Um crime delicado

Um crime delicado Sérgio Sant'Anna
Sérgio Sant'Anna


Compartilhe


Um crime delicado





Romance narrado em primeira pessoa por um crítico de arte carioca cinqüentão que se envolve com uma jovem manca e misteriosa, alternando diferentes registros narrativos: trama policial, história de amor e reflexão sobre a arte e a crítica.

Ambientado no Rio de Janeiro, Um crime delicado conta em primeira pessoa a história de Antônio Martins, um crítico de arte cinqüentão que se envolve com Inês, uma jovem manca a respeito de quem ele não sabe quase nada. Depois de muitas buscas e especulações, o crítico descobre que Inês é modelo do artista plástico Vitório Brancatti e suspeita de que este mantenha com ela uma relação ambígua, entre paternal e sádica.

Este livro de Sérgio Sant'Anna é várias coisas ao mesmo tempo: insinuante trama policial, história de amor embebida num erotismo insólito e reflexão sobre a arte e a crítica.

Prêmio Jabuti 1998 de Melhor Romance

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (1)

ver mais
Um crime delicado

Similares


Resenhas para Um crime delicado (7)

ver mais
Trama instigante que vai além da literatura policial
on 15/8/21


Cinquentão, solitário e taciturno, o crítico de teatro Antonio Martins vê-se fascinado por uma bela jovem após um prosaico incidente nas escadarias do metrô do Rio de Janeiro. Atração aumenta quando se dá conta que Inês manca, e se aprofunda quando fragmentos da vida da moça começam a fermentar um misto de, amor, desejo, ciúme e paternalismo. Embora curto, o livro traz longos trechos em que Antonio Martins traça densas considerações sobre sua atividade profissional ou analisa os paral... leia mais

Estatísticas

Desejam18
Trocam2
Avaliações 3.5 / 127
5
ranking 23
23%
4
ranking 30
30%
3
ranking 31
31%
2
ranking 11
11%
1
ranking 5
5%

35%

65%

Tito
cadastrou em:
02/02/2009 21:57:48
Alê | @alexandrejjr
editou em:
04/02/2022 14:00:36

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR