Refugiados: A Última Fronteira

Refugiados: A Última Fronteira Kate Evans


Compartilhe


Refugiados: A Última Fronteira (Darkside Graphic Novel)





Na cidade portuária francesa de Calais, surgiu uma cidade dentro de uma cidade. Conhecida como “Selva”, essa esquálida favela de contêineres e barracas foi lar de milhares de refugiados, principalmente do Oriente Médio e da África, todos esperando, de alguma forma, chegar ao Reino Unido.

Rodeadas por ratos e lixo, e privadas de qualquer segurança ou saneamento básico, essas pessoas são o retrato de uma crise humanitária refletida em diversos cantos do mundo. E é com maestria que a quadrinista Kate Evans lança uma luz sobre essa história na premiada história em quadrinhos Refugiados: A Última Fronteira, lançamento da DarkSide Graphic Novel.

Combinando as técnicas de reportagem de testemunhas oculares com a arte sequencial, Kate Evans criou uma obra cheia de imagens pungentes, irônicas e comoventes, e chocantes. Voluntária no campo de refugiados de Calais, a quadrinista viu de perto o sofrimento e horror de milhares de pessoas que precisaram abandonar tudo aquilo que conheciam para buscar um novo lar e dignidade.

Tal experiência conferiu à graphic novel um caráter intrinsecamente jornalístico que examina a crise de refugiados através de múltiplos ângulos: político, moral e econômico, no melhor estilo do gênero consagrado por Joe Sacco. O local acabou sendo evacuado, mas Refugiados: A Última Fronteira retrata esse momento da história de forma atemporal.

Ao mesmo tempo, ela também entremeia na narrativa suas próprias convicções sobre a crise de refugiados. Kate Evans apresenta um trabalho pessoal, uma verdadeira janela para o leitor conhecer suas experiências ao testemunhar uma história tão dolorosa. E, com seu traço poderoso em estilo, concede emoção aos personagens, retratos dos habitantes reais do campo, e suas histórias.

Os leitores que se emocionaram com o relato de Myriam Rawick, a jovem menina que compartilhou seus dias na Guerra da Síria em O Diário de Myriam, certamente encontrarão uma experiência verdadeira e delicada no relato de Kate Evans em Refugiados: A Última Fronteira. Um vislumbre nas vidas de pessoas em situação tão urgente que merecem acolhimento, direitos, empatia e compreensão.

Todos deveríamos poder ir e vir, descobrir e redescobrir, visitar, mudar, trocar de lugar seguindo o vento e o tempo do coração. Cabe a nós buscar informação e fazer parte da grande mudança. Refugiados: A Última Fronteira é um alerta para um dos debates mais importantes e prementes da sociedade em que vivemos, no momento em que observamos o maior deslocamento involuntário de pessoas desde o fim da Segunda Guerra Mundial, com mais 68,5 milhões de refugiados ao redor do planeta. Um lembrete para construirmos mais pontes e menos muros.

Literatura Estrangeira

Edições (2)

ver mais
Refugiados: A Última Fronteira
Threads: From the Refugee Crisis

Similares

(5) ver mais
O Diário de Myriam
Rosa Vermelha
O Cromossomo Calcutá
Cidades Sitiadas

Resenhas para Refugiados: A Última Fronteira (8)

ver mais
on 19/11/18


“Refugiados - A última fronteira” é uma HQ não ficcional onde Kate Evans retrata parte de sua experiência em 3 visitas como voluntária que fez no campo de refugiados em Calais (França), conhecido como Selva, que abrigava milhares de migrantes que esperavam chegar a Reino Unido. - Não se engane pela leitura rápida, o tema é pesado e faz com que você passe dias refletindo sobre os temas abordados. Ao final da leitura, meu coração ficou em pedaços, pensando que talvez se as pessoas fo... leia mais

Vídeos Refugiados: A Última Fronteira (3)

ver mais
REFUGIADOS - A ÚLTIMA FRONTEIRA | Dai Bugatti

REFUGIADOS - A ÚLTIMA FRONTEIRA | Dai Bugatti

Refugiados e Kate Evans | Hear the Bells

Refugiados e Kate Evans | Hear the Bells

Unboxing DarkSide Books #46

Unboxing DarkSide Books #46


Estatísticas

Desejam166
Trocam1
Avaliações 4.4 / 54
5
ranking 65
65%
4
ranking 19
19%
3
ranking 17
17%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

26%

74%

João Vicente
cadastrou em:
09/07/2018 23:09:40
Francelle
editou em:
13/12/2018 14:43:44