Saia da frente do meu sol

Saia da frente do meu sol Felipe Charbel


Compartilhe


Saia da frente do meu sol





Uma investigação sobre o segredo que moldou a vida de um homem, um romance especulativo, uma biografia fotográfica e, ao mesmo tempo, um relato autobiográfico que suscita, sem necessariamente responder, importantes questões: é possível conhecer alguém? É possível escrever uma vida? É possível narrar o outro sem narrar a si mesmo?

Quando eu tinha vinte anos, minha mãe avisou que meu tio-avô viria morar com a gente. Ele era, como se dizia na época, "esquisitão": um tipo calado, um solteirão convicto, alguém que morou a vida inteira de favor no quartinho de fundos da irmã mais nova. Além disso, ele tinha uma paralisia nas pernas, possivelmente causada pela sífilis, e empurrava com os pés um balde de urina. Isso fazia com que ele se fechasse no seu próprio mundo.

Ao mesmo tempo, várias histórias circulavam à boca miúda sobre o seu passado: como ele foi um homem bonito, boêmio, um pé de valsa, como teve um "convívio respeitoso" com os malandros da Lapa. O tio Ricardo morou lá em casa por cinco anos, tempo suficiente para que gostássemos um do outro, mesmo sem trocar quase nenhuma palavra.

No seu enterro, éramos apenas cinco ou seis pessoas. Vinte e tantos anos depois, encontrei uma caixa de sapatos no armário que tinha sido da minha avó. Nessa caixa, estavam as fotos do meu tio e os seus documentos. Revirando tudo, comecei a imaginar a vida que ele pode ter vivido e consegui enxergar aquilo que era o seu segredo.

Felipe Charbel

Biografia, Autobiografia, Memórias / Literatura Brasileira

Edições (1)

ver mais
Saia da frente do meu sol

Similares


Resenhas para Saia da frente do meu sol (27)

ver mais
Fragmentos de uma vida
on 1/10/23


Que histórias ficarão sobre nós quando não estivermos mais aqui? O quanto se aproximariam de nossa verdadeira identidade? Felipe Charbel não gosta do termo autoficção, então usemos romance fotográfico especulativo. Isso porque ao encontrar uma caixa com documentos antigos de seus parentes, descobre fotos de um tio-avô solteirão que morou com sua família no quartinho dos fundos durante sua infância. Sempre tido como rabugento e recluso, era alguém que exigia quais programas de TV se... leia mais

Estatísticas

Desejam21
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.7 / 133
5
ranking 20
20%
4
ranking 45
45%
3
ranking 29
29%
2
ranking 5
5%
1
ranking 1
1%

40%

60%

Jenifer
cadastrou em:
20/04/2023 18:02:02
Jenifer
editou em:
20/04/2023 18:02:13

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR