Quarto de despejo

Quarto de despejo Carolina Maria de Jesus

Resenhas - Quarto de Despejo

Helô 08/05/2024

Não tem como não ser impactado pela crueza que Carolina imprime em suas palavras, não pelo rebuscamento de suas palavras mas tão somente pela realidade contida nelas.

Carolina Maria de Jesus, estudou até o segundo ano, mas sempre gostou muito de ler e viu nos livros e nas suas palavras uma forma de sair da favela e criar seus filhos com dignidade. Iniciou seus livros, narrando aquilo que mais sabia: sua dura realidade.

É chocante e até doloroso acompanharmos o dia-a-dia dela, a luta pela sobrevivência, a esperança (muitas vezes) vã.

É necessário também falar sobre os leques de assunto que o livro trás, como a má política, a falta de acesso aos serviços públicos (até porque a pobreza é um problema estrutural social), além de debates sobre machismo, violência, capitalismo.

Uma pena saber que em todo esse tempo, nada mudou! Leitura obrigatória!

Lê<33 08/05/2024

?Eu escrevi a realidade?
Parece que quanto mais eu gosto de um livro, menos coisas eu tenho a dizer. É um livro necessário que faz a gente repensar seriamente no passado, meio desacreditada, tão triste quanto os filhos da Carolina, cada trecho me tocou de uma forma diferente. A miséria é traiçoeira e a fome também.

Alicia 07/05/2024

Uma leitura que deveria ser realizada por todos!!!
O fato de que Carolina escreveu um livro com tamanha crítica a política e sociedade brasileira sendo praticamente analfabeta me deixa simplesmente embasbacada, com tamanha genialidade. É um livro mórbido e triste, mas que ilustra perfeitamente os problemas que a população pobre do país era e é submetida.

cxvmilena 07/05/2024

"segui pensando: quem escreve gosta de coisas bonitas. eu só encontro tristezas e lamentos."

o que falar sobre esse livro? nem sei por onde começar descrevendo sobre essa obra que faz um paralelo incrível com a realidade atual.
quando peguei para ler esse livro não tinha noção do tão doloroso que seria. o fato da Carolina conviver todos os dias com a pobreza - principalmente com a fome - retratava como era difícil aquela realidade sem amparo do Estado. e acredito que as pausas no livro pela falta de esperança de uma vida melhor, reflete toda a sua vivência compartilhada no livro.

a escrita foi algo que me surpreendeu positivamente com esse livro. por mais apresente erros ortográficos, a Carolina consegue se conectar com o leitor através dessa escrita simples que consegue expressar os sentimentos diários de uma mulher que luta todos os dias para sobreviver. além de ser uma leitura ótima para quem gosta de repertório cultural e ler sobre as referências da história do Brasil naquele contexto, em que ela cita vários ex atletas e ex políticos, como: Pelé e Juscelino KGB.

um clássico que relatou a realidade de muitos brasileiros e que relata a vida de muitos brasileiros em pleno 2024. uma obra à frente do tempo.

pizarrel 07/05/2024

Quarto de despejo
Carolina, mulher preta, pobre e favelada, quebra os estereótipos de escritores de sua época ao narrar, na visão de alguém de dentro, a triste realidade vivenciada em uma favela paulista.

A narração é crua e densa, difícil de digerir e traz consigo diversas reflexões acerca do cotidiano de Carolina - fatídico e repetitivo. Como o mito de Sísifo, todos os dias, ela, mãe solo, faz as mesmas tarefas para sustentar seus filhos.

A fome é o elemento mais predominante da obra, bem como temáticas suicidas, nas quais a vontade de Carolina em aliviar seu sofrimento é descrita em seus cadernos.

É um livro necessário, todos deveriam ler o relato de Carolina Maria de Jesus, para que possam pensar em quem, todos os dias têm que escolher entre tomar café, almoçar ou jantar, ou - às vezes - nenhuma das refeições.

jeanrluc 07/05/2024

?O poeta enfrenta a morte quando vê seu povo oprimido.?
Leitura extremamente importante que mostra a realidade duríssima de um grande nome da nossa literatura. muito doloroso e melancólico ler tudo que Carolina passou em sua vida

Nataly 06/05/2024

Carolina: Uma grande mulher
Em sua obra autobiográfica "Quarto de Despejo", a escritora Carolina Maria de Jesus retrata a vida cruel de uma catadora de papel e mãe solo de três filhos na Comunidade do Canindé, em São Paulo.

Durante o livro, muitas vezes me senti profundamente tocada com diversas passagens da vida de Carolina, em especial em relação à falta de alimentos. Quando Carolina citava sua vontade de suicidar-se para se ver livre da realidade triste da favela, eu conseguia sentir a dor que a autora estava sentindo.

Por muitas vezes também me irritei com alguns moradores da favela, mas eu entendia que o comportamento daquelas pessoas eram comportamentos reais de habitantes de lugares de baixas condições sociais, visto que eu também já presenciei a algumas situações semelhantes em meu âmbito social.

Por fim, só digo uma coisa: Que mulher é Carolina Maria de Jesus! Uma mulher que nunca temeu ninguém, nem mesmo políticos poderosos. Uma mulher que sempre batalhou para dar uma vida digna aos seus filhos,. Um verdadeiro exemplo de mulher.

Jeff_Rodrigo 06/05/2024

Isso é mais que um diário, é um conto de terror.

A narradora, e proprietária do diário, narra episódios de sofrimento de forma crua e direta, sem pormenores, além de usar de figuras de linguagem que dão um ar de poesia mórbida à obra.

Ela consegue transformar os sentimentos de fome, medo, frio em algo que invade e incomoda a mente do leitor. O testemunho de cenas de violência doméstica, doenças, alcoolismo, abusos, racismo, agressões e perseguições, são latentes e transcendentes, ainda mais para quem já viu e presenciou cenas parecidas.

É uma história de terror, onde a personagem, preta, pobre e mão solteira, luta para sobreviver, se equilibrando no limite do absurdo. É um terror cotidiano, banal, corriqueiro. Uma crônica que extrapola o ano de 1958 e os limites de São Paulo. Hoje tem outra escala, outro sentindo, mas possui a mesma e terrível essência: produto de uma das piores distribuições de renda do mundo.

Choca e incomoda, mesmo para os mais acostumados.
Fabianne 07/05/2024minha estante
Esse livro é espetacular.

Jeff_Rodrigo 07/05/2024minha estante
Sim! Muito forte! Fiquei curioso para conhecer outras obras dela. Nem sei por onde começar. rs

Sra. Star Wars 08/05/2024minha estante
Já ouvi falar muito bem desse livro

Jeff_Rodrigo 08/05/2024minha estante
Recomendo, Sra. Star Wars. Mas vai com calma, porque, como eu disse, pode bater uma "bad" em algum momento.

Thabi.Almeida 06/05/2024

Livro que te quebra por dentro...
Quando escolhi esse livro pensava que seria uma leitura enriquecedora, tensa, pesada e poética. Estava enganada com tudo!
Realmente foi tenso, pesado, poético e que enriqueceu muito, entretanto, não havia noção da intensidade que o diário de Carolina causaria, afinal, não era uma ficção! Foi a realidade de dentro, era o dia a dia desta mulher, seus filhos e as pessoas que interagiu, foi um pedaço da história desta mulher incrível e conseguimos vislumbrar um pedaço da história do Brasil, movimentos políticos do final da década de 50.

Interrompi a leitura diversas vezes pois não aguentava os relatos, a vida cruel, a fome. As lágrimas desciam sem nenhum controle, me perdi e reencontrava sentindo as dores e desespero, queria correr com a Vera para o hospital, queria acolher o idoso que recusou os 5 cruzeiros, queria dar ponta pé na bunda dos deputados safados e assim caminhei na esperança de uma mudança, mesmo ja conhecendo de antes o destino de cada um deles.
Uma obra maravilhosa que deveria ser obrigatório a leitura em algum momento da vida.
AliJu 06/05/2024minha estante
Ótima resenha, Thabi! ?? Eu quero ler esse mas acho que vai ser só pro próximo semestre, quem sabe kkkkk

Thabi.Almeida 07/05/2024minha estante
Tem que estar preparada para o baque de realidade, então pegue quando o coração estiver bem ??

Letschmitz 06/05/2024

Vera Eunice não desista!
"Parece que quando eu nasci o destino, marcou-me para passar fome."

Carolina Maria de Jesus não escreve qualquer coisa, ela pinta a realidade. Quão infeliz foi e é o nosso país. Com sua paciência e obstinação ela escancarou a putrefação da semi vida do preto, do favelado, do pobre. Triste ver que os politicos sabiam de tudo e só se aproveitavam do povo ao invés de cuidar. Mais triste ainda é pensar que ainda existem tantas e mais tantas Carolinas desamparadas, e que isso não vai mudar tão cedo. Até quando um papel com números de faz de conta vai valer mais que uma vida humana?

Rafaela.Fuchs 05/05/2024

Ca ra lho
Foi um livro muito impactante porque mostra a dura realidade das favelas brasileiras que provavelmente não estão muito diferentes de hoje em dia, livro tocante descreve exatamente do jeito da autora como era seu dia a dia e como era difícil (gostei da capacidade dela expor as dificuldades e injustiças e principalmente a luta constante pela sobrevivência)
Eh uma leitura muito fluida e fácil de ler eu acho extremamente necessária pra refletir sobre a resiliência humana diante de adversidades tão extremas
me deixou com um mix de emoções e uma profunda admiração pela força e coragem da autora e de tantos outros que vivem situações similares

RobsBenia 05/05/2024

Deveria ser muito mais recomendada leitura Carolina de Jesus
É magnífico, esplendoroso, envolvente...
O espantoso é informar que foi feito por uma pessoa semi-analfabeta, que foi reconhecida pela Academia das Letras.
A história é tremenda, nos faz pensar e refletir em muitas das nossas reclamações sem base e fundamento, é entender que muitas vezes somos sortudos sem achar.
Mostra a história de uma mulher forte e desbravadora, que criou seus filhos sozinha, em uma época difícil.

MaDu 04/05/2024

"O custo de vida está nos oprimidos"
Terminei a leitura e tudo que posso dizer é que o diário de Carolina carrega um peso imenso de realidade, coragem e muita força. A forma como a autora escreve sua vida e de todo ambiente em que ela vive em seus diários nos mostra uma realidade crua e dolorosa, mas super importante de se saber. A leitura é pesada pelo simples fato de mostrar a verdade da vida em cada palavra dita dela, ainda diante de todos os cenários difíceis, a autora ainda conseguiu deixar uma narração que deixa quem está lendo preso na realidade que encontramos escancarada no diário dela. É uma leitura que recomendo demais, mas aviso que quem for ler e não estiver tão neutro sobre certos aspectos que é abordado no livro, tenha cuidado com a leitura ou deixe para um outro momento.

Débora 03/05/2024

Chocante
Que livro triste!
É o retrato de um Brasil miserável, onde as pessoas passam fome e andam descalças.

Foi escrito no final da década de 1950, durante o governo JK. O diário de Carolina relata a migração de nordestinos a São Paulo, brigas entre os favelados, as dificuldades de uma mãe solteira e muita, muita pobreza. É repetitivo, mas, no final, quem lê sofre e se alegra com Carolina.

Fiquei pensando na dificuldade que é ser mãe solteira. E que tristeza a vida dela, meu Deus. Pior que todos os livros que já li. E pensar que essas coisas aconteceram no pais onde moro, nas margens do rio Tietê, onde já passei tantas vezes!

Horrível. Ao mesmo tempo é a voz que eu queria ouvir: de uma preta, num Brasil distante, que não conheço. Se foi isso o que aconteceu com os pretos no fim da escravidão, então já dá para explicar muita coisa. Inclusive os sentimentos e ideias nefastos que se desenvolvem, crescem e se alastram entre a população.

Cabral 03/05/2024

"Não há coisa pior na vida do que a própria vida."
Vida nua e cruel da Maria Carolina de Jesus. Os erros gramaticais trazem maior realismo.
Ela é um exemplo de humanidade, deveria ser uma leitura obrigatória a todos.
A força da Carolina me lembrou da música "saúde" da Rita Lee: "Pra pedir silêncio eu berro, pra fazer barulho eu mesma faço."