Futebol ao Sol e à Sombra

Futebol ao Sol e à Sombra Eduardo Galeano

Resenhas - Futebol ao sol e à sombra

1 | 2 | 3 | 4 | 5

clebs_santos 14/08/2023

O pai do ódio eterno ao futebol moderno
"Fontes bem-informadas de Miami anunciavam a queda iminente de Fidel Castro, que ia despencar em questão de horas".

Todo capitulo que Galeano escreveu sobre uma edição de Copa do Mundo começava com uma contextualização sobre o mundo naquele ano. E essa frase estava presente em todas essas aberturas. Achei isso divertidíssimo.

Esse livro é uma exaltação ao futebol, uma aula de geopolítica e uma lamentação ao que o futebol se tornou.

A cada capítulo é possível acompanhar como o futebol foi se transformando em negócio e como Galeano fica incomodado com isso. As criticas a Fifa e ao mercado da bola (termo que quem acompanha o futebol conhece bem) tornam-se mais frequentes conforme os relatos do autor se aproximam dos tempos atuais.

À primeira vista, pode parecer apenas um "no meu tempo era melhor", mas não. O autor confirma, mesmo em sua tristeza com o futebol moderno, o que ele fala logo na primeira pagina do livro, que ele era "um mendigo do bom futebol".

Entrou na minha lista de livros favoritos com a mesma facilidade com que Pelé fazia seus gols.

marlleylourenco 07/01/2024

Não sabia exatamente o que esperar desse livro. O início não me ganhou tanto e demorei um pouco para engatar, mas depois não parei mais.

Adorei a forma como os eventos e personagens eram sempre contextualizados a época em que ocorriam e a acidez ao tratar dos bastidores da "sombra" do futebol.

O trecho "depois do livro", a partir da Copa de 98, não é como o resto do livro, mas valeu a tentativa de deixar o conteúdo mais atualizado.

ThalismarGonAalves0 25/01/2023

Futebol, história e política
Esse livro é muito bom para quem gosta de futebol, história e política. Galeano, com sua forma de escrita poética, apresenta um histórico das copas do mundo (até a de 1998) e comenta fatos históricos relevantes que ocorreram entre os anos das copas do mundo.

Fael 17/01/2021

Futebol no topo
O livro de Galeano é apaixonante.
A cada crônica, a cada linha e a cada palavra você consegue sentir a paixão visceral do autor pelo futebol, esse, sendo posto no altar do mundo.
Fazendo elos com acontecimentos marcantes do mundo, Galeano enriquece mais a obra e traz ao mundo um dos livros mais gostosos de ser ler para amantes do futebol e de uma boa escrita.

levi.varjao 12/11/2021

História do futebol sul-americano
A leitura é bem leve e flui com bastante, é possível ler mais páginas do que o costume por vez.
As crônicas e contos do livro em si são bem legais, mas em alguns momentos ficam repetitivas, quem ler vai perceber o que estou falando.
Faz algum tempo que li, então não lembro de nenhum crônica em especial, mas tem algumas que são maravilhosas, de se marcar com post-its e rememorar com o tempo.

Gamarra 03/01/2022

(Voltando a colocar o que leio aqui)
Esse é sensacional. O jeito apaixonado e admirado que o Galeano escreve sobre o futebol é uma coisa maravilhosa. Dá pra notar a paixão e quase perceber que os olhos dele brilharam ao narrar as histórias que ele leu e o que ele mesmo viu. A frase clichê "é muito mais que futebol" cabe bem aqui. Destaca não só a beleza, mas as questões sociais, políticas, justiças e injustiças desse esporte. Ótima leitura.

lucasts30 30/03/2011

Obrigatório
Obrigatório para quem é amante do futebol.

Obrigatório para quem não vai muito com a cara do esporte.

Talvez após a leitura aprenda um pouco mais dessa paixão que move grande parte do mundo. Uma paixão que é muito bem descrita nesse livro, com muitas histórias pequenas e deliciosas.

Sensacional!

Léo 18/10/2011minha estante
Em absolutamente tudo que o povo latino-americano se dedica e coloca a sua paixão supera os demais; e na história do futebol, tao bem narrada pelo Galeano, temos mais um exemplo disso

Rodriguinho @literario.rojo 11/02/2022

"A história do futebol é uma triste viagem do prazer ao dever…"
O escritor uruguaio Eduardo Galeano nos contempla nessa obra em forma de crônicas uma homenagem ao futebol desde a irreverência do esporte e seus elementos que o compõem a uma denúncia das estruturas de poder e o negócio lucrativo por fora das quatro linhas.
O autor versa sobre o espetáculo de uma partida de futebol e todos os elementos que podem compor o grande show de bola ou não.
Dentre esses inúmeros elementos destaco o papel do TORCEDOR, esse que pelo menos uma vez na semana foge da sua realidade e vai ao estádio coberto pelo seu manto sagrado e tremula a bandeira e perde a voz incentivando o time e fica em festa quando o gol é marcado a favor, abraçando até os desconhecidos em meio a massa para comemorar.

E quando termina a partida, esse torcedor junto ao resto da multidão retoma para sua casa de volta a sua triste realidade às vezes. E o estádio antes lotado também volta a sua solitude.

"O gol é o orgasmo do futebol…"

Daubian 20/06/2019

O mundo é uma bola
Virou moda falar mal do futebol. A seleção apanha, os políticos dominaram seus símbolos e o distanciamento entre os brasileiros e a canarinho é tão claro quanto os lances vistos no replay. Mas porque milhares de pessoas seguem esse esporte? O pão e circo não convence. É um problena crônico. A resposta talvez o Eduardo ajude a desvendar. O futebol tem um que de magia como todo bom esporte. Ele mexe com a fantasia e a espera pelo gol os fazem lendários. A história se funde com a história do jogo e uma visão muito crítica e politizada vai contando essa partida. Grandes craques e jogos são sublimamente retratados com uma leveza poética muito rara. Ele traduz todo o fascínio sobre o olhar de um torcedor, o que no fundo é como o futebol vive (ou sobrevive) ao mundo moderno: nos corações de milhões de apaixonados que continuam a ver o mundo que gira infinitamente como uma grande bola de futebol.

Tharlley 18/05/2020

Um passeio
Eduardo Galeano anda por toda a extensão do futebol com pequenos textos, mas prazerosos.

Emilena 12/06/2020

Mais uma amante do futebol
Futebol e livros, duas das minhas paixões, e de uma maneira apaixonada e leve, o escritor Uruguaio Eduardo Galeano conseguiu traduzir esse sentimento em casa frase escrita.
O livro conta a história do futebol desde início, mais do que apenas explicar o futebol, ele narra com emoção e magia o que ele viveu.
Meninos que sonham em ser jogadores, política envolvida, preconceitos, perdas e ganhos, amor e paixão, tudo contado de uma forma leve e envolvente, mostrando a visão do torcedores que assiste tudo aquilo. Terminei o livro com a sensação de quero mais e mais amante do futebol.

Laura Regina - @IndicaLaura 13/07/2009

Quer saber sobre futebol?
E ainda se divertir?!

Nick 30/12/2021

Mestre Galeano
Assim como todos os outros livros que li do Galeano, esse também foi um prazer, ver suas análise de mundo através do futebol, trazendo seus diversos nuances e curiosidades, foi uma experiência que com certeza mudou minha relação com o futebol, expandindo minha visão sobre o esporte e especialmente com tudo que o cerca. O que mais me marcou do livro é você ver o processo de transformação do futebol ao longo do tempo, como podemos compreender a nossa realidade através dele e especialmente como isso é um reflexo do capitalismo selvagem em que vivemos.
Luna 30/12/2021minha estante
???