Futebol ao Sol e à Sombra

Futebol ao Sol e à Sombra Eduardo Galeano

Resenhas - Futebol ao sol e à sombra

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Geógrafo da Alma (Poeta) 04/02/2009

Muito gostoso, realmente é fantástico ler algo tão poético a respeito de uma paixão mundial nas palavras do grande Eduardo Galeano.

Yvan 21/09/2018

Livraço!
Obrigação para quem gosta de futebol, Galeano conta poeticamente a história do futebol e a história durante as Copas.

Obs.: vou reler antes da Copa de 2022.

Leon.Alvez 25/05/2024

Se você procura um livro cheio de estatísticas, aqui não é o seu lugar. Galeano nos trás o futebol em forma de poesia, com a paixão latina, de quem cresceu ouvindo as mais incríveis histórias desse esporte universal. Um livro essencial pra quem, como eu, ama o futebol!

Arthur836 18/05/2024

O futebol foi e é um símbolo de identidade coletiva
Comecei a ler esse livro por conta de um projeto de pesquisa da faculdade e ele realmente me surpreendeu.
Galeano, autor do que eu considero a mais célebre obra sócio-político tratando da américa do sul "As veias abertas da américa-latina", traz um visão latina e mundial, política e social à respeito do futebol, uma das grandes paixões do autor.
Dividindo em vários contos, Eduardo Galeano apresenta primeiramente uma visão idílica, idealizada e apaixonada à respeito do esporte, até chegar no ápice do livro, formando críticas às conjuturas do futebol moderna, da sua ligação com a sociedade e a sua utilização por governos autoritários, considerado como o ópio do povo.
É uma obra incrível pra quem se interessa por futebol e política.
lorena 18/05/2024minha estante
??

skuser02844 08/05/2024

Futebol
Esporte, política e críticas sociais se misturam nessa coletânea de textos sobre o futebol. Apresenta o olhar do torcedor, que quer a vitória a qualquer custo, com o sentimento do apaixonado por esse esporte, que aprecia os lances bonitos e as histórias espetaculares dos pequenos contras os grandes, do impossível sendo possível.

Lena 03/01/2023

Peguei esse livro por recomendação de um amigo e vou parafraseá-lo: além da religião e da música, só o futebol explica o que aconteceu nesse canto do mundo durante o séc. XX.

Eu não conhecia esse lado da história do futebol e estou fascinada. O Galeano apresenta o valor político-cultural desse esporte para a América Latina e explica ? da maneira mais didática que já li ? o porquê do nosso futebol e dos nossos jogadores se distinguirem daqueles que estão no Hemisfério Norte.

É um bom início para quem não acompanha o universo futebolístico, mas deseja entender sua importância e se livrar dos preconceitos!

Emilena 12/06/2020

Mais uma amante do futebol
Futebol e livros, duas das minhas paixões, e de uma maneira apaixonada e leve, o escritor Uruguaio Eduardo Galeano conseguiu traduzir esse sentimento em casa frase escrita.
O livro conta a história do futebol desde início, mais do que apenas explicar o futebol, ele narra com emoção e magia o que ele viveu.
Meninos que sonham em ser jogadores, política envolvida, preconceitos, perdas e ganhos, amor e paixão, tudo contado de uma forma leve e envolvente, mostrando a visão do torcedores que assiste tudo aquilo. Terminei o livro com a sensação de quero mais e mais amante do futebol.

Tharlley 18/05/2020

Um passeio
Eduardo Galeano anda por toda a extensão do futebol com pequenos textos, mas prazerosos.

Alessandro @possati.ale 12/02/2020

Saudosismo
Galeano em suas páginas escreve de forma cronológica pequenos ensaios sobre grandes ídolos do futebol clássico, cheio de saudosismo principalmente com os craques latinos.

Daubian 20/06/2019

O mundo é uma bola
Virou moda falar mal do futebol. A seleção apanha, os políticos dominaram seus símbolos e o distanciamento entre os brasileiros e a canarinho é tão claro quanto os lances vistos no replay. Mas porque milhares de pessoas seguem esse esporte? O pão e circo não convence. É um problena crônico. A resposta talvez o Eduardo ajude a desvendar. O futebol tem um que de magia como todo bom esporte. Ele mexe com a fantasia e a espera pelo gol os fazem lendários. A história se funde com a história do jogo e uma visão muito crítica e politizada vai contando essa partida. Grandes craques e jogos são sublimamente retratados com uma leveza poética muito rara. Ele traduz todo o fascínio sobre o olhar de um torcedor, o que no fundo é como o futebol vive (ou sobrevive) ao mundo moderno: nos corações de milhões de apaixonados que continuam a ver o mundo que gira infinitamente como uma grande bola de futebol.

