The House in the Cerulean Sea

The House in the Cerulean Sea TJ Klune

Resenhas - The House in the Cerulean Sea

vitoria 14/06/2023

Perfeito
Já imaginava que fosse gostar do livro, mas não sabia que ia amar tanto. Os personagens são muito cativantes e o desenvolvimento do protagonista é excelente!E, apesar de não ser o foco da história, eu amei o casal do livro! Super recomendo

júlia 06/06/2022

é inovador e revolucionário? sim é extraordinário é excepcional é uma experiência como nenhuma outra que eu já tive na vida durante as horas que eu li cria ali para você um lugar tão aconchegante tão reconfortante tão capaz de reconstruir sua fé na humanidade que não tem preço.

Gui 29/11/2023

Ler e ser feliz
Olha, o TJ tem a tendência de escrever MUITO BEM e muuuuuito detalhado. Wolfsong dele é lindo e cheio de flashbacks e momentos beeem detalhados e ele não foge disso no Cerulean Sea.

Mas aqui a fórmula parece não funcionar TAAAANTO, fica com um ar de enrolação haha mas é MUITO GOSTOSO terminar esse livro e só sentir coisas boas e amor!

É isso!

Um livro de amor, respeito e felicidade!

Se quiser sentir coisas boas... LEIA

Luczin 26/02/2023

É um livro maravilhoso com uma pegada bem leve e descontraída. Ele é feito para que possamos refletir sobre diversos temas e, principalmente, sobre o preconceito que existe na sociedade. Eu recomendo muito, é precioso demais. ?

sofi 11/02/2022

Amei esse livro. A história é muito leve, divertida e interessante. Lucy e Talia são os melhores, os diálogos deles com Linus são muito engraçados.

nix 10/02/2022

sensível, forte e emocionante
Que universo incrível! Que personagens maravilhosos e cativantes! Todos eles são distintos e marcantes! As crianças são maravilhosas, fofas, espertas, adoráveis e amáveis e toda a construção deixa aquele ar de família, de sensação gostosa no peito!

É lindo e te faz pensar muito sobre o rumo da sua vida de uma forma muito sensível e natural.

Difícil dizer qual o personagem favorito quando amei tanto todos eles ?

kaumunista 18/01/2023

esse livro é um grande quentinho no coração
todos os personagens são mt doces, as crianças são adoráveis, os adultos são um grande poço de amor e ver a evolução dos sentimentos do linus é uma das coisas mais amáveis do mundo. eu gostaria mt de estar aí, linus ?

Ana 05/04/2022

Meu coração ficou quentinho
Gente que história mais lindaaaaa. A trope do found family literalmente perfeita e a evolução do Linus foi linda de ver. Gostei de todos os personagens, apesar de que tivemos mais foco em alguns do que outros. De qualquer jeito achei tudo muito bom e o final feliz fui eu que pedi simmmm. É uma história leve mas ao mesmo tempo que lida com questões de preconceito e aceitação. Eu recomendo demais!!!

Giovanna 15/08/2021

Facilmente a melhor leitura desse ano !
Comecei esse livro um pouco apreensiva por ser um livro tão amado na gringa, e eu estava com medo de ser a do contra e acabar me decepcionando. Eu estava errada ! No começo eu estava achando uma leitura levinha e com personagens muito bem construídos e hilarios e estava sendo un otimo meio de escape para tudo que estava acontecendo na minha vida. Pela metade do livro eu já estava apaixonada pelo enredo e por todos os personagens e já queria adotar todas as crianças para ser os meus irmãos. É uma história sobre achar o seu local no mundo e tece várias criticas para a sociedade daquele mundo que podem ser extrapoladas para o nosso dia-a-dia. Concluíndo, recomendo muito esse livro para as pessoas de todas as idades já que todo mundo conseguirá tirar um ótimo ensinamento dessa história.

PS. Existe algum personagem mais precioso que o Chauncey ??

kk3thess 28/03/2021

É tudo aquilo que o livro promete desde o início: uma leitura fofa, com uma mensagem bonita, com personagens carismáticos e uma história descompromissada. Se fosse além disso, de qualquer forma, eu daria uma nota maior, mas como fica *exatamente* naquilo que promete, não consigo dar mais estrelas. Ainda assim, se o que você estiver procurando para ler for o que eu escrevi na primeira sentença, vai na fé porque esse livro não vai te desapontar.

jiangslore 20/12/2023

[4/5]
A chamada na capa de "The House in the Cerulean Sea" diz que esse livro está próximo de ser perfeito. Pra ser sincera, discordo. Acho que há diversas coisas que podem ser consideradas pontos negativos no livro, mas acredito que a questão central é o fato de que, apesar de todas as críticas que consigo imaginar, eu não posso negar que me diverti demais durante a leitura. Além disso, penso que nenhum “problema” que senti durante a minha leitura comprometeu seriamente a obra que o autor se propôs a criar - em especial considerando o seu público alvo.

"The House in the Cerulean Sea" tem um enredo fofo, divertido e adorável. O ritmo dele é lento e não há conflitos significativos; por isso, entendo que ele não vai agradar todas as pessoas. Mas, após os dois ou três capítulos iniciais, eu percebi que não estava me importando nem um pouco com a lentidão do enredo porque eu estava adorando conhecer todos os personagens e passar algum tempo com eles.

E, falando nos personagens: todos eles são bem interessantes, e adorei o fato de que o autor conseguiu criar um elenco de personagens únicos sem que o fato de que cada um deles é especial fizesse com que nada neles parecesse verdadeiramente especial (sei que é meio confuso dizer isso, mas esse é um ponto que já me incomodou bastante em alguns livros). Penso que o universo criado no livro ajudou nisso - os limites com relação às criaturas mágicas que podem existir parecem ser bem amplos, o que possibilitou uma diversidade de personalidade e de aparência.

Aliás, achei o universo do livro muito interessante. É claro que analogias sobre discriminação com magia e criaturas mágicas não são algo novo. Mas a forma que isso é feito em "The House in the Cerulean Sea" é bem interessante, exatamente porque as criaturas mágicas existentes são extremamente diversas. Além disso, embora exista uma estrutura social e política que envolve os personagens, ela nunca é tratada em detalhes - o tom excêntrico dos personagens mágicos é mantido nas instituições não-mágicas (que foram criadas para regular as criaturas mágicas, mas aí já estou entrando demais em detalhes).

O conflito entre as crianças mágicas do orfanato e os humanos é um tema importante do livro. Acredito que ele foi tratado com simplicidade e profundidade suficientes, mas, ao mesmo tempo, há uma crítica que pode ser feita: os personagens intolerantes são completamente maus ou... bem, ridículos. Penso que isso é algo incômodo porque não é assim que as coisas acontecem. Uma postura inclusiva é certa porque todos merecem respeito, e não porque quem não acredita que todos merecem respeito é uma pessoa tosca. Claro, não acho que a intenção do autor seja insinuar isso - só penso que poderia ter existido um pouco mais de nuance.

Mas isso acabou não sendo um problema sério na minha leitura porque a ausência dessa nuance não prejudicou o livro (ou quase não o prejudicou) como um todo, considerando o seu tom. Não é como se o autor tivesse sido raso no que escolheu abordar. Ele abordou as questões que se propôs a tratar muito bem. A questão é que ele escolheu abordar algo que, na minha opinião, é um pouco estreito.

O meu problema com isso - e a razão pela qual eu coloquei aquele "quase não o prejudicou" antes - é que essa abordagem, de certa forma, também foi feita com relação a um dos personagens "bons". Há um mistério no livro sobre algo que determinada pessoa fez e, quando ele é revelado, nós descobrimos que ela fez algo que não põe, de modo algum, o caráter dela em cheque. Ela fez uma coisa completamente razoável e correta (e penso que a maioria das pessoas que conhecem a situação concordam com isso). Para mim, isso demonstra um pouco de maniqueísmo no livro, apesar da mensagem de que todos temos coisas boas e ruins em nós e o que importa são nossas ações.

Mas, apesar disso, o livro é muito legal. Claro que á alguns momentos em que os diálogos de "lição" são "na cara" demais - mas acho que isso é compreensível e não foi feito de uma forma insatisfatória. E, no final das contas, mesmo esses detalhes acrescentam mais ao “charme” do livro. Ele não é perfeito, e não está perto de ser, mas proporciona uma alegria tão sincera que não tem como não se apaixonar. E é por isso que "The House in the Cerulean Sea" é definitivamente uma leitura que recomendo!
ster 21/12/2023minha estante
Incrívelllll ?

InfinitaTBR- Jana 25/02/2023

Estará entre os melhores do ano, tenho certeza.
Quando peguei esse livro pra ler, não tinha muitas expectativas. Ainda não sou uma leitora apaixonada por fantasias, mas esta história foi uma das mais bonitas que já li.

Os elementos principais são crianças mágicas que moram em um orfanato em uma ilha. Temos também um assistente social engajado, mas insignificante para todos no trabalho. Estas pessoas irão se encontrar e é a partir desse encontro que a magia acontece. ??

