Capitães da Areia

Capitães da Areia Jorge Amado




Resenhas - Capitães da Areia


4586 encontrados | exibindo 136 a 151
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |


Noivanzinho 24/09/2021

O livro de Jorge Amado retrata muito bem como é a vida dos meninos de rua, pois demonstra o preconceito da sociedade em relação a esses garotos e as dificuldades que eles passam, além disso, mostra os males da sociedade, pois os meninos não tem educação, não tem moradia adequada, nem assistência, a sociedade só vêem eles como simples ladrões e não fazem nada para mudar isso, então eles só tem uma saída que é praticar crimes para poder sobreviver, as pessoas só críticam e pensam que prender e maltratar eles vai resolver a situação, além disso eles ainda se opõem a quem tenta ajudar os garotos. Outra questão social retratado bem é a questão das classes sociais, a diferença entre a qualidade de vida do rico e de um pobre.
Apesar desse livro ter sido divulgado antigamente, o modelo social apresentado por ele é bastante parecido com o que a gente vive hoje na atualidade e trazendo uma importância para entendermos que a sociedade está podre como várias questões retradadas no livro como a questão da vacina, questão do preconceito com os menos favorecidos e a falta de consciência por partes, além da desigualdade social, e também demonstra a falta de remorso dos capitães de areia, pois quando eles iam roubar, eles não sentiam empatia nem muito menos pena, já que as pessoas só viam eles como ladrões, só em algumas partes que mostra que ainda existe pessoas de bom coração nessa sociedade que está em decadência psicologicamente.
O livro de Jorge Amado deve ser lido por todos os brasileiros,pois além de tem uma história fantástica, tem um aprendizado importante para evoluirmos como indivíduos na sociedade atual,mostrando a real vida dessas pessoas que precisam da nossa atenção,como as crianças de rua,e mostra como podemos mudar a sociedade para melhor, então claro que eu indicadaria a leitura desse livro, principalmente por esses fatores.
Mara 25/09/2021minha estante
?




Mendes28 20/02/2023

Sensacional!
Que livro? O livro estava na minha estante por anos e nunca o abri. Erro meu, porque no momento em que se abre a primeira página, não tem como abandonar essa leitura até que se saiba o futuro de Pedro Bala, Sem-Pernas, Pirulito e todos os capitães de areia.

O tipo de clássico que te deixa completamente impactado com cada um dos personagens e que faz com que eles se tornem conhecidos. Com um ritmo perfeito e linguagem clara é uma leitura que te prende do início ao fim e que consegue te fazer experimentar uma variedade de sentimentos, alegria e tristeza, frustração e compreensão, e muitos mais, as vezes todos na mesma página.
comentários(0)comente



@tarcisovinicius_ 13/09/2020

Ah Jorge Amado!!
Cada leitor tem o seu propósito. O meu é sentir. Leio pelas sensações. Sensações que os livros me causam, que as histórias me provocam.
E que sensações Jorge Amado me desperta! Sinto-me sendo levado pelo mar, mas num mar calmo e sereno e tranquilo. Sinto o sol esquentando minha pele, sinto a brisa fresca e suave alisando meu rosto. Mas, de repente, uma onda bruta e abrupta me derruba e me joga na praia. Estou deitado na areia. Levanto. Caminho. Volto a sentir o calor do sol na péle, a brisa fresca afaga novamente meu rosto. O céu é de um azul que não se vê em nenhum outro lugar. Caminho. Apenas caminho.
Jands 13/09/2020minha estante
Que resenha mais linda. É tão bom ler um texto guiado pelas sensações. Essa viagem sensorial, esse permitir-se sentir faz a leitura muito mais memorável, na minha humilde opinião. ?


@tarcisovinicius_ 23/09/2020minha estante
Com certeza!
Muito obrigado Janderson!




lila 28/03/2021

Pura dor e sofrimento, to com raiva da professora que me fez ler esse livro.
A história em si não mostra um grande problema a ser solucionado, mas sim as histórias de cada um dos Capitães da Areia. A escrita é linda e me emocionou desde o início. Cada personagem é único e bem desenvolvido, até aqueles que aparecem menos. A realidade retratada é a realidade de muitas crianças, até os dias de hoje, por isso o livro ainda é tão atual.
Sam 28/03/2021minha estante
Li esse livro anos atrás e ele ainda é um dos melhores que já li na vida!




Beto | @beto_anderson 13/01/2022

Nos sentimos parte dos Capitães da areia
A leitura e a narrativa simples do Jorge Amado faz com que a gente se sinta pertencente a esse grupo de meninos. A história triste, buscou trazer esperança. A questão política no final também é interessante. Contudo acho que houve repetições desnecessárias no último terço do livro, o que me desanimava um pouco. Recomendo.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/
comentários(0)comente



Isadora 24/09/2020

Uma descrição de muitas crianças
Jorge Amado descreve nesse romance lindo a história de crianças abandonadas nas ruas da Bahia. Meu primeiro livro do autor e já me apaixonei.
comentários(0)comente



Lud 23/06/2021

num é que esse Jorge Amado é bom mesmo? Li para um clube do livro da escola e amei, virou um dos meus favoritos!! Um beijo dorinha e sem pernas
kiwtty_z 23/06/2021minha estante
eu li amostra por indicação, e adorei, não vejo a hora de começar a ler


Lud 27/06/2021minha estante
é MUITO bom juro, demorei um pouquinho pra engatar porque não é o tipo de leitura que tô habituada a fazer, mas depois da cena do carrossel (que é simplesmente uma das cenas mais incríveis de toda a literatura) fiquei apaixonada!! você não vai se arrepender de ler sério




bia 07/04/2021

obra prima
capitães de areia é um livro que te prende, te comove e te faz pensar com um olhar crítico sobre a sociedade brasileira. apesar de ser um livro de 1937, a obra retrata temas ainda presentes dos dias de hoje. vale a pena leitura!
comentários(0)comente



Kami 08/10/2020

Apesar de ser um livro escrito no início do século passado, retrata muito bem a situação que nos encontramos atualmente, principalmente na questão da desigualdade social. É uma obra que demora para te conquistar, mas, após isso, te prende de uma maneira muito grande. Recomendo muitíssimo!

Edit: Só para complementar, são histórias complexas e diferentes cada uma de si. É bem legal o modo como o Jorge Amado faz uma mistura de culturas e crenças que se entrelaçam de uma maneira tão incrível e, que demonstram respeito, sem a presença dos preconceitos existentes fora do trapiche. O comportamentos das crianças como adultos é um fator que chega até ser triste, pois elas precisam agir de uma maneira extrema para sobreviver.
comentários(0)comente



Fer Paimel 01/08/2020

Impecável!
Peguei esse livro sem saber de todo o contexto histórico de perseguição política que a obra sofreu após sua publicação (o que já teria feito com que eu a lesse antes kkkk).
A obra é impecável, os personagens são muito interessantes e é impossível não se emocionar com o enredo!
Não tenho muito o que dizer... mesmo tendo sido publicada em 1937, a obra continua extremamente atual e merece ser lida por todos! Uma obra prima!
daniel25tomaz 01/08/2020minha estante
Quero muito ler. Estou pensando em ler Amado em ordem cronológica.


Fer Paimel 01/08/2020minha estante
Eu nunca tinha lido nada do Jorge Amado antes, mas depois desse livro, quero conhecer muito mais as obras do autor! Estou com Mar Morto e Gabriela, cravo e canela aqui em casa para ler. Nunca pensei em ler suas obras cronologicamente, mas acredito que deva ser muito interessante, já que pelo que eu li, ele mudou bastante os enredos com a passagem do tempo...


Fer Paimel 01/08/2020minha estante
Recomendo Capitães da Areia demais!!!


daniel25tomaz 01/08/2020minha estante
Eu li um livro na época do Colégio, A morte e a morte de Quincas Berro d'água. Lembro vagamente que foi uma boa experiência.

Ainda vou decidir se faço cronológica ou não.
E obrigado pela dica. Creio que Capitães de Areia é um tiro certeiro.


Fer Paimel 01/08/2020minha estante
Imagina! Espero que você curta a leitura tanto quanto eu curti!!


Pedro.Menezes 02/08/2020minha estante
Amooo ?


Fer Paimel 02/08/2020minha estante
Pedro, que livro perfeito! Fiquei deslumbrada! Meu tipo de livro kkkkk ???


Pedro.Menezes 02/08/2020minha estante
Meu tipo também!!! Me sinto, definitivamente, brasileiro quando leio o Jorge. É um calor, com pitada de crítica social, delicioso :))


Fer Paimel 03/08/2020minha estante
Realmente, ele é muito incrível!!




spoiler visualizar
Nanda 01/08/2020minha estante
Um dos meus favoritos. Li na época da escola, a maioria da turma detestava literatura brasileira, mas esse todo mundo amou.


Livros e Ivaílton 01/08/2020minha estante
Gostei




Ela 25/03/2021

Simplesmente Perfeito
Não tenho palavras pra descrever como esse livro mexeu comigo; algumas partes me fizeram choram, outras me deixaram angustiada, outras eu simplesmente me conectei com cada personagem. O carinho e empatia de Jorge Amando nesse livro é maravilhoso.
Fique triste que a leitura acabou, estava muito envolvida na história, mas contente que consegui fechar o livro e finalmente entender por que Jorge é tão Amado!
Jeh 25/03/2021minha estante
Esse livro é lindo demais


Sofis 25/03/2021minha estante
Esse livro é maravilhoso mesmo




Felipe 28/04/2022

Empatia e Revolução
Empatia se ensina. É muito comum cair na falácia de que "independente de classe ou contexto, todo mundo sabe o que é certo ou errado", uma narrativa vendida por aqueles que já "sabem" o que é o "certo", e a quem convém manter assim.

Deixando de lado toda a problemática de um certo e errado universais, e focando numa sociedade como a nossa que, na teoria, distribui em grande parte as coisas nas duas categorias, podemos ver que o problema não é saber o que é o certo, mas entender o motivo de praticá-lo. Qualquer adolescente sabe que assaltar alguém cairia na categoria do errado e é ato passível de punição, isso é básico. O problema está em: quem vai ensinar o motivo do ato ser considerado errado? Criar medo através de punição não é ensinar, é simplesmente reprimir temporariamente. Ainda mais numa sociedade onde grupos e classes diferentes recebem penas ou compensações diferentes pelo mesmo ato. Quem vai ensinar aqueles que não tem informação ou guia sobre empatia? Nesse contexto, os Capitães procuram sobreviver enquanto tentam, praticamente por conta própria, entender seu local nesse mundo e os motivos dos costumes acordados.

Jorge Amado poderia trilhar o caminho mais simples para reforçar seu ponto e focar em um personagem ou simplesmente espelhar todos os outros nele mas a realidade não é assim e ele sabia disso. Com uma escrita muito cativante ele traz muitos personagens e todos são trabalhados, nenhum unidimensional. Mesmo fazendo parte do mesmo grupo cada um tem sua própria voz, seus próprios desejos, próprias opiniões (ainda que Pedro Bala assuma o comando do Trapiche), e próprios finais.

Algumas cenas como a suposta visita de Lampião e seu bando ao Carrossel, beiram o realismo mágico. Há beleza, tristeza, e não podemos deixar de fazer o paralelo entre o grupo dos cangaceiros e o dos Capitães.

Com elementos muito fortes da cultura nordestina, principalmente da baiana, Amado nos faz acompanhar os Capitães e seu cotidiano, sem uma narrativa propriamente dita, durante a maior parte do livro (até Dora chegar). Muitos capítulos poderiam simplesmente trocar de lugar sem que o livro perdesse o sentido, mas cada um adicionando uma nova experiência a algum dos Capitães. Por vezes, uma experiência que traga evolução e mudança, em outras apenas um lembrete da realidade que vivem, à qual precisam estar atentos.

Não é de se espantar que uma crítica tão embasada à hipocrisia dos nossos valores, o descaso com as classes mais baixas, e a conversa sobre luta, greves, e revoluções tenha deixado militares e governantes agoniados no final da década de 30 e feito com que a obra fosse censurada e até queimada.
E vendo o contexto atual, precisamos cada vez mais que obras como a de Jorge Amado, Graciliano e outros da mesma linha tomem o espaço devido em todas as TBR por aí, e que se compartilhe os que hoje seguem seus passos.

"E, apesar de que lá fora era o terror, qualquer daqueles lares era um lar que se abriria para Pedro Bala, fugitivo da polícia. Porque a revolução é uma pátria e uma família."
Mônyca 28/04/2022minha estante
ler sua resenha foi tão prazeroso e gratificante quanto ler o próprio livro. Como um extensão do epílogo, um comentário pra finalizar a experiência maravilhosa que é ler Capitães de Areia. Pô, Felipe, chorei de novo hahaha


Felipe 29/04/2022minha estante
Eeita. Que honra haha É um livro incrível, dá pra passar muito tempo falando dele!


Bruna Lima 30/04/2022minha estante
Uma resenha que expande ainda mais as reflexões do livro, adorei!


Felipe 30/04/2022minha estante
Eita, Bru! Valeu! Tem muita coisa nesse livro pra discutir! :)


limagovea 30/04/2022minha estante
que resenha completinha, dá pra ver q esse livro te marcou
é uma pena que raramente essas questões são discutidas


Felipe 30/04/2022minha estante
Real! Tem uns que ficam com a gente por muito tempo ainda. Ainda mais uns que tem tanto oq falar.




Rafa 15/11/2021

Melhor livro
Melhor livro que já li! Fui transportado até as docas do início ao fim, me comovi com a vida dura dos meninos e até hoje sou apaixonado por Dora, a melhor personagem e a que consegue me emocionar até hoje ?
Deisi 15/11/2021minha estante
Tenho esse livro, mais ainda não li




Lucas Lobo 06/11/2021

Professor
Um livro maravilhoso, com uma história profunda e emocionante. Os personagens são cativantes, o meu personagem preferido é o Professor.

No livro aborda vários temas como: Religião, criminalidade e desigualdade social.
comentários(0)comente



4586 encontrados | exibindo 136 a 151
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR