O Outono da Idade Média

O Outono da Idade Média Johan Huizinga


Compartilhe


O Outono da Idade Média


Estudo sobre as formas de vida e de pensamento dos séculos XIV e XV na França e nos Países Baixos




Grande clássico da historiografia ocidental, publicado em 1919, este livro é a obra-prima de Johan Huizinga (1872-1945), sendo publicado em mais de vinte línguas. Pela primeira vez traduzido para o português a partir do original holandês, esta edição é resultado de pesquisas que reestabeleceram o texto original.

Raras vezes um período histórico foi apresentado de maneira tão viva e colorida. Aqui, a Idade Média é vista na plenitude de seus contrastes, distante do lugar-comum segundo o qual ela não passaria de uma transição, longa e letárgica, entre o brilho da Antiguidade e do Renascimento. O autor mostra as formas de vida e de pensamento medievais, tal como se expressaram na cultura, na arte, na religião e no pensamento, e também nos modos de expressão da felicidade, do sofrimento, do amor e do medo da morte no dia-a-dia das pessoas. Huizinga utilizou métodos e fontes históricas pouco usuais em sua época.

Combinando a crença no poder revelador da obra de arte e um olhar muito semelhante ao de um antropólogo, ele se tornou um pioneiro do que mais tarde se denominou história das mentalidades. Com 320 ilustrações, o volume inclui ainda uma entrevista com Jacques Le Goff e um ensaio biográfico de Peter Burke.

História

Edições (4)

ver mais
O outono da Idade Média
O Outono da Idade Média
O Outono da Idade Média
Nas sombras do amanhã

Similares

(45) ver mais
História da Idade Média
Os Intelectuais na Idade Média
Dante Alighieri
A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento

Resenhas para O Outono da Idade Média (24)

ver mais
1 week, 4 days ago


Leitura excepcional. Muito boa para o entendimento mais humano e como enxergava-se a vida. Abrange muito a literatura da idade média tardia que permite-nos compreender além dos documentos históricos.... leia mais

Vídeos O Outono da Idade Média (1)

ver mais
Introdução: O Outono da Idade Média de Johan Huizinga [01]

Introdução: O Outono da Idade Média de Johan


Estatísticas

Desejam595
Trocam4
Avaliações 4.6 / 227
5
ranking 67
67%
4
ranking 26
26%
3
ranking 5
5%
2
ranking 1
1%
1
ranking 1
1%

45%

55%

Flor
cadastrou em:
03/11/2010 20:49:09
Cris
editou em:
03/12/2019 08:53:13

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR