Os Demônios de Loudun

Os Demônios de Loudun Aldous Huxley


Compartilhe


Os Demônios de Loudun





Conhecido pelo futuro distópico que criou em Admirável mundo novo, o inglês Aldous Huxley se debruça nesse ensaio potente, publicado em 1952, sobre um caso real do passado: a suposta possessão de todo um convento em meados do século xvii, no interior da França, por diferentes demônios. A prioresa Jeanne des Anges foi quem primeiro sofreu com a ação das criaturas infernais; não demorou para que as outras freiras ursulinas entrassem em convulsões, torcessem os corpos e proferissem blasfêmias. Os demônios de Loudun, que teve sua última edição no Brasil em 1987, faz parte do projeto da Biblioteca Azul de reeditar a obra de Huxley no país.

Os espetáculos públicos de exorcismo liderados por padres da região culminaram com a execução pública na fogueira do pároco local, Urban Grandier ― um jovem devasso bastante apreciado pelas fiéis e odiado em igual proporção pela população masculina de Loudun. As sessões de exorcismo perduraram por algum tempo depois de sua morte, até que Jeanne des Anges desejou se tornar santa ― e nessa condição viaja pela França e é recebida inclusive pelo cardeal Richelieu, pela rainha Ana da Áustria e pelo rei Luís xviii.

Munido de autobiografias dos envolvidos, de variados documentos históricos sobre o caso e de estudos sobre transcendência, psicologia, contexto sexual da época e temas afins, Huxley acompanha e comenta os principais acontecimentos em torno de Jeanne des Anges, de Grandier e do padre Surin, exorcista que cuida da prioresa e, pela relação próxima que estabelece com ela, chega a ser possuído também. Em meio à narrativa, reflete sobre o sentimento religioso e as teorias da alma humana; não descarta o pensamento místico, mas o relaciona a contextos históricos e à política. Acaba por envolver o caso em um sentimento de época, bem caracterizado pela relação da Igreja com a repressão sexual.

Romance

Edições (4)

ver mais
Os Demônios de Loudun
Os Demonios de Loudun
Os Demonios de Loudun
Os Demonios de Loudun

Similares

(26) ver mais
Admirável Mundo Novo
O Pêndulo de Foucault
As Portas da Percepção/Céu e Inferno
Sem Olhos em Gaza

Resenhas para Os Demônios de Loudun (8)

ver mais
on 15/12/15


Graças a meu arraigado hábito de evitar ler qualquer coisa a respeito de um livro antes de lê-lo (e principalmente os textos da orelha e contracapa, que adoram fazer spoilers), comecei a ler essa impressionante obra pensando que ser um texto de ficção. E a prosa do mestre Huxley flui tão facilmente que demorei a perceber se tratar de um ensaio sobre fatos verídicos: a possessão e subsequente exorcismo das freiras de um convento na França do século XVII, que terminou com churrasquinho d... leia mais

Vídeos Os Demônios de Loudun (2)

ver mais
Os Demônios de Loudun - Aldous Huxley

Os Demônios de Loudun - Aldous Huxley

[Experie?ncia de Leitura] Os Demo?nios de Loudun | Mari Dal Chico

[Experie?ncia de Leitura] Os Demo?nios de Lou


Estatísticas

Desejam228
Trocam4
Avaliações 3.9 / 175
5
ranking 35
35%
4
ranking 34
34%
3
ranking 25
25%
2
ranking 4
4%
1
ranking 2
2%

52%

48%

Marcos
cadastrou em:
22/05/2014 15:26:33
Gasparetto
editou em:
17/06/2019 19:05:18