A Ilha do Tesouro

A Ilha do Tesouro Robert Louis Stevenson
Edvaldo Arlégo
Edvaldo Arlégo




Resenhas - A Ilha do Tesouro


868 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Ludbilla 06/01/2022

Meio lento e o final meio meh
Metade do livro não acontece nada, tranquilamente dava pra pular se não contasse tanto sobre a tripulação em si. Achei que fosse gostar mais mas realmente fiquei meio decepcionada. O ritmo é lento por mais que seja um livro relativamente curto. [spoiler] o final é meio broxante nada acontece de vdd, só teve uma parte que me deixou mais animada mas nada de mais. Sinceramente esperava mais
comentários(0)comente



Jonatha8 03/02/2024

Uma história de Pirata e uma garrafa de Rum!
Io, ho, ho... Que história mais incrível, Cheia de Piratas, clichês e aventuras. Quando eu comecei a ler, não consegui parar. O livro consegue te abraçar e te proporciona um sentimento tão bom. Eu me lembrei de alguns filmes bem antigos, filmes que eu amava (Planeta do Tesouro da Disney dentre outros) Inspirado neste livro. A lembrança me trouxe uma nostalgia tão grande. Lembranças e saudades dos dias em que eu passava tempo assistindo sessão da tarde na casa da minha vó. Quis expor esse sentimento porquê é característico do livro pela quantidade de historia que se deriva dele. Em algum momento você se pega pensando, onde eu já ouvi essa historia? Essa historia define o estereótipo Pirata. O enredo é interessante porque, nos primeiros capítulos você já sabe o fim, e o fim é o tesouro, mas no decorrer do acontecimentos, é como se Stevenson te carregasse até lá. Embora você já saiba pra onde vai, a aventura não decai. Outra coisa, é um livro escrito para crianças e trata, nas entrelinhas da historia, sobre o crescimento. Vemos isto na comparação entre o Jim no inicio e no fim (Jim é o personagem principal). Então, o livro fala sobre crescer e encarar a realidade de ser adulto, mas sem perder a sensibilidade da criança em sonhar e viver sua aventura. É um classicão infantil de aventura e alegria.
comentários(0)comente



streading 16/12/2021

A ilha do tesouro
Não é essas coisas todas não, mas pelo menos eu senti curiosidade enquanto lia, o que fez com que eu terminasse o livro de uma vez só.
comentários(0)comente



Milleny 27/09/2020

Uma aventura
Edição deslumbrante da Antofágica, que me fez sentir até o balanço do mar junto a tripulação. Ou a escuridão de um barril.

A história é envolvente e clássica, me fez lembrar de várias outras aventuras, seja de piratas ou a busca por algum tesouro, como em Os Goonies.
comentários(0)comente



Joane 22/11/2023

Clássico infanto juvenil, agora lido
Peguei esse livro para ler muito despretenciosamente e não esperava tipo nada, não sabia qual seria o enredo. Portanto a história foi somente se desenrolando, e eu acompanhava o rumo
E logo foi tendo vários acontecimentos e a história tomava cada vez mais a forma
É uma aventura e tanto. O Jim Hawkins introduzido nisso ao acaso, e demostrou sua grande bravura ao fim da sua própria narrativa.
Tem pitadas de comédia e também de choque, com a maldade desses piratas. E apesar de o chefe deles ser nada menos que o João Comprido Silver, ele era esperto e por isso sobreviveu e ainda escapou do fluxo que o levaria a forca, visou o próprio interesse e foi bacana em alguns momentos, um vilão difícil de odiar talvez.
Os capítulos são curtos e portanto pode ser lido bem rápido, levando em conta que tem um ritmo bom dos acontecimentos que nos fazem ler mais
E talvez por ler um pouco rápido no final da leitura, deixei passar algumas das linguagens de marinheiro/piratas, mas enfim...
Eu gostei muito e foi realmente uma aventura e tanto. Bom demais ler coisas desse tipo, cada vez gostando mais..
Foi surpreendente por não saber muito do que se tratava. O clássico kkkkkk não prometeu nada e entregou tudo
comentários(0)comente



Lala 20/01/2024

Nada mais nada menos que o fundador da pirataria ficcional
Robert Louis Stevenson é uma lenda. O cara não se contenta em ser o escritor de um dos livros mais importantes da literatura fantástica (O Médico e o Monstro), mas também simplesmente fundou todo o imaginário sobre piratas e aventuras náuticas que nós temos hoje em dia.
Se eu disser pra qualquer criança imaginar um pirata, 99% vai imaginar um cara de perna de pau com um papagaio no ombro: ou seja, o Long John Silver, mesmo que a pessoa nunca na vida tenha ouvido falar nesse nome. Chega a ser assustadora a influência de Ilha do Tesouro no imaginário popular, é algo que existe na nossa mente desde sempre, mesmo antes que sabermos quem é Stevenson. Toda obra sobre pirataria depois de Ilha do Tesouro deriva de Ilha do Tesouro, é praticamente impossível fugir pq ela construiu a mitologia do pirata como nós conhecemos hoje.
Acho, inclusive, curioso, que no início do livro, o autor tem uma nota na qual ele diz que as crianças (do século 19) poderiam ver essas histórias de marujos como algo do passado, isso é bem irônico se a gente for pensar que em pleno século 21 Piratas do Caribe foi um fenômeno e One Piece segue há vinte anos lançando seus infinitos episódios, e os dois bebem da mesma fonte que todos sabemos qual é.

Agora vamos ao livro em si: ele é uma delícia de ler. A leitura é rápida, os capítulos são curtos e o estilo de folhetim te faz não querer largar, porque os ganchos são muito bem articulados. O grande foco aqui são as intrigas humanas entre os membros de uma tripulação e a trama corre cheia de motins, traições, lutas, tesouros escondidos e viagens perigosas no mar.
A ambientação é imersiva, a ilha e os barcos são vivos nas páginas e Stevenson consegue provocar os mais variados sentimentos no leitor. Você fica curioso, depois tenso, depois empolgado, depois chocado: tudo junto. Os personagens são muito bons, especialmente o próprio Jim, que é um protagonista impulsivo, corajoso e decidido que sabe tocar muito bem a trama e funciona como um ótimo narrador, pelo qual a gente torce e teme pela vida. E o lendário John Silver, "o pirata mais pirata de todos". O Silver é fascinante, ele é gentil ao mesmo tempo que é perverso, mostra compaixão ao mesmo tempo que é traiçoeiro, é um cavalheiro ao mesmo tempo que é um criminoso. Como não gostar dele? Além disso, a relação dele com o Jim é interessantíssima, apesar de que eu ache que o autor pudesse ter investido mais nesse tópico. O Silver é imprevisível, você nunca sabe o que ele vai fazer, de que lado ele está e o que ele está pensando, funcionando ao mesmo tempo como um ótimo antagonista e, depois, como aliado.

Um destaque para as cenas de ação que são absurdas e estão entre as melhores que eu já li. As lutas são super tensas, você se importa com os personagens e tudo tem uma sensação de perigo iminente e urgência. Minha cena favorita é a luta no navio entre Jim e Israel Hands, caramba, aquilo é épico!Tudo é dinâmico, ágil e bem descrito, as frases se encaixam uma na outra com perfeição e te fazem se sentir dentro da cena, morrendo de medo do pior acontecer. Em alguns momentos eu realmente não sabia que rumos a história ia tomar, porque a sensação de desastre vai se tornando tão grande que você não tem certeza da sobrevivência dos personagens e isso faz toda a diferença.

Enfim, foi muito divertido ler a Ilha do Tesouro e conhecer as origens desse gênero que eu gosto tanto. Vou guardar pra sempre as sensações de desespero que esse livro me fez passar e a música Yo-ho-ho and a Bottle of Rum, que não sai da minha cabeça de jeito nenhum.
andy_Pendiuk 20/01/2024minha estante
Amei a resenha ?




V_______ 13/01/2021

Aventura Pirata
O jovem Jim Hawkins consegue um mapa do tesouro após a morte de um pirata na pensão da família, agora com a ajuda de seus amigos o dr. Livesey, o fidalgo Trelawney e de uma tripulação pra lá se suspeita, que inclui Long John Silver, o pirata da "perna de pau", vão se meter em altas aventuras e confusões para chegarem até esse tesouro. No melhor estilo sessão da tarde, A Ilha do Tesouro é uma aventura deliciosa de se ler, com todos os elementos das aventuras piratas e muitos dos quais tiveram a origem nesse livro, como a famosa perna de pau de um pirata (que curiosamente trata-se de uma muleta ?), o papagaio no ombro e tantos outros já enraizados no imaginário popular.
comentários(0)comente



Daniel 24/09/2021

PIRATARIA O ÁPICE
Primeiramente, o Louis (escritor) conseguiu retratar muito bem a pirataria em alto mar! Personagens cativantes que você nunca saberá o que eles têm na cabeça oca de marujos!
Realmente o que não me prendeu na leitura foi o fato da criança ser a narradora da história, vemos um ponto de vista muito "infantil" durante acontecimentos trágicos e medonhos, porém eu entendo isso pelo livros ser um clássico!
Agora sobre a edição, não tenho o que dizer, a Antofágica arrasa quando o assunto é tradução maravilhosa, notas complementares, ilustrações excepcionais.. UMA ÓTIMA LEITURA!
comentários(0)comente



Rita 05/05/2022

Gostei mais do que pensei que poderia gostar. O autor escrevia muito bem.

Foi divertido enquanto lia perceber como grande parte do meu imaginário sobre piratas é formado por um livro que nunca tinha lido até então.

A edição é maravilhosa, uma das mais bonitas da Antofágica ouso dizer, e os textos de apoio são ótimos.

Além de tudo, no meio da leitura, fiquei com uma irresistível vontade de voltar a ver One Piece, rsrs.
comentários(0)comente



caroline ww 11/09/2020

comprei pq tava muito barato mas eu acabei gostando DEMAIS
a história eh beeem envolvente
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Florð¦ 15/10/2023

!
O livro é muito bom, porém, não criei empatia por nenhum personagem. Enfim.
O único problema do livro, tirando isso, eu gostei
comentários(0)comente



Cosmonauta 09/08/2022

Começou a viagem
"Mas logo a âncora foi erguida; logo ela estava pingando sobre o tombadilho; logo as velas começaram a ser desfraldadas, e a terra começou a se mover com velocidade dos dois lados; e antes que eu pudesse me deitar para arrebatar uma hora de sono, o Hispaniola começou a viagem para a Ilha do Tesouro."

Tradução de Monique D'Orazio
comentários(0)comente



Guilhermo del Toró 19/07/2021

O livro tem uma história e reviroltas interessantes, assim como alguns personagens, mas eu esperava mais do livro.
comentários(0)comente



868 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |