Silvestre

Silvestre




Resenhas - Silvestre


91 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


Iva Ulisses 20/04/2024

Uma experiência
HQ nacional e ganhadora do Jabuti. Uso e me aproprio da frase do Alessandro do Canal Ministério dos Quadrinhos, "Não é uma obra fácil..." Ao terminar a leitura tive necessidade de falar sobre... queria juntar minhas impressões, sensações... não interpretações.
Há cenas que me atingiram de forma negativa e outras cenas que me emocionaram positivamente, entretanto todas lindas.
Uma grande "contação" de história a partir de um enredo simples, um homem velho, caçador, morando isolado na floresta, certo momento resolve cozinhar uma torta, cuja receita fora da esposa já falecida... e o cheiro da torta viaja pela floresta e traz à casa do velho diferentes divindades, lendas.... .
Elencando temas: velhice; relação humano-natureza; humano- divindades; humano-violência....foram os que identifiquei nesta primeira leitura....Lerei novamente kkkkk....
comentários(0)comente



nunut 14/04/2024

Esperava mais
O livro é completamente lindo, as ilustrações bem diferentes, com uma paleta de cor bem chamativa e que traz uma vibe diferente. Acho que esses detalhes foram o que mais me chamou atenção e boa parte da nota que dei é por causa disso.
Porém sobre a história em si não sei o que achar. Não sei se é por não ser o tipo de leitura que eu gosto, mas eu tinha resolvido dar uma chance por causa das avaliações e no fim fiquei um pouco decepcionada.
Ele te deixa curiosa e interessada no que vem pela frente, você fica com esperança dele se aprofundar e acaba que só se desenrola de uma forma sem sentido.
Provavelmente eu que não tive uma interpretação boa sobre o livro mas de qualquer jeito não recomendaria a leitura.
comentários(0)comente



dai bugatti 02/04/2024

Visceral, ilustrações são verdadeiras obras de arte
O livro é lindo, realmente digno de apreciação. Infelizmente, acho que não aproveitei o suficiente a leitura porque não me envolvi tanto quanto eu gostaria. Ouso dizer que imaginei o final?
comentários(0)comente



Juan.Noturno 29/03/2024

Caos
Poderia ser um pouco mais refinado tanto a história quanto os desenhos, é meio confuso. Começa interessante mas depois se perde num caos.
comentários(0)comente



Dango Yoshio 03/03/2024

O mais selvagem dentre os silvestres
Um quadrinho? Um livro ilustrado? Um artbook? Um diário? Por que não tudo junto?

Eu fui sem saber muito bem o que esperar e foi uma viagem doida demais! No começo achei que ia ser sobre memória e a finitude das coisas, mas conforme vai avançando a trama dá uma virada e vai por um outro caminho totalmente diferente, falando sobre a relação entre os humanos e a natureza.

A arte é sensacional! Wagner Willian dá um show mostrando sua versatilidade com uma mistura de técnicas, estilos e composição que enchem os olhos a cada virada de página.

Um quadrinho nacional de peso! Vale a pena a leitura!
comentários(0)comente



sr. felix 29/02/2024

Uma ode à natureza!
A história começa com um velho caçador solitário em busca de uma presa. Sem êxito, ele retorna para a choupana em que vive no meio da floresta.

Para trazer à lembrança reminiscências do passado, ele decide fazer uma torta - receita de sua falecida esposa. O aroma desse alimento sendo cozido escapa pela chaminé e vai se espalhando por todo o bosque.

E de repente, como um chamado à natureza, todo tipo de animal, mito folclórico, deuses antigos, figuras de reinos distantes e ancestrais são impelidos até a cabana do velhinho.

A princípio há longos diálogos. Alguns criticam o modo como a raça humana sobrepuja o mundo silvestre, imperando presunçosamente e destruindo por ambição.

Em seguida começam a mostrar sua natureza selvagem, bestial, ritualística. Até que a torta fica pronta. Uns saciam a fome, outros nem tanto. Então, no final, como um ato de revolta, o velho mata a todos.

?Silvestre? é uma análise poética sobre o confronto entre o mundo selvagem e o mundo ?civilizado? - e como nós sempre caminhamos em direção à destruição. Também é uma representação de um realismo moderno: como o homem abandona o feérico e sucumbe à razão.
comentários(0)comente



Tico Menezes 16/02/2024

Lindamente terrestre, brutalmente selvagem
Com um primeiro ato poético, repleto de contos que se conectam e formam uma narrativa que, aos poucos vai se tornando linear, já somos arrebatados com um turbilhão de sensações. Pensamentos sobre o envelhecer, sobre o caos do mundo moderno, a paz da natureza e os mistérios escondidos no breu da noite. O texto ora escrito a mão, ora datilografado com letras escapando das palavras é estilizado e inteligente. Dá pra se demorar por horas nessas páginas.

O segundo ato vem carregado de personagens interessantes, lendas vivas e histórias fascinantes. Da boca dessas lendas saem provocações, reflexões sobre o sobrenatural e críticas justas aos humanos. Tudo numa amálgama de pinturas a óleo, desenhos com grafite, tinta no dedo e outras técnicas que dão forma à narrativa. É uma bagunça belíssima!

Mas é a reviravolta que abraça a brutalidade que o quadrinho sugeriu durante a maioria das páginas. A bagunça fica ainda mais intensa e novos e imprevisíveis sentimentos surgem nessa reta final.
A proposta é atingida com louvor e fica aqui minha promessa de buscar ler novas obras de Wagner William!
comentários(0)comente



Mareufq 14/02/2024

HQ nacional impactante
Com voz perturbadoramente humana gemiam as árvores sob o vento. O sangue latejava em sua cabeça, pulsava em seus ouvidos. Tentou evitar a cegueira daqueles que só veem o que querem, mas estava entregue aos próprios pensamentos.
comentários(0)comente



Dilalilac 06/02/2024

Me incomodou de uma forma ruim
Infelizmente não foi pra mim...
Eu amei outras obras do autor, amei de verdade, mas essa...
Bem... Eu preciso de conexão com o protagonista para gostar de um livro, e não tive isso. Começa como um livro ilustrado, depois se torna de fato um quadrinho com alguns trechos de prosa poética, é um estilo bem livre, e se passa mais sobre os demais personagens olhando o protagonista de fora, a ambientação além dele em que ele reverbera.
O final... Me deixou muito desconfortável... Não impactada, só desconfortável. Na verdade eu meio que esperava que ele fosse acontecer. E não só o final... Outras partes...
Eu não funciono com cenas cruéis...
Se eu avaliasse livros pela qualidade, eu daria 3.5 ou 4, mas eu avalio pela minha experiência...
A arte é linda, por sinal...
comentários(0)comente



Felipe.Lorran 09/01/2024

Silvestre
Nitidamente é uma HQ visual, com uma arte linda!!

Na minha percepção, em quanto leitor, essa obra exige muito do indivíduo que está lendo. Não por defender um perfil de pessoa "inteligência", mas de que ela deve ser lida lentamente e com cautela.

A história gira em torno de um caçador que começa a sentir as fraquezas do corpo, por causa da idade avançada, e, pela minha interpretação, já nos últimos suspiros de sua vida, ele começa ter conversas profundas com as entidades da floresta, como curupira, mula sem cabeça e outras personificações folclóricas, até que no final o velho caçador, mostra aos espíritos da floresta a única essência humana que eles conhecem... A maldade

É importante enfatizar, que é uma HQ Brasileira!!
comentários(0)comente



Paulo.Victor 30/12/2023

Silvestre - Crítica
Silvestre é um livro de micro narrativas dividido em 3 partes. Escrito por Wagner Willian, um autor brasileiro, a graphic novel narra a vida de um caçador que vive isolado de tudo e de todos, na primeira parte descrevendo o seu dia a dia costumeiro(sem tanta surpresa/novidade literária). Mas então a parte dois e três são como um filme do Ari Aster, ou do Robert Eggers, a narrativa apresenta a relação de como o isolamento mundano nos deixa a par das forças, e entidades que são maiores do que nós e estão ao nosso redor, e então conviver, coexistir, respeitar ou subjugar elas.
comentários(0)comente



Carol749 24/09/2023

Acho incrível a potencialidade do quadrinho nacional, esse por si só já impressiona pela grandiosidade das artes que atravessa e ultrapassa qualquer limite que possa ser delimitado por quadros, é uma história em quadros onde o texto interage e tem vida, vai crescendo conforme a história avança.
Existem aqui muitas referências, referências ao folclore e autorreferência, o Wagner é uma mente brilhante que deixa as histórias fluírem como o sentido da natureza.
comentários(0)comente



Fran Ferreira 24/08/2023

Chato
Uma mistura de raiva, nojo, repulsa, "garganta enroscada"e chato. Eu costumo demorar para ler HQ's etc por que gosto de observar os desenhos junto aos textos ou não, essa eu meio que nem liguei pra isso, mas tive raiva e nojo em algumas passagens.
Blé, blé e blé, que chato.
Teve vários personagens que nem faço ideia de que lenda urbana pertencia, mas mesmo assim achei sem graça.
Não entendo como funcionam os prêmios, agora com certeza esse não levaria meu voto positivo.
Engraçado que fiquei com a sensação de ter visto algumas partes, deve ser das lendas mesmo.
comentários(0)comente



LetAcia716 17/08/2023

O que foi isso q eu li mds n sei nem como descrever a sensação q eu tive, quero reler para ver todos os detalhes que perdi
comentários(0)comente



Karen Baltazar 19/07/2023

Que livro lindo!
Esse livro com certeza é o livro mais lindo que tenho na estante!

Esteticamente ele é perfeito! Uns traços sensacionais, vontade de emoldurar cada página... Ainda tô pasma com tanta beleza

A história é muito boa, super engraçada, mas ao fim fiquei com cara de ué.

Sei bem que eu não entendi por falta de algum parafuso por aqui RS

Leiam se não gostar já vale só pela beleza do livro
comentários(0)comente



91 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR