Reflexões sobre a peste: ensaios em tempos de pandemia

Reflexões sobre a peste: ensaios em tempos de pandemia Giorgio Agamben


Compartilhe


Reflexões sobre a peste: ensaios em tempos de pandemia (Pandemia Capital)


Pandemia Capital




Novo lançamento da coleção Pandemia Capital, Reflexões sobre a peste: ensaios em tempos de pandemia, do filósofo italiano Giorgio Agamben, é uma coletânea de seis artigos escritos entre 26 de fevereiro e 13 de abril de 2020.
Os textos acompanham a escalada da doença na Itália, desde as primeiras descobertas sobre a covid-19 até o pico da doença no país. O filósofo traça um paralelo entre as medidas de emergência motivadas pela pandemia, especialmente o distanciamento social, e as formas totalitárias de governo, chamando atenção para "a crescente tendência de usar o estado de exceção como paradigma normal de governo". No centro das preocupações de Agamben está "uma sociedade que sacrificou a liberdade pelas assim chamadas 'razões de segurança' e, por isso, está condenada a viver em um perene estado de medo e de insegurança".
O posicionamento controverso desse que é um dos grandes críticos da contemporaneidade desperta a incômoda reflexão sobre o que estamos dispostos a renunciar diante do risco da doença.
Pandemia Capital é uma série especial de obras curtas, objetivas e com preços acessíveis que aborda a crise atual do novo coronavírus e suas implicações na sociedade, na psicologia e na economia.

Filosofia / Política / Sociologia

Edições (1)

ver mais
Reflexões sobre a peste: ensaios em tempos de pandemia

Similares

(2) ver mais
Construindo movimentos: Uma conversa em tempos de pandemia
(Re)nascer em tempos de pandemia

Resenhas para Reflexões sobre a peste: ensaios em tempos de pandemia (1)

ver mais
Agamben delirante. Péssimo!
on 14/6/20


Que tristeza. Estudei Agamben na faculdade e adorei suas teorias sobre biopolítica, mas ele livro foi um absurdo. Uma coletânea de artigos do filósofo comentando sobre o isolamento social da pandemia e comparando isso a uma medida coersitiva do estado em reprimir seu povo. Compara a religião a ciência, incitando a ignorar as duas. Ele descarta todas as mortes e chega a ser um desrespeito a todos que perderam entes queridos durante a pandemia. Livro desnecessário e que não recomendo a n... leia mais

Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 2.6 / 17
5
ranking 17
17%
4
ranking 6
6%
3
ranking 39
39%
2
ranking 17
17%
1
ranking 22
22%

41%

59%

Allan Tancredo
cadastrou em:
14/05/2020 22:03:29