Quando os pássaros voltarem

Quando os pássaros voltarem Fernando Aramburu


Compartilhe


Quando os pássaros voltarem





Com personagem espirituoso, novo romance do autor de Pátria inspira reflexões sobre a vida, a morte, as pessoas e como nos relacionamos.

Toni está cansado do mundo. Embora tenha uma saúde de ferro, o professor de ensino médio de história da filosofia não enxerga grandes perspectivas. Por mais que tenha lido uma quantidade considerável de livros, confessa que há coisas que não entende e acredita já ter experimentado tudo que há para experimentar. Decide, assim, pôr fim à própria vida. Metódico e sereno, ele escolhe inclusive a data da morte voluntária: 31 de julho do ano seguinte, o que lhe dá exatamente 365 dias para acertar pendências e tentar descobrir as verdadeiras razões por trás de sua polêmica escolha. Mas há um prazo-limite autoimposto para bater o martelo sobre seguir com o plano: o fim da migração dos andorinhões. Quando o primeiro deles despontar no céu em seu regresso, na primavera espanhola, Toni terá decidido.

Nessa contagem regressiva até o dia derradeiro, ele vai gradualmente se desfazendo de seus pertences e, todas as noites, no apartamento que divide com Pepa, sua cachorra, dedica-se a escrever memórias e anotações pessoais, duras e desesperançadas, mas não menos ternas e espirituosas. A partir dessa espécie de diário, revela toda a sua intimidade — inclusive os recônditos mais controversos —, revisita o passado e discorre sobre os assuntos cotidianos de uma Espanha politicamente turbulenta. Com seu bisturi implacável, Toni fala dos pais; do irmão, que não suporta; da ex-mulher, de quem não consegue se desvincular; do filho problemático, Nikita; do mordaz amigo, Patamanca; e de uma inesperada Águeda. Na sucessão de episódios amorosos e familiares de uma constelação humana viciante, esse homem desnorteado, porém determinado a contar as próprias derrotas, nos oferece, paradoxalmente, inesquecíveis lições de vida.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (3)

ver mais
Quando os pássaros voltarem
Quando os pássaros voltarem
O Regresso dos Andorinhões

Similares

(6) ver mais
Pátria
Años Lentos
Leite derramado
Budapeste

Resenhas para Quando os pássaros voltarem (14)

ver mais
on 22/1/23


?Deus é a principal razão pela qual o homem não atingiu a maturidade. O homem, goste ou não, é um produto químico que está só. Eu estou sozinho, e existem estrelas, nebulosas e planetas. Nada disso vai me impedir de me comportar como um ser moral até o fim dos meus dias, nem que seja por um simples gesto de elegância.? - . 06/2023 . Quando os Pássaros Voltarem (2021) . Fernando Aramburu ?? . Tradução: Paulina Wachholz / Ari Roitman . Romance | 542p. | e-Book . @intrinseca - . Uma leitu... leia mais

Vídeos Quando os pássaros voltarem (1)

ver mais
Biblioteca LABÔ | Quando os Pássaros Voltarem - Fernando Aramburu

Biblioteca LABÔ | Quando os Pássaros Voltarem


Estatísticas

Desejam89
Trocam2
Avaliações 4.1 / 89
5
ranking 47
47%
4
ranking 33
33%
3
ranking 16
16%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

20%

80%

Jenifer
cadastrou em:
16/12/2022 11:17:05
Jeanine
editou em:
28/12/2022 10:22:06
Jeanine
aprovou em:
28/12/2022 10:23:04

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR