Os Crimes do Amor

Os Crimes do Amor Marquês de Sade


Compartilhe


Os Crimes do Amor





O divino marquês, que passou quase metade de sua vida entre prisões e sanatórios, extremado individualista, ateu convicto, capaz de escandalizar gerações e ser censurado um século e meio após sua morte, até mesmo ele teve seu momento de fraqueza. Pois o Sade dessas novelas acaba capitulando diante de uma idéia que combatia obsessivamente – o amor. Eis o verdadeiro Sade clandestino, aquele que observa as convulsões dos sentimentos, em vez dos desregramentos dos sentidos. Nem por isso deixou de ser criminoso – só que, aqui, são crimes cometidos por amor, não meramente por prazer. A Condessa de Sancerre e Dorgeville, dois dos personagens destas quatro novelas, continuam devassos, mas, ao contrário do que ocorre em Justine, sua devasidão é ditada por um certo enternecimento.



O Sade de Os crimes do amor segue à risca os conselhos que prescreve e se ocupa em "pintar os homens tais como são". E já que os homens, tais como parecem ser, não são perfeitamente sádicos, é-lhes permitido alguns deslizes, como enamorar-se. Aparentemente, Os crimes do amor podem soar mais ligeiros em termos da contabilidade de perversões e atrocidades. Mas o compromisso com o vício é ainda maior. Porque a indecência do marquês, nessas novelas, vem do fundo do coração.

Edições (4)

ver mais
Os Crimes do Amor
Os Crimes do Amor
Os Crimes do Amor
Os Crimes do Amor

Similares

(20) ver mais
Uma Espiã na Casa do Amor
Tereza Filósofa
Delta de Vênus
O Marido Complacente

Resenhas para Os Crimes do Amor (7)

ver mais
on 17/12/10


Ao contrário da ideia dada pela capa, o livro reúne contos diferentes dos famigerados textos "pornográficos" do Divino Marquês. As histórias foram feitas para "provar" aos que o criticavam durante a fama de Justine (obra a qual Sade negou piamente a autoria [tal negação encontra-se nas "Notas sobre romances",que está na primeira parte do livro]), que ele podia escrever histórias não subversivas, com traços moralizantes à la Voltaire em seu "Cândido" e que não contrariassem os princíp... leia mais

Estatísticas

Desejam69
Trocam13
Avaliações 3.4 / 286
5
ranking 18
18%
4
ranking 27
27%
3
ranking 36
36%
2
ranking 15
15%
1
ranking 4
4%

38%

62%

Victor Hlebetz
cadastrou em:
21/01/2009 22:13:28