorecimentos e política. Tudo no mais deslumbrante dos cenários, o Brasil dos primeiros tempos do descobrimento, com suas praias virgens e sua vegetação rica e exótica.

Romance

Edições (2)

ver mais
O Fundador
O Fundador

Similares

(27) ver mais
Invasão à Bahia
Jornada dos Vassalos
Invasão a Pernambuco
1500:  A Grande Viagem

Resenhas para O Fundador (4)

ver mais
Romance X História
on 22/11/11


Apesar de toda a ficção em torno das figuras retratadas no livro, a História contada em forma de romance não deixa nada a dever aos livros didáticos, que têm tanta ficção quanto, mas são muito menos divertidos que O Fundador. A fusão entre a História (com letra maiúscula) e Ficção é um dado que me agrada muito e, qualquer confusão que possa surgir daí me agrada muito mais do que os enganos comuns dos livros que fui obrigado a ler na escola.... leia mais

Estatísticas

Desejam14
Trocam2
Avaliações 4.1 / 42
5
ranking 33
33%
4
ranking 52
52%
3
ranking 10
10%
2
ranking 5
5%
1
ranking 0
0%

59%

41%

Sitenl
cadastrou em:
05/07/2009 09:55:45