Preconceito Linguístico

Preconceito Linguístico Marcos Bagno


Compartilhe


Preconceito Linguístico





O preconceito, seja ele de que natureza for, é uma crença pessoal, uma postura individual diante do outro. Qualquer pessoa pode achar que um modo de falar é mais bonito, mais feio, mais elegante, mais rude do que outro. No entanto, quando essa postura se transforma em atitude, ela se torna discriminação e esta tem de ser alvo de denúncia e de combate. No caso da língua, é imprescindível que toda cidadã e todo cidadão que frequenta a escola (pública ou privada) receba uma educação linguística crítica e bem informada, na qual se mostre que todos os seres humanos são dotados das mesmíssimas capacidades cognitivas e que todas as línguas e variedades linguísticas são instrumentos perfeitos para dar conta de expressar e construir a experiência humana neste mundo.

“A contundência e a radicalidade com que Bagno costuma expor suas críticas (frequentemente em meios de ampla difusão) fizeram dele uma personalidade extremamente polêmica, que conquista adesões entusiastas e ódios incondicionais. Trata-se de um linguista combativo, de todo afastado do modelo do acadêmico supostamente neutro. Bagno toma partido abertamente, convencido de que esta é a única maneira honesta de contribuir para o conhecimento.”
Pere Comellas Casanova
Universidade de Barcelona

Didáticos / Técnico

Edições (1)

ver mais
Preconceito Linguístico

Similares

(12) ver mais
Preconceito linguístico
Introdução à Lingüistica
Introdução à Lingüistica
Introdução à Sociolinguística

Resenhas para Preconceito Linguístico (6)

ver mais
O livro Preconceito Linguístico: uma espécie de antítese
on 9/6/15


Este texto visa mais como um desabafo do que propriamente uma resenha acerca do livro Preconceito Linguístico. Em dado dia, eu digo a mim mesmo algo como isto: vou ler pela, terceira vez, o livro Preconceito Linguístico. Li este livro em momentos diferentes: o primeiro ocorreu no início de minha graduação (gostei mais ou menos, pois não tinha fontes teóricas), o segundo quando já estava licenciado em Letras (gostei menos ainda) e o terceiro, em 2015 (agora posso afirmar que tal livro... leia mais

Estatísticas

Desejam40
Trocam1
Avaliações 4.3 / 106
5
ranking 55
55%
4
ranking 33
33%
3
ranking 9
9%
2
ranking 1
1%
1
ranking 2
2%

29%

71%

Sérgio Filho
cadastrou em:
14/01/2015 21:18:39