Os Filhos da Rua Arbat

Os Filhos da Rua Arbat Anatoli Ribakov


Compartilhe


Os Filhos da Rua Arbat


O mais importante romance russo da atualidade




Nunca uma obra de ficção russa provocou tanto alvoroço na União Soviética e fora dela. Escrito a partir dos anos 60 e proibido por mais de duas décadas, este romance tem sido saudado como um grande acontecimento literário. Parcialmente autobiográfico, o livro focaliza um grupo de amigos que moram a rua Arbat, o centro cultural de Moscou. O principal deles é Sacha Pankrátov, um líder da Liga da Juventude Comunista, que é preso e exilada na Sibéria devido a uma falsa acusação. O grupo inclui a filha de um diplomata caído em desgraça; o rapaz ambicioso que se torna informante da polícia secreta; e o adolescente rebelde que prefere noitadas às reuniões políticas. Suas reações e o interrogatório de Sacha são descritos com realismo. E através de grande número de personagens – membros do Partido, velhos revolucionários, novos burocratas, camponeses das vilas – Ribakov traça um panorama representativo da sociedade russa na década de 30, culminando com o assassinato de Kirov, um dissidente de Leningrado cuja morte em 1934, abriu a fase dos sangrentos expurgos stalinistas. Combinando a técnica do romance policial com uma análise da psicologia do poder de Stálin digna de um Dostoievski e de um Tolstói, o autor traça um excepcional retrato de primeira geração a crescer sob o regime comunista. E escreve a obra definitiva sobre o processo que levou um dirigente a aterrorizar uma nação inteira.

Os filhos da Rua Arbat é um romance político. A partir da Rua Arbat, ponto de encontro de artistas e intelectuais em Moscou, desenvolve-se o drama das primeiras vítimas da gigantesca repressão stalinista, na União Soviética dos anos 30. Retratando o início da agitada era de Stalin, com base no quotidiano de um grupo de amigos, Anatoli Ribakov criou um romance grandioso e inesquecível.

Da capa e contracapa: "O mais importante romance russo da atualidade. O livro proibido que a glasnost liberou. Um épico sobre a vida russa na era de Stálin, com a força dos grandes clássicos." Evgueni Evtuschenko, festejado poeta oficial russo, foi acionado para apresentar a obra. E não deixou por menos:

"Um grande livro, um grande momento de nossa literatura", escreveu o poeta preferido de Nikita Kruschev.

Ficção / História

Edições (2)

ver mais
os filhos da rua arbat
Os Filhos da Rua Arbat

Similares

(29) ver mais
35 e Outros Anos
Ivan, o Terrível
Arquipélago Gulag
Um dia na vida de Ivan Deníssovitch

Resenhas para Os Filhos da Rua Arbat (6)

ver mais
Um livro marcante
on 8/3/17


Em 2011 assisti a dois documentários num festival que me apresentaram a este autor. Neles , Anatoli Ribakov contava tudo sobre os gulags e sua narrativa se intercalava com as imagens dos locais. Meses depois , descobri que um amigo tinha este livro é pedi emprestado , mas ele recusou. Em Janeiro , fiz nova tentativa e com isso consegui ler este livro esgotado no Brasil. Olha , recomendo e muito esta leitura! Uma descrição impecável da sociedade soviética e suas mazelas , além daqueles... leia mais

Estatísticas

Desejam23
Trocam2
Avaliações 4.3 / 46
5
ranking 52
52%
4
ranking 35
35%
3
ranking 11
11%
2
ranking 0
0%
1
ranking 2
2%

52%

48%

jota
cadastrou em:
30/07/2009 01:59:58
Albert
editou em:
30/09/2020 16:52:45

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR