Sábado

Sábado Ian McEwan


Compartilhe


Sábado





Nascido em 1948, Ian McEwan é considerado por muitos críticos o melhor romancista de sua geração, na Inglaterra. Em Sábado, seu romance mais recente, ele conta todas as horas de um dia na vida de Henry Perowne, neurocirurgião londrino altamente conceituado. A data é 15 de fevereiro de 2003. O dia de folga do médico será abalado por dois acontecimentos paralelos, um público e outro privado: no centro de Londres se prepara a maior manifestação popular já vista na cidade, com 1 milhão de pessoas nas ruas para contestar a invasão iminente do Iraque; ao mesmo tempo, um banal acidente de trânsito envolvendo o carro de Perowne e o de um homem com graves problemas neurológicos - problemas que Perowne conhece como poucos - trará consequências graves para o médico e sua família. Embora Perowne tente ver o mundo pela lente da razão e da lógica científica, o incidente fará explodir forças brutais que desafiarão suas certezas e todo o seu modo de vida.

Ao apresentar ruas e bairros de Londres com notável realismo visual e sensorial, Ian McEwan retrata com agudeza um momento em que o impacto dos atentados do 11 de Setembro em Nova York repercute na consciência dos ingleses, despertando a compreensão de que sua sociedade é vulnerável. O escritor sabe valer-se do ambiente impregnado pelo temor de novos atentados para conferir aos detalhes triviais do cotidiano uma carga de tensão equivalente à de seus premiados romances Amsterdam e Reparação.

A fim de narrar com precisão as perigosas e delicadas cirurgias cerebrais, McEwan conviveu por dois anos com neurocirurgiões e presenciou inúmeras operações num hospital de Londres.

Literatura Estrangeira / Romance

Edições (4)

ver mais
Sábado
Saturday
Saturday
Sábado

Similares

(14) ver mais
O jardim de cimento
Reparação
A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra
Amsterdam

Resenhas para Sábado (13)

ver mais
on 20/4/09


Existe algo pior do que viver sob um clima de ameaças? Sim, existe: é ter que enfrentá-las. O livro se passa em 2003, período em que a Inglaterra, aliada americana, está prestes a enviar suas tropas ao Iraque. A tensão toma conta de Londres e também da vida do neurocirurgião Henry Perowne. Com uma carreira brilhante, um casamento perfeito e filhos maravilhosos, Perowne planejou desde cedo uma vida feliz, sem margem para desvios. Mas não é bem esse o rumo que tomam os acontecimentos. ... leia mais

Estatísticas

Desejam157
Trocam2
Avaliações 3.8 / 275
5
ranking 25
25%
4
ranking 41
41%
3
ranking 28
28%
2
ranking 5
5%
1
ranking 1
1%

37%

63%

Felipe
cadastrou em:
22/01/2009 23:00:41
Jenifer
editou em:
10/09/2019 16:21:11