The House in the Cerulean Sea

The House in the Cerulean Sea TJ Klune

Resenhas - The House in the Cerulean Sea

shesarahsantana 23/08/2022

INESPERADAMENTE ARREBATADOR
Esse é um livro inesperado, tudo a respeito dele me levou a pensar que seria tedioso do início ao fim. Com seu ritmo lento, me fez pensar que a narrativa não estava evoluindo para lugar nenhum, por isso fui surpreendida ao perceber a fluidez dessa leitura!

Acontece que a escrita simples e precisa do T.J. Klune, não precisou de grandes acontecimentos e cliff-hangers a cada capítulo para manter a narrativa interessante, se mantendo fiel ao desenvolvimento dos personagens.

E são esses personagens que fizeram com que eu me apaixonasse por essa obra, o nosso protagonista, Linus Baker, é escrito com maestria.

Sutilmente, o autor vai plantando sementes de mudança ao longo da história. A evolução do nosso personagem principal é perceptível aos olhos dos detalhistas, não é barulhenta mas sim realista.

Assim como o protagonista, os outros personagens do livro são construídos também de forma admirável. Me apaixonei por cada uma das crianças do orfanato, e por Arthur, seu responsável, instantâneamente.

Os elementos mágicos presentes na história trabalham bem com a narrativa estabelecida pelo autor, não é distoante ou incoerente, como é perigoso acontecer com alguns realismos mágicos.

Na verdade, tais elementos são trabalhados tão bem na narrativa, com tanta naturalidade, que acabam por constribuir na verossimilhança do livro.

Se você é um ser humano eu recomendo fortemente essa leitura, é um novo modo de olhar para o preconceito e para as bolhas em que vivemos. O conjunto todo é emocionante, mas especialmente o final e o epílogo, que por sinal é um dos melhores epílogos que já li na vida!

soomagalhães 14/03/2023

Obra prima
Eu não sei nem como começar a escrever essa resenha, pq esse livro merece muito mais do que qualquer palavra que eu poderia expressar. A escrita é excelente, o plot é excelente e cada frase vai ficar comigo para sempre. Esse livro não apenas nos leva para um lugar mágico de areias brancas e horizonte cerúleo, mas nos proporciona uma jornada de autodescobrimento que nos permite refletir sobre o valor da vida, da família e como nós temos o poder de sermos mestres de nós mesmo independentemente do nosso berço. Não só é feito de pura mágica e lições importantes, mas também de críticas sobre o preconceito, sistema de adoção e segregação de minorias.

Os personagens são absolutamente perfeitos. Eu me senti parte de uma família mesmo que eu tenha acabado de os conhecer, e acabei o livro com dor no coração de ter que me despedir. As crianças, em sua inocência infantil mas sabedoria de quem passou por muita coisa, mostram que não importa quem você é ou como você se parece, se você faz o bem, você merece ser amado de todo coração. Já Arthur nos ensina que não importa seu passado e seus traumas, basta querer quebrar o paradigma que suas experiências ruins podem se transformar em algo lindo. Zoe, por sua vez, mostra o valor de alguém que protege o que ama e como nunca é tarde demais para ajudar quem precisa. Linus, então, mostra que não há limite de idade para viver seus sonhos e se importar com outros além de sua esfera de pagamento.

Esse livro, portanto, significa conforto para mim. Tenho certeza que vou ler muitas mais vezes para não esquecê-lo nunca, pq a vida é mais colorida com uma linda casa que tem um lindo jardim, areia branca e um mar magicamente azul.

Hammer.Mariana 20/11/2023

Uma fofura de leitura!
Eu finalizei o livro com o coração aquecido. Ele é singelo, bem humorado e lindo! A jornada de autoconhecimento e quebra de paradigmas de Linus Baker é incrível.

O autor teve uma sensibilidade extrema ao produzir essa obra. Consegue falar de vários temas importantes e pesados (como o preconceito, por exemplo) de uma forma leve, deixando lições de vida importantes a cada capítulo.

Pensei aqui em um adjetivo para resumir esse livro e o que veio na cabeça foi a expressão ?cuti-cuti?! É extremamente ?cuti-cuti?!

