Shakespeare: Teatro da Inveja

Shakespeare: Teatro da Inveja René Girard
William Shakespeare


Compartilhe


Shakespeare: Teatro da Inveja





Nesta obra revolucionária, um dos mais importantes críticos literários e culturais discute a principal figura da literatura inglesa – William Shakespeare – e propõe uma leitura dramaticamente nova de quase todas as suas peças e poemas. A chave para Teatro da inveja é a interpretação original que René Girard faz da ideia de “mimese”. Para Girard, as pessoas desejam os objetos não por seu valor intrínseco, mas porque eles são desejados por outras pessoas – nós imitamos os desejos delas. Ele considera essa inveja – ou “desejo mimético” – um dos pilares da condição humana.



Utilizando essas intuições provocantes e iconoclastas para analisar a obra de Shakespeare, Girard revela a coerência anteriormente despercebida das peças-problema como Tróilo e Cressida e oferece bons argumentos para elevar Sonho de uma noite de verão da condição de comédia caótica para obra-prima. O livro está repleto de interpretações originais e provocantes: Shakespeare aparece como “profeta da propaganda moderna”, e a ameaça de uma catástrofe nuclear é interpretada à luz de Hamlet. O mais intrigante de tudo, talvez, é um aparte breve, mas brilhante, em que se apresenta uma perspectiva inteiramente nova para o capítulo do Ulisses de Joyce, em que Stephen Dedalus faz uma palestra sobre Shakespeare. Na perspectiva de Girard, somente Joyce, talvez o maior dos romancistas do século XX, chega perto de entender o maior dos dramaturgos do Renascimento.



Nesta leitura de notável fôlego de Shakespeare, a prosa de Girard é sofisticada e contemporânea,além de acessível ao leitor comum. Qualquer pessoa interessada em literatura, antropologia ou psicanálise há de querer ler esta obra desafiadora. E qualquer pessoa envolvida na produção teatral encontrará muitas ideias sugestivas em Teatro da inveja.

Edições (1)

ver mais
Shakespeare: Teatro da Inveja

Similares

(13) ver mais
A violência e o Sagrado
Mentira Romântica e Verdade Romanesca
Coisas ocultas desde a fundação do mundo
Rematar Clausewitz: além Da Guerra

Resenhas para Shakespeare: Teatro da Inveja (1)

ver mais
on 18/5/17


Girard é um autor surpreendente. Conheci seus escritos há pouco tempo e não posso considerar que já compreenda totalmente suas teses, tampouco o desdobramento do que diz, mas quanto mais o leio, mais me convenço da amplitude e da força de seu pensamento. Nesse livro, especificamente, o autor decide analisar a obra de Shakespeare e, inevitavelmente, desloca o entendimento que tínhamos a ponto de inverter totalmente a interpretação em algumas obras. A base de sua análise só poderia ser s... leia mais

Estatísticas

Desejam23
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.8 / 8
5
ranking 88
88%
4
ranking 0
0%
3
ranking 13
13%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

59%

41%