João 07/04/2019

As veias abertas do futebol
O grande Eduardo Galeano faz uma análise poética e ao mesmo tempo muito cientifica do futebol e das suas minucias.
Ao mesmo tempo em que o grande escritor uruguaio rememora um gol, um atleta, ou uma Copa especifica, ele faz todo um resgate político do que perfila o futebol. Dentre as discussões do livro, é pautado o racismo de clubes e dirigentes, o monopólio da mídia e das grandes corporações, a corrupção, dentre outras questões; porém, as páginas desse clássico não se limitam somente às mazelas.
O autor, que disse tentar fazer com as mãos, o que não pode fazer com os pés, aborda toda a magia que perfila o esporte bretão, e a paixão que o mundo, sobretudo a America Latina, tem pela pelota. O futebol, além dos 90 minutos, serve como instrumento de ascensão social para os pobres, como forma de manifestar alguma identidade de grupo, como instrumento de resistência, etc. Dessa forma, se configurando a "grande missa pagã".
O pior do livro é que ele chega ao fim, assim como toda partida de futebol, fico imaginando como o Galeano retrataria o nosso Penta, a ótima campanha do Uruguai em 2010 na Africa da Sul (uma copa no continente africano... como ele veria isso?), a genialidade de Messi, o 7x1 que tomamos em casa, a chegada do VAR, a final da copa Libertadores cuja sede seria na Espanha, uma nova copa nos EUA que está por vir, etc etc...
Por mais Maradonas e menos Havelanges!
Vamos voltar ao futebol!
Daubian 20/06/2019minha estante
Tem uma nova versão que ele chega a comentar até o começo da copa de 2014. Não chega no 7 a 1, mas faz uns comentários rápidos sobre temas atuais. Pra resumir, ele enaltece o Uruguai de 2010 que impediu outra Eurocopa, é um pouco frio com o Penta criticando o Scolari (ah o 7 a 1), reclama que a África sedia copas exportando gente,f que o não vai ter copa marcou mais a copa de 2014 que outra coisae falou mal de Messie CR7 nas seleções. Aliás ele fala que xingou o polvo Paul que corretamente acertou que o Uruguai seria eliminado.

Duana 20/03/2019

"Quem conta um ponto, aumenta um conto"
[Resenha/Locução radiofônica para o Programa Vice Verso, O poema e a música ao pé da letra.]

QUANDO SOUBE QUE O PROGRAMA SERIA SOBRE EDUARDO GALEANO APROVEITEI PARA ME INSERIR NA LEITURA DO URUGUAIO/ E NÃO TEVE JEITO/ AO VER O TÍTULO “FUTEBOL AO SOL E À SOMBRA” LOGO SOUBE QUE ESSA SERIA A MINHA PRIMEIRA LEITURA.

O LIVRO NARRA AS ORIGENS DO FUTEBOL// DA CHINA ANTES DE CRISTO AOS ÍNDIOS DA FLORESTA AMAZÔNICA// FALA DE CADA PERSONAGEM QUE COMPÕE O JOGO/ GOLEIRO, ÍDOLOS DO FUTEBOL, ÁRBITROS, O GOL/ ALIAS O MOMENTO MAIS MARCANTE DO JOGO, SEJA PARA TORCEDORES FANÁTICOS OU NÃO, QUE ELE NARRA ASSIM: “O GOL, MESMO QUE SEJA UM GOLZINHO, É SEMPRE GOOOOOOOOL NA GARGANTA DOS LOCUTORES DE RÁDIO, UM DÓ NO PEITO CAPAZ DE DEIXAR CARUSO MUDO PARA SEMPRE, E A MULTIDÃO DELIRA E O ESTÁDIO SE ESQUECE QUE É DE CIMENTO, SE SOLTA DA TERRA E VAI PARA O ESPAÇO”// COMO NÃO LEMBRAR DA FINAL DO CAPIXABÃO? DÁ-LHE BRANCÃAO! (RS)

FOI MAL/ É QUE O ESPORTE EMPOLGA// POR SINAL/ “EMPOLGADO” TALVEZ SEJA UMA BOA PALAVRA PARA DESCREVER O RITMO DE LEITURA QUE GALEANO TRAZ EM “FUTEBOL AO SOL E À SOMBRA”// ALÉM DE FAZER DESCRIÇÕES COM ANALOGIAS BASTANTE ENGRAÇADAS DE CADA ESPAÇO QUE ENVOLVE O JOGO, DAS SENSAÇÕES E DO HISTÓRICO DESSE ESPORTE QUE, DE FATO, MOVE PAIXÕES/ SOANDO ATÉ COMO RELIGIÃO// ELE ATÉ QUESTIONA SE SERIA “O ÓPIO DOS POVOS”/ O QUE VOCÊ ACHA?

HMM, EM TEMPOS DE CRISE MEU AMIGO, EM QUE O JOGO SE TRANSFORMOU EM ESPETÁCULO E EM UM DOS NEGÓCIOS MAIS LUCRATIVOS DO MUNDO COMO DIRIA O AUTOR, É COMPLICADO FALAR DE FUTEBOL, Ô, SE É! PARA ELE COMEÇOU LÁ ATRÁS, EM 1974, COM NINGUÉM MENOS QUE JOÃO HAVELANGE, CHEGANDO A PRESIDÊNCIA DA FIFA E DECLARANDO EM UM JORNAL QUE O MAIOR PRAZER DO ESPORTE SERIA “A DISCIPLINA”. DE LÁ PRA CÁ, BOM, VOCÊ DEVE ESTÁ LENDO OS NOTICIÁRIOS.

MAIS, VAI LÁ, EU CONCORDO COM ELE SOBRE SER O ÓPIO DOS POVOS, ATÉ PORQUE É ASSUNTO MUNDIAL, CERTO EM QUALQUER BOTEQUIM, CERTO, NO BRASIL, EM TODAS OS BARES NAS MADRUGADAS DE QUARTA, “COMO NUM DIA DE DOMINGO”.

NAS RUAS DE TERRA DOS SUBÚRBIOS, JOGADOR, GOLEIRO, TORCEDOR, FANÁTICOS, A GUERRA DANÇADA, O ESTÁDIO, A BOLA, SUAS ORIGENS, PASSANDO PELO SEGUNDO DESCOBRIMENTO DA AMÉRICA, GOL OLÍMPICO, A CHILENA, DO HELENO, NOLO, ATÍLIO, ZIZINHO, PELÉ, MARADONA, ZICO, AS COPAS, OS MUNDIAIS, PUBLICIDADE NAS CAMISAS DE TIME?, PENÃROL, NACIONAL, FC BARCELONA, FLUMINENSE, SEU FILHO RESPONDÃO: O FLAMENGO, RIVER… EDUARDO GALEANO ENXERGA O FUTEBOL ORA DE MANEIRA DRAMÁTICA, ORA DE MANEIRA ROM NTICA, ORA DE MANEIRA NOSTÁLGICA, ORA PESSIMISTA. MAS ACIMA DE TUDO, COM MUITA PAIXÃO, ALGO QUE POR ANOS FOI CAPAZ DE EMOCIONAR O ESCRITOR QUE JÁ DIZ NAS PRIMEIRAS PÁGINAS DO LIVRO:

“não passo de um mendigo do futebol, ando pelo mundo de chapéu na mão, e nos estádios suplico:

– Uma linda jogada pelo amor de Deus!

E quando acontece o bom futebol, agradeço o milagre – sem me importar com o clube ou o país que o oferece.”.

AH! SÓ MAIS UM PARTE DO LIVRO: “EM 1912, FOI DISPUTADO O PRIMEIRO CLÁSSICO DA HISTÓRIA DO FUTEBOL BRASILEIRO, O PRIMEIRO FLA-FLU. O FLUMINENSE VENCEU O FLAMENGO POR 3 X 2.” (RS) TEM ALGUM FLAMENGUISTA ME ESCUTANDO AÍ? É AMIGO, APESAR DA DELÍCIA DO FUTEBOL SER A INCERTEZA DE CADA JOGO, ALGUMAS COISAS NÃO MUDAM.

BOM, FICA AÍ MINHA DICA, BOA LEITURA!

site: https://www.mixcloud.com/ProgramaViceVerso/vice-verso-veias-abertas-eduardo-galeano-03-06-2015/

Luiza 19/02/2019

Não é só futebol, nunca foi
Já disse e reitero Futebol ao Sol e à Sombra é aquela obra que todo torcedor fanático deveria ter lido.
Nessa obra de arte, Eduardo Galeano consegue colocar em palavras todo o nosso amor latino-americano pelo futebol. Poeticamente e com palavras escolhidas a dedo, o autor traz esse sentimento a cada capítulo. E desses o que mais me marcou foi aquele que traz o singelo título "O torcedor". A cada linha, cada palavra que absorvia, conseguia me imaginar claramente dentro do texto. Revivi momentos felizes, tristes e até aquele sentimento poderoso que nós torcedores nutrimos pelas mães dos juízes que apitam os jogos dos nossos times do coração.

É um livro incrível em diferentes esferas. Ao mesmo tempo que fala sobre futebol, quando a narrativa se embrenha pelos caminhos dos Mundiais, Eduardo Galeano preenche os textos com mais do que só futebol. Preenche-os com conteúdos político-sociais, conteúdos humanos.

Rapudo 03/07/2014

iniciado em 03/07/2014

righigor 13/06/2024

Textos escritos de forma excelente. Uma ótima contextualização mostrando que politica e futebol se misturam sim e são na verdade a mesma coisa. Muito boa leitura de Eduardo Galeano

1 | 2 | 3 | 4 | 5