Pau Brasil

Pau Brasil Oswald de Andrade




Pau Brasil


(Ed. Fac-similar)




Cancioneiro de Oswald de Andrade, prefaciado por Paulo Prado, illuminado por Tarsila. 1925. Impresso pelo "Sans Pareil" de Paris.



"A poesia << pau-brasil >> é, entre nós, o primeiro esforço organisado para a libertação do verso brasileiro. Na mocidade culta e ardente de nossos dias, já outros iniciaram, com escandalo e successo, a campanha de liberdade e de arte pura e viva, que é a condição indispensavel para a existencia de uma litteratura nacional. Um periodo de construcção creadora succede agora ás lutas da epoca de destruição revolucionaria, das << palavras em liberdade >>. Nessa evolução e com os caracteristicos de suas individualidades, destacam-se os nomes já consagrados de Ronald de Carvalho, Mario de Andrade e Guilherme de Almeida, não falando nos rapazes do grupo paulista, modesto e heroico.

O manifesto de Oswald, porém, dizendo ao publico o que muitos aqui sabem e praticam, tem o merito de dar uma disciplina ás tentativas esparsas e hesitantes. Poesia << pau-brasil >>. Designação pitoresca, incisiva e caricatural, como foi a do conffetismo e fauvismo para os néo-impressionistas da pintura, ou a do cubismo n estes ultimos quinze annos. E um epitheto que nasce com todas as promessas de viabilidade", assina Paulo Prado.

Edições (3)

ver mais
Pau Brasil
Pau Brasil
Pau Brasil

Similares

(4) ver mais
Manifestos
Poesias Reunidas
ANTROPOPHAGYA
Antropophagya Addendum

Resenhas para Pau Brasil (4)

ver mais
on 7/12/09


Antropofagia em sua melhor forma, com imagens da Tarsila. Pura alegria. Tupi or not tupi? ... leia mais

Estatísticas

Desejam19
Trocam3
Avaliações 3.8 / 194
5
ranking 30
30%
4
ranking 34
34%
3
ranking 25
25%
2
ranking 8
8%
1
ranking 3
3%

42%

58%

Laion
cadastrou em:
29/01/2009 20:54:07