O Paraíso das Damas

O Paraíso das Damas Émile Zola


Compartilhe


O Paraíso das Damas





Neste romance de amor e aventuras comerciais, Zola descreve como uma fotografia a efervescente Paris de meados do século XIX. É a cidade das luzes, no século das luzes, em todo o seu esplendor, mas também em sua miséria.
Denise é uma pobre órfã que precisa enfrentar uma (para ela e tantas outras recém-chegadas da província) terrível Paris. Dividida entre as maravilhas da grande loja de Octave Mouret - uma impressionante loja de departamentos que se expande a ponto de ocupar todo um quarteirão - e a tradição decadente da lojinha familiar, Denise vive e sofre as vicissitudes da miséria na grande cidade. Finalmente bem empregada no Paraíso das Damas, que está prestes a arruinar o antigo comércio de seu tio Baudu, a vida da moça melhora aos poucos, e estreitam-se suas relações com o rico patrão.
A história de amor entre a empregadinha do comércio e o grande empresário funciona como um alinhavo descontraído para investigar temas contemporâneos.
Décimo primeiro livro da saga de vinte volumes escrita por Zola de 1871 a 1893 - os Rougons-Macquarts, da qual Germinal também é parte integrante -, O Paraíso das Damas retoma personagens de outros livros, evoca temas recorrentes de Zola, além de reproduzir as mesmas descrições cuidadosas, fundadas em imensos trabalhos de pesquisa, que caracterizam a obra do grande autor naturalista.

Edições (3)

ver mais
O Paraíso das Damas
O Paraíso das Damas
O Paraíso das Damas

Similares


Resenhas para O Paraíso das Damas (5)

ver mais
O Paraíso das Damas - Émile Zola
on 5/5/14


No prefácio, a historiadora francesa Jeanne Gaillard nos conta que o livro é uma espécie de documentário romanceado pois o Paraíso da Damas realmente existiu sob o nome de la Paix. Trata-se de uma pequena lojinha de bairro que se transformou monstruosa loja de departamentos. Monstruosa aqui tem duplo sentido, além de suas dimensões gigantescas ela acabou por massacrar os pequenos comerciantes, dominando e se apossando de praticamente toda a clientela. O livro pode ser lido de duas for... leia mais

Estatísticas

Desejam78
Trocam2
Avaliações 4.2 / 32
5
ranking 44
44%
4
ranking 34
34%
3
ranking 22
22%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

20%

80%

*Zzuulleeiikkaa
cadastrou em:
07/01/2009 18:02:24