Os sertões

Os sertões Euclides da Cunha
Walnice Galvão


Compartilhe


Os sertões


campanha de Canudos




O clássico sobre a rebelião de Canudos chega à Penguin-Companhia com novo estabelecimento de texto, notas, cronologia e textos de apoio de Lilia Moritz Schwarcz, André Botelho e Luiz Costa Lima. Uma obra sobre o sertão, as injustiças sociais do Brasil e a violência que marcou o país.

Escrito a partir do trabalho jornalístico de Euclides da Cunha sobre a rebelião de Canudos, Os sertões é considerada uma das obras mais importantes da literatura nacional. Ao narrar a violenta e exaustiva repressão sofrida pelo bando de Antônio Conselheiro, o autor narra também a formação do homem sertanejo.

Muitas vezes visto como corroboração às ideias evolucionistas que permearam os anos 1900, este livro, na verdade, leva as contradições de tais ideias ao limite. A própria narrativa, o contar dos acontecimentos, vai desenhando um argumento contrário às polaridades e dicotomias estanques.

Ainda muito atual, Os sertões denuncia os crimes cometidos por uma sociedade eurocêntrica, violenta, autoritária, desigual e excludente, além de desafiar qualquer resposta fácil para as questões sertanejas.

Esta edição conta com introdução de Lilia Moritz Schwarcz e André Botelho; posfácio de Luiz Costa Lima; e estabelecimento de texto, notas e cronologia de André Bittencourt.

História do Brasil / Literatura Brasileira / Não-ficção

Edições (68)

ver mais
Os Sertões
Os Sertões
Os Sertões
Os sertões

Similares

(62) ver mais
Veredicto em Canudos
A guerra do fim do mundo
Belo Monte - Uma História da Guerra de Canudos
Dom Quixote de La Mancha

Resenhas para Os sertões (299)

ver mais
on 6/1/13


Minha opinião: indispensável a leitura de "Os Sertões". É culto, mas não é modelo de estilo, pois Euclides viveu a Belle Époque, e escrevia tal qual Olavo Bilac desfiava os seus sonetos. Mas o livro é de gênio. Nos deu de bandeja, há mais de cem anos, a realidade do sertão, do sertanejo, e da omissão do Estado. Prenunciou e denunciou a triste realidade, ao que parece, perene: o nosso atraso como civilização. A ausência da cidadania, o descaso do poder Público e etc. Tenho a impressã... leia mais

Vídeos Os sertões (3)

ver mais
BOOK HAUL DE MUITOS LIVROS NOVOS | Livros que ganhei de presente, feira do livro e mais

BOOK HAUL DE MUITOS LIVROS NOVOS | Livros que

Os Serto?es (Euclides da Cunha)

Os Serto?es (Euclides da Cunha)


Estatísticas

Desejam905
Trocam81
Avaliações 3.8 / 3.501
5
ranking 34
34%
4
ranking 30
30%
3
ranking 25
25%
2
ranking 8
8%
1
ranking 3
3%

39%

61%

Jenifer
cadastrou em:
14/03/2019 12:25:37
Cristian00
editou em:
26/07/2022 11:49:11

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR