Toda poesia de Alberto Caeiro

Toda poesia de Alberto Caeiro Fernando Pessoa


Compartilhe


Toda poesia de Alberto Caeiro





Mestre Caeiro foi além da linguagem, e exatamente por isso, descascou a casca da metafísica, e demonstrou como toda poesia é sensação, sentimento e intuição, os frutos por detrás das cascas das palavras.



Segundo Pessoa, “a obra de Alberto Caeiro representa uma reconstrução integral do paganismo, na sua essência absoluta, tal como nem os gregos nem os romanos que viveram nele e por isso o não pensaram, o puderam fazer”.



Neopagão por excelência, mito de si mesmo, Mestre Caeiro, o único heterônimo de Pessoa que era reconhecido pelos outros heterônimos como mestre, nos traduz em seus poemas tudo aquilo que não pode ser traduzido... Isto tampouco é um paradoxo: é que se trata de uma linguagem para ser percebida pela alma, e não pelo cérebro.



De fato, “há metafísica suficiente em não pensar em nada”, ou seja, em simplesmente existir, e contemplar tudo isto que está a nossa volta. Toda a Eternidade apaixonada pela produção do tempo. Toda a Transcendência a velejar pelo horizonte. Toda a Natureza a bailar com a brisa que escora pelos ombros...



O editor.



[eBook à venda para Kindle e Kobo]

Literatura Estrangeira / Poemas, poesias

Edições (26)

ver mais
Poemas de Alberto Caeiro
Toda poesia de Alberto Caeiro
Poemas Completos de Alberto Caeiro
Poemas Completos de Alberto Caeiro

Similares

(22) ver mais
Fernando Pessoa: Resposta à Decadência
COLEÇÃO TE AMO (I-II-III)
Navegar é preciso
Fernando Pessoa

Resenhas para Toda poesia de Alberto Caeiro (30)

ver mais
A profundidade das vertentes espirituais de Fernando Pessoa

A princípio, achei espetacular a ideia de Fernando Pessoa usar pseudônimos para suas vertentes espirituais, sendo aqui retratado Alberto Caeiro, um guardador de rebanhos: homem simples, mas profundo, que revela sua relação com a natureza, a religiosidade e as dúvidas sobre a vida, a morte e o universo. Em "O guardador de rebanhos", pude mergulhar nos pensamentos de Caeiro acerca do amor e do sentido de tudo. Em seus poemas, analisei questionamentos e teorias inimagináveis, além de... leia mais

Estatísticas

Desejam76
Trocam48
Avaliações 4.2 / 1.823
5
ranking 52
52%
4
ranking 28
28%
3
ranking 15
15%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

30%

70%

raph
cadastrou em:
26/08/2013 20:55:12