Eu ri tanto com ?A casa no mar cerúleo?, porque as crianças são muito divertidas. Há tanto amor nesta história e tanto para refletir sobre as cargas que cada personagem carrega?
Não houve um único personagem que não tenha me cativado e eu recomendo a leitura deste livro independentemente da idade que você tenha. Você vai sair dela com o coração leve e quentinho. Vai por mim.

herfleurs 05/09/2021

Eu primeiramente dei 4 estrelas pro livro, mas encontrei informações que deram uma nova luz pro livro. Eu vou deixar link da resenha que li, super completa com mais links dentro dela também.

Amanda 14/10/2021minha estante
amiga como assim, o autor é podre? não to conseguindo abrir o link que você colocou

herfleurs 14/10/2021minha estante
Eu não disse que o autor é podre mas serve também, pra copiar o link você vai ter que abrir o skoob pelo navegador pelo App não vai ir mesmo.

Kit_Kat_ 12/01/2023minha estante
Isso não é uma crítica à resenha, mas acredito que apesar de ele ter escolhido um tema pesado, a intenção dele era trabalhar justamente contra o sofrido pelas crianças indígenas e buscar desenvolver a tolerância nas pessoas.. eu gosto muito desse livro e não acho que a intenção dele era ser ofensivo ou algo do tipo.

herfleurs 13/01/2023minha estante
Kit não existe ele querer usar um caso como esse sendo que ele em nenhum momento traz esse discurso em toda a campanha do livro.
Vai além do que eu ou você acha e sim sobre denúncia de pessoas indígenas, elas que tem que dizer.

Diana Gomes 03/09/2021

uma preciosidade em forma de livro
Eu literalmente acabei de ler o livro e senti necessidade de colocar pra fora a torrente de emoções que eu senti.
É um dos livros mais lindos, doce, sensível que eu já li. Desde o começo da leitura eu sabia que as chances de eu amar essa história seriam muito altas, mas a narrativa cresce tanto ao longo das páginas que ficou impossível até mesmo não favoritar.
As personagens infantis são simplesmente MARAVILHOSAS! Cada uma com uma peculiaridade que foi além de tudo o que eu já li. Acho que esse é o grande diferencial desse livro pra mim: é incrivelmente distinto das minhas outras experiências de leitura. Obviamente que uma coisa ou outra se repete, mas o contexto geral, a criação do mundo e de todos os personagens nesse livro... por deus, que preciosidade.
As tantas mensagens que esse livro passa e que são importantes! Eu destacaria, principalmente, o fato de que as pequenas coisas na verdade são as responsáveis por ser quem somos, os detalhes compõem o todo e no final das contas esses mesmos detalhes também são o que nos trazem felicidade, na maioria das vezes (mesmo que imperceptível em um dado momento).
Mais uma história pra ser carregada nos ossos, tamanha foi a grandiosidade. Feliz demais por essa leitura!

Carol 01/06/2021

Inspiração problemática
Terminei de ler esse livro durante a madrugada e fiquei tão apaixonada que tinha certeza que ele era um dos meus novos favoritos. Li ele como parte de um clube do livro, The late night book club, e uma discussão levantada lá me deixou bem confusa sobre o que pensar da leitura depois.
O autor mencionou em um podcast que se inspirou em ?escolas internatos? que foram feitas pelo governo, no Canadá, para separar crianças indígenas de suas famílias e ?educá-las? para depois serem colocadas em famílias brancas, resumidamente. É um tema bem difícil de se ler sobre por conta das várias formas de violência causadas à população indígena. Assim, escrever um livro de fantasia em cima de um tema tão sensível e pouco conhecido, tem claros problemas. Além de ?lucrar? em cima de uma tragédia que atingiu uma minoria da qual você não faz parte, pode banalizar o que realmente aconteceu. Não acho que o autor é uma pessoa realmente ruim, mas acho que ele podia ter falado melhor sobre o tema, pelo menos feito um prefácio, ou algo assim, explicando sobre a inspiração e sobre como é um assunto sério, sobre como essa parte da população sofre até hoje com preconceito e com o que foi tirado dela durante as colonizações. Não sei, ainda estou bem confusa sobre o que pensar, mas acho que é algo importante de ser falado e discutido. Pra quem quiser entender mais, pode entrar nesse link com uma resenha do livro ( https://www.goodreads.com/review/show/3601407534 ) ou pesquisar sobre ?residential schools for indigenous people, Canada?