Zika

Zika Debora Diniz


Compartilhe


Zika


do Sertão nordestino à ameaça global




Nordeste do Brasil, dezembro de 2014. Multidões chegam aos consultórios médicos descrevendo sintomas de uma doença misteriosa: manchas vermelhas pelo corpo, coceira intensa, conjuntivite e febre baixa. Cientistas e médicos correm contra o tempo para desvendar o mistério. Tempos depois, mulheres que relatavam ter tido dengue fraca durante a gravidez recebem um aterrorizante diagnóstico no pré-natal: manchas brancas na cabeça e interrupção no desenvolvimento do sistema nervoso central dos bebês. Filas de recém-nascidos com cabeça miúda lotam as maternidades de cinco estados brasileiros.

Em abril de 2015 o improvável vírus zika é detectado como o responsável pela doença misteriosa no Brasil. Apenas sete meses depois fica comprovada sua relação com a microcefalia e outras síndromes neurológicas – em recém-nascidos e adultos. Em fevereiro de 2016, a Organização Mundial de Saúde decreta situação de emergência global.

Entre fevereiro e junho de 2016, Debora Diniz passou temporadas no nordeste brasileiro, convivendo com mulheres comuns, médicos e cientistas; no exterior, de dezembro de 2015 a abril de 2016, participou de grupos de trabalho da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde. A partir desse ponto de vista original e de rigoroso levantamento bibliográfico, a autora conta a história da epidemia brasileira que ameaça o mundo. Muito além de informações sobre prevenção, transmissão, riscos do zika para mulheres grávidas, síndrome de Guillain-Barré e outras complicações, a antropóloga revela histórias até agora inéditas na imprensa.

Não-ficção

Edições (1)

ver mais
Zika

Similares

(6) ver mais
Cadeia
Presos que menstruam
Brasil: Uma Biografia
Carcereiros

Resenhas para Zika (3)

ver mais
on 3/1/19


Pesquiso sobre a Síndrome congênita associada ao Zika vírus há 2 anos então foi uma leitura que acrescentou pouco em relação aos aspectos epidemiológicos e técnicos descritos, mas traz reflexões interessantes sobre preconceito científico e manejo inadequado da epidemia de arboviroses. Para os não familiarizados com o tema, considero a mais completa descrição do processo da introdução viral em território brasileiro, sua disseminação e descoberta. Meus olhos encheram de lágrimas umas ... leia mais

Estatísticas

Desejam9
Trocam1
Avaliações 4.5 / 13
5
ranking 62
62%
4
ranking 31
31%
3
ranking 8
8%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

22%

78%

Gabi Thomaz
cadastrou em:
28/07/2016 08:44:11
Gabi Thomaz
editou em:
28/07/2016 08:45:07