Quarto de despejo

Quarto de despejo Carolina Maria de Jesus


Compartilhe


Quarto de despejo


Diário de uma favelada




Edição comemorativa (1960 - 2020)

Do diário de Carolina Maria de Jesus surgiu este autêntico exemplo de literatura-verdade, que relata o cotidiano triste e cruel de uma mulher que sobrevive como catadora de papel e faz de tudo para espantar a fome e criar seus filhos na favela do Canindé, em São Paulo.

Em meio a um ambiente de extrema pobreza e desigualdade de classe, de gênero e de raça, nos deparamos com o duro dia a dia de quem não tem amanhã, mas que ainda sim resiste diante da miséria, da violência e da fome. E percebemos com tristeza que, mesmo tendo sido escrito na década de 1950, este livro jamais perdeu sua atualidade. A primeira publicação de Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus, data de 1960, por isso, em 2020, quando se comemoram os 60 anos de sua existência, a Somos Educação fará uma edição especial desta que é uma obra muito importante para a literatura brasileira.

Com um projeto gráfico renovado e capa assinada pelo artista No Martins, além do texto original da autora, este livro conta com um prefácio assinado pela escritora Cidinha da Silva, fotografias dos manuscritos de Carolina Maria de Jesus e uma fortuna crítica com escritores como Alberto Moravia; críticos literários, como Marisa Lajolo, Carlos Vogt, Elzira Divina Perpétua, Fernanda Miranda; historiadores, como José Carlos Sebe Bom Meihy, e jornalistas, como Audálio Dantas, responsável pela publicação da primeira edição do livro, e Otto Lara Resende.

Biografia, Autobiografia, Memórias / Literatura Brasileira / Não-ficção

Edições (13)

ver mais
Quarto de despejo
Quarto de despejo
Quarto de despejo
Quarto de despejo :

Similares

(67) ver mais
E eu não sou uma mulher?
Carolina Maria de Jesus
Carolina Maria de Jesus:
A cor púrpura

Resenhas para Quarto de despejo (3.601)

ver mais
Tocante, destruidor, uma dura realidade
on 7/12/20


Que livro trágico de real e tds deveriam ler!! Do ponto de vista da autora, vemos uma narração sobre o dia a dia de uma catadora de lixo, favelada. Nsei cm esse livroo n e estudado nas escolas, eu tive q ler por indicação pq n tava no curriculo. Acho q ate sei, esse livro incomoda quem manda no país. Fome, miséria, depressão angústia e o q sentia e isso torna o livro bem pesado, quem n estiver em um momento no minimo neutro nesse ano ruim nem leiaa......... A leitura só é fácil p... leia mais

Vídeos Quarto de despejo (11)

ver mais
QUARTO DE DESPEJO, de Carolina Maria de Jesus

QUARTO DE DESPEJO, de Carolina Maria de Jesus

Literanegra #001 - Quarto de despejo

Literanegra #001 - Quarto de despejo

Carolina Maria de Jesus: coloquial e rebuscada |  Hyalle Jaynne

Carolina Maria de Jesus: coloquial e rebuscad

Apenas livros brasileiros

Apenas livros brasileiros


Estatísticas

Desejam3.458
Trocam24
Avaliações 4.5 / 23.420
5
ranking 71
71%
4
ranking 22
22%
3
ranking 6
6%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

16%

84%

Pedro S.
cadastrou em:
06/04/2021 15:46:53
Alê | @alexandrejjr
editou em:
17/12/2021 09:52:10

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR