Minha Sombria Vanessa

Minha Sombria Vanessa Kate Elizabeth Russell

Resenhas - Minha Vanessa

iammoremylrds 24/03/2021

nem sei como descrever esse livro, me atingiu com tudo, pesado dms, contém gatilhos de manipulação, pedofilia, síndrome de Estocolmo, culpabilização da vítima, estupro, suicídio, etc

Gustavo.Sy 29/05/2021

Minha Sombria Vanessa
Essa não é uma história de amor.
O tipo de livro que pode conter muitos gatilhos para alguns. Por se tratar de uma história sobre um relacionamento abusivo entre uma menina e seu professor 27 anos mais velho.
"Eu tinha 15 anos e ele, 42." Um livro que acaba te prendendo pelo desconforto da descrição desse relacionamento. Mostra que um abuso nem sempre é algo fácil de definir e até mesmo de superar. Uma experiência como essa pode te marcar e, principalmente te definir pelo resto da sua vida.

Lari 05/09/2022

Perturbador mas necessário
Foi uma leitura extremamente lenta e difícil, por conta da densidade do livro. Existe milhões de gatilhos e me trouxe uma questão que nem eu sabia que eu tinha passado na minha vida, então tenha cuidado ao ler. Mas, é extremamente bem escrito e te faz sentir na pele da Vanessa, querendo acreditar fielmente e com todas as forças que viveu uma história de amor...
luana.fadini 05/09/2022minha estante
esse livro é perfeito! um dos meus preferidos, a forma como é escrito principalmente, e o tanto que nos faz pensar nesses acontecimentos...

Deise 31/08/2021

Uma história que não acrescenta nada!
Por mais que a temática do livro seja pesadíssima, a escrita da autora fluiu muito. Não tive nenhuma dificuldade em ler, só desconforto mesmo por conta de algumas cenas ?. Eu senti vontade de rasgar esse livro várias vezes. Não consegui simpatizar com nenhum personagem, é muito difícil gostar de alguém aqui. Acabei odiando todos na sua maneira, principalmente a Vanessa. Fiz de tudo para simpatizar com ela, mas não teve como. A Vanessa, o professor, seus pais, os responsáveis da escola são farinha do mesmo saco.
Alan kleber 31/08/2021minha estante
O hype nesse livro é enorme.

Deise 31/08/2021minha estante
Sim, eu li pelo hype e quebrei a cara.

Aline Michele 31/08/2021minha estante
É difícil gostar de alguém mesmo , o que mais acontece nesse livro e vc ter o estômago revirado por vários acontecimentos.

Deise 31/08/2021minha estante
@Ale, sim é isso mesmo

Gabi 04/07/2020

Muito, muito intenso
Eu sinceramente não tenho palavras para falar desse livro. É bem perturbador tudo que o Strane fez com a Vanessa. Sabe aquela frase "lavagem cerebral"? Pois é, é exatamente isso que o Strane fez com a Vanessa. Mesmo adulta ela não consegue reconhecer que foi abusada sexualmente por um pedófilo. Vanessa ficou com a mente tão perturbada e fodida, que muitas vezes eu me peguei com raiva dela por certas atitudes tomadas. Mas ao mesmo tempo a pena que eu senti da personagem foi enorme. Ficou aquele sentimento de querer ajudar e fazer a Vanessa enxergar que tudo que o Strane fez com ela foi errado. Tudo que ele falou pra conquistar ela, tudo pra deixar ela praticamente dependente dele e assim conseguir o que queria. Ao longo da leitura você vê com toda clareza que foi um estupro. Uma leitura forte e intensa. Vou favoritar pois essa leitura me fez sentir tantas coisas...

Dante 27/09/2022

O desconforto que te prende
Vi esse livro em um dos canais sobre criminologia que acompanho e fui alertado de que ele poderia trazer grande desconforto sobre as visões que ele dá, e realmente...Nunca senti tanto desconforto em uma leitura quanto nessa.
E mesmo assim, o livro consegue envolver de formas inexplicáveis, a história é interessante, você quer saber como essa trama se desenrolou, como Vanessa se tornou assim, e fica um tanto quanto irritado com as decisões e pensamentos dela, mas vê um ponto de vista de uma vítima que não se sente vítima, e isso lhe faz questionar.
Não recomendo para aqueles que sejam sensíveis a conteúdos mais...Abusivos, mas para aqueles que se interessam em conteúdos mais delicados, gostam de conhecer situações quais são até necessárias em algumas situações, recomendo o livro, e as sensações que ele trás, vendo pelo que Vanessa passa, pelas decisões que tomou sobre isso e como isso acarretou em seu futuro.
Bella 27/09/2022minha estante
A leitura mais difícil que tive, fiquei muito tensa e passei grande parte do livro com raiva da Vanessa .

Clara.Horn 06/02/2022

"Não precisa ser físico para ser abuso."
Acho que a frase do título explica bem sobre o que o livro tenta mostrar durante a narrativa e faz com que ficasse angustiada durante toda a história. Demorei mais do que o usual para ler esse livro, porque, na maioria das vezes, não conseguia ler mais de 10% de uma vez sem ficar enjoada, com raiva e triste com os acontecimentos. Vanessa tinha (apenas) 15 anos e consegui perfeitamente perceber o abuso psicológico e a dependência emocional que Strane usa na Vanessa, além, é claro, dos estupros (sim, no plural) que ele comete nela, enquanto tentava amenizar dizendo que ou "ela tinha concordado" ou "ela tinha gozado e, por isso, tinha gostado daquilo".
Senti tanta pena dela, principalmente pela razão de que, além de se culpar por várias coisas que aconteceram, ela não acredita em nenhum momento que também foi vítima. Que ele a amou e que ela teria sido sim, diferente das demais.
Ele - um homem de quase 35 anos - não poderia ter um relacionamento 100% saudável e consciente com uma menina de 15 anos, principalmente utilizando dos artifícios de dizer que Vanessa era "uma menina diferente", que "parecia mais mulher que menina" e que quando a ela não concordasse com algo, ele dizia que ela estava fazendo "birra" e não se comportando se acordo com a idade dela (repito: ela tinha quinze anos).
Livro desconfortável, com gatilhos, mas muito MUITO recomendável. Abre diversas discussões e é muito importante para se conscientizar sobre abuso psicológico e sexual. Por mais que a experiência tenha sido angustiante, faria tudo de novo para conhecer esse livro.
Dani 06/02/2022minha estante
Gostaria de ler mas acho que preciso de mais tempo, cura até poder ler sem trazer gatilhos. Já fiquei chocada com É assim.que acaba imagina esse. Mas também não imagino não ter lido. Vai ficar na minha lista esse

Clara.Horn 06/02/2022minha estante
Pois é! Achei esse um pouco mais pesado que "é assim que acaba", principalmente porque o Strane não é romantizado para os leitores como o Ryle, só para a Vanessa mesmo. Então a gente acaba ficando desconfortável vendo ela viver tudo aquilo quando sabemos que é tóxico.

jhenyferky 04/09/2020

Ser comum é bom
As últimas páginas me deixaram tão envolvida que eu simplesmente não consegui parar de ler, quando eu terminei percebi quanto aprendizado essa história pode passar. Isso muda o fato de que talvez você nunca mais queira ler esse livro? Não! mas como eu disse vale a experiência.

Citações: ?Quando lhe pergunto como ele consegue decidir tão depressa, ele diz que deve ficar óbvio desde a primeira linha se algo é bom ou não?

?Que nojento é para os homens; eles têm uma gosma que os denuncia no final?

?gravar um CD para mim? Me chamar à sua sala todos os dias? Essas coisas não parecem normais, não para o meu corpo e, por mais que minha mente se confunda, o meu corpo sabe?

Rafa 24/06/2021

Melhor leitura de 2021
Não sei nem expressar o que estou sentindo depois de ler este livro! É uma narrativa de uma estudante de 15 anos que se envolveu com o professor de 42 anos, ou seja, aborda a pedofilia! O livro é muito bem escrito, o tema é que é perturbador, porém necessário de se entender... não leia se você for sensível a esse assunto. Ele é bem similar ao livro "Lolita".

Fiquei bastante envolvida durante a leitura e passei madrugadas em claro até finalizar. É só digo: "Que livro!"
Luh 24/06/2021minha estante
Esse livro realmente é incrível!

Kari 24/07/2020

Que livro bem escrito!
A narrativa me prendeu demais e, embora seja um livro com uma temática extremamente difícil, terminei bem rápido. A leitura já não começa nada agradável, a partir do momento em que sabemos do que trata. Comecei com muita raiva, e terminei assim. Não gostei de algumas decisões que foram tomadas pela autora, mas acho que foram bem reais e entendo. Os detalhes que não gostei se tornam pequenos comparados ao quão importante e necessário é um livro desses. Precisa ser reconhecido e divulgado. Leiam!!!
Cris 24/07/2020minha estante
Li fiquei incomodada com alguns capítulos principalmente em relação aos pais... realmente a leitura flui porque precisa de um desfecho. Também recomendo.

Kari 24/07/2020minha estante
Me senti muito incomodada em relação aos pais também! Muitas vezes parei a leitura no meio de partes impressionáveis e nojentas e só voltei depois pq precisava de um desfecho, mas ainda bem que terminei. Realmente recomendo muito!!!

Cris 24/07/2020minha estante
??

Lud 06/07/2023

Difícil
Não sei ao certo minha opinião do livro. Foi muito difícil a leitura por conta das cenas que dão nojo e revolta mas ao mesmo tempo foi viciante porque a autora conduziu bem e também porque eu tava muito curiosa sobre o rumo que ia tomar e eu não gostei, porque eu tinha imaginado outras coisas?...
Mas acredito que é importante uma história como essa que mostra o ponto de vista de uma vítima que romantiza e não se vê como vítima, deve existir muitas por aí que são desse jeito.

Tati Bertoldo 06/08/2020

Você está aqui.
Minha sombria Vanessa foi meu primeiro romance psicológico um livro que me fez ver minha vida por um outro ângulo. Mostra que um abuso não tem grau de, leve ou intenso. Que um abuso acaba com a vida de uma pessoa de tantas formas diferentes, e o quanto um abuso tem o poder der mudar de forma definitiva a vida de quem o sofre. Mesmo sendo um livro com um tema pesado e doloroso para muitos, eu recomendo a leitura, pois nunca se sabe quando poderá conviver com uma "Vanessa" ou como atravéz dele você pode se reconhecer em "Vanessa".

Gi 04/06/2021

Livro que te trás um desconforto por tudo que Vanessa teve que enfrentar e dr como tudo sempre parece mais errado para a vítima do que para seu abusador

Awa 22/04/2021

Me mudou
"Eu tenho a sensação de que preciso de um desfecho, mas ao mesmo tempo estou satisfeita por não ter.
O fato de quase todas as histórias sobre abuso em livros ter um final feliz, uma conclusão, faz a parte de nós que já sofreu algo assim não nos sentir abrangidas ou acolhidas.
A verdade crua que esse livro me mostrou foi que viver fora da realidade, não enfrentando o trauma, buscando sempre ilusões para acreditar que a vida passou como se nada tivesse acontecido é tão problemátco e doloroso quanto levar uma vida em torno de um abuso, quanto viver à sombra dele."