No mais, o livro é muito bem escrito, as personagens são bem desenvolvidas e o enredo é muito bom.

Superindico!

Zaz 07/05/2023

Eu me acabei de chorar e rir nesse livro. A historia é tao fofa e simples. Eu leria ele pra uma criança que ela ia entender tambem
Eu amo o lucy, amo amo amo

Letícia Goliczevski Medeiros 13/07/2022

Achei que seria melhor
Os personagens são legais, o livro passa uma mensagem importante e tem cenas que trazem muito um quentinho no coração. O problema pra mim é que a história em si não é estimulante o suficiente, não traz muitos acontecimentos. Foi uma leitura monótona e arrastada em algumas partes. Diferente do que eu esperava, já que esse livro ficou tão popular e tem uma nota tão alta. É legalzinho mas eu esperava mais.

AliIsGay 17/09/2021

"a warm and fluffy blanket" they said, and they were right
most times when talking about this book people use "reading this feels like a warm fluffy blanket" and i have to say that i agree, specially during the last 30% of this story, the feeling of family and hapiness and safety made me smile and, i have to admit, almost happy cry.
This is a beautful novel about a guy who learns how to be happy, and the meaning of 'home'
all the characters were interesting and just adorable, all the kids had that childish innocence and just... this is just adorable
i would've liked more romance, but that's my personal taste and i belive that too much romantic stuff wouldn't fit in with the characters

Ana Júlia 31/03/2022

Maravilhoso
Um livro que quanto menos você souber antes de ler, melhor vai ser sua experiência.

Só saiba que é engraçado, emocionante, divertido e muito imersivo, com personagens incríveis!

Um dos melhores livros que já li, muito sensível e com uma ambientação tão deliciosa que quase dava pra sentir o cheiro das cenas descritas.

Dan 27/06/2022

Mágico. Doce. Artístico. Perfeito.
?A home isn?t always the house we live in. It?s also the people we choose to surround ourselves with."

Eu estava curioso. Todo mundo que lia esse livro entre as pessoas que acompanho dizia que amava, então adicionei ele na minha lista de leituras e jurei que um dia leria. Esse dia chegou, eu li e não sei se consigo descrever o quão mágica foi essa leitura. Essa é a palavra: mágica.
No começo, achei monótono, mas isso não é um ponto negativo. Foi o objetivo do autor começar assim e, à medida que você vai lendo, vai entendendo o porquê. A vida de Linus era monótona e sem cor e é incrível como TJ Klune consegue transmitir tão bem com suas palavras essa noção, assim como a cor que nos é apresentada a seguir.
Achei muito interessante ele ter usado as metáforas da cidade sempre chuvosa e sem cor em contraste com a vida colorida e ensolarada da ilha. Eu pessoalmente odeio dias chuvosos e nublados, sempre odiei, e consigo muito bem enxergar essas metáforas como algo tangível.
O uso das cores também foi incrível. A questão é que esse livro me trouxe uma sensação que só consegui experimentar em um lugar antes: nas animações do Studio Ghibli. É mágico, envolvente, doce, aquece o coração e parece que saiu de um sonho. É perfeito.
Eu chorei enquanto lia, mas foram lágrimas de alegria e felicidade. Do coração derretendo de tanta fofura. Sinceramente? Talvez tenha sido minha leitura favorita do ano até o momento. Só saberei de certeza daqui uns dias quando conseguir refletir bem sobre tudo, mas definitivamente eu recomendo demais este. Impossível não amar.

isa 28/12/2022

chorei duas vezes lendo esse negócio
no
começo eu, apesar de estar gostando, me arrastei muito na leitura (creio que por o livro nao possuir um grande plot que nos deixa ansiosos pra saber mais), contudo, fui totalmente cativada pelos personagens e pelo mundo construído, que inclusive senti falta e curiosidade em relação a história dele
é um livro que toca muito de uma maneira muito sutil, é fofo e muito muito lindo

Arken 09/06/2023

Fofo!
Esse é aquele tipo de livro que dá um quentinho gostoso no coração. Comecei me apaixonando pela escrita e depois por cada um dos personagens! Vale muito a pena ler ?

Luanna.Aracelly 28/07/2023

Fui adotada por esse livro! ?
?A home isn?t always the house we live in. It?s also the people we choose to surround ourselves with.?

Giovanna 15/08/2021

Facilmente a melhor leitura desse ano !
Comecei esse livro um pouco apreensiva por ser um livro tão amado na gringa, e eu estava com medo de ser a do contra e acabar me decepcionando. Eu estava errada ! No começo eu estava achando uma leitura levinha e com personagens muito bem construídos e hilarios e estava sendo un otimo meio de escape para tudo que estava acontecendo na minha vida. Pela metade do livro eu já estava apaixonada pelo enredo e por todos os personagens e já queria adotar todas as crianças para ser os meus irmãos. É uma história sobre achar o seu local no mundo e tece várias criticas para a sociedade daquele mundo que podem ser extrapoladas para o nosso dia-a-dia. Concluíndo, recomendo muito esse livro para as pessoas de todas as idades já que todo mundo conseguirá tirar um ótimo ensinamento dessa história.

PS. Existe algum personagem mais precioso que o Chauncey ??

nix 10/02/2022

sensível, forte e emocionante
Que universo incrível! Que personagens maravilhosos e cativantes! Todos eles são distintos e marcantes! As crianças são maravilhosas, fofas, espertas, adoráveis e amáveis e toda a construção deixa aquele ar de família, de sensação gostosa no peito!

É lindo e te faz pensar muito sobre o rumo da sua vida de uma forma muito sensível e natural.

Difícil dizer qual o personagem favorito quando amei tanto todos eles ?

Diana Gomes 03/09/2021

uma preciosidade em forma de livro
Eu literalmente acabei de ler o livro e senti necessidade de colocar pra fora a torrente de emoções que eu senti.
É um dos livros mais lindos, doce, sensível que eu já li. Desde o começo da leitura eu sabia que as chances de eu amar essa história seriam muito altas, mas a narrativa cresce tanto ao longo das páginas que ficou impossível até mesmo não favoritar.
As personagens infantis são simplesmente MARAVILHOSAS! Cada uma com uma peculiaridade que foi além de tudo o que eu já li. Acho que esse é o grande diferencial desse livro pra mim: é incrivelmente distinto das minhas outras experiências de leitura. Obviamente que uma coisa ou outra se repete, mas o contexto geral, a criação do mundo e de todos os personagens nesse livro... por deus, que preciosidade.
As tantas mensagens que esse livro passa e que são importantes! Eu destacaria, principalmente, o fato de que as pequenas coisas na verdade são as responsáveis por ser quem somos, os detalhes compõem o todo e no final das contas esses mesmos detalhes também são o que nos trazem felicidade, na maioria das vezes (mesmo que imperceptível em um dado momento).
Mais uma história pra ser carregada nos ossos, tamanha foi a grandiosidade. Feliz demais por essa leitura!

herfleurs 05/09/2021

Eu primeiramente dei 4 estrelas pro livro, mas encontrei informações que deram uma nova luz pro livro. Eu vou deixar link da resenha que li, super completa com mais links dentro dela também.

Amanda 14/10/2021minha estante
amiga como assim, o autor é podre? não to conseguindo abrir o link que você colocou

herfleurs 14/10/2021minha estante
Eu não disse que o autor é podre mas serve também, pra copiar o link você vai ter que abrir o skoob pelo navegador pelo App não vai ir mesmo.

Kit_Kat_ 12/01/2023minha estante
Isso não é uma crítica à resenha, mas acredito que apesar de ele ter escolhido um tema pesado, a intenção dele era trabalhar justamente contra o sofrido pelas crianças indígenas e buscar desenvolver a tolerância nas pessoas.. eu gosto muito desse livro e não acho que a intenção dele era ser ofensivo ou algo do tipo.

herfleurs 13/01/2023minha estante
Kit não existe ele querer usar um caso como esse sendo que ele em nenhum momento traz esse discurso em toda a campanha do livro.
Vai além do que eu ou você acha e sim sobre denúncia de pessoas indígenas, elas que tem que dizer.