Futebol ao Sol e à Sombra

Futebol ao Sol e à Sombra Eduardo Galeano

Resenhas - Futebol ao sol e à sombra

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Ana 29/10/2022

Que livro delicioso para aprender um pouco sobre a história do futebol e, consequentemente, sobre a história do mundo. Sim, Galeano mostra neste livro que o futebol é muito mais do que um jogo de 11 contra 11. Envolve paixão, política, muito dinheiro e o mundo inteiro.

Goste você minimamente de esporte e futebol, essa é uma leitura obrigatória.

Gabriel 19/09/2022

Uma introdução ao futebol
Para quem gosta e estudo o futebol é uma ótima introdução ao tema. Traz questões relacionadas a magia , regras, mercantilização, etc. A parte que mais me chamou a atenção foi a questão da transição do futebol para vendê-lo enquanto mercadoria.

ClAcio 15/07/2022

Poético, crítico e apaixonante
Eduardo Galeano escreve sobre futebol de forma poética, crítica e, acima de tudo, apaixonante. Textos que contam a história do futebol de forma simples e muito gostosa de se ler.
Os meus favoritos são os das Copas do Mundo, que são os principais. Cada texto sobre um Mundial recebe um contexto histórico do ano em que o Campeonato foi disputado, passando por algumas pérolas da competição, um maior destaque à grande final, até chegar aos terceiro e quarto colocados e ao quadro de principais artilheiros da Copa.
Além de ser um ode ao futebol, este livro também crítica as estruturas de poder da FIFA, um dos negócios mais lucrativos do mundo.
O autor, uruguaio, abordando vários países onde a bola rola, tem um ponto de vista latino-americano, o que torna o livro ainda mais interessante para os amantes do futebol que residem na América Latina.

"O gol é o orgasmo do futebol. E, como o orgasmo, é cada vez menos frequente na vida moderna."

taisbellini 23/02/2019

Leve e crítico
Livro ótimo de ler. Muito bem humorado e ácido, relata brevemente a história do futebol no contexto mundial sempre com um olhar crítico.

theoflores12 22/04/2022

Ode ao Futebol
Futebol ao Sol e a sombra é um dos clássicos do Galeano. O uruguaio tem o dom de transformar lances,coisas e situações banais e corriqueiros do esporte em poesia.
Das posições dos jogadores a gols marcantes, Galeano faz um show digno de um drible desconcertante.
Meus preferidos foram O Estádio, onde o autor exalta grandes templos do futebol,repletos de história e crítica as novas arenas,feitas por patrocínios milionários,em países que não tem nenhuma tradição (alô, Catar!) e os sobre os mundiais. Cada texto sobre um mundial ganha contexto histórico do ano em que ele foi disputado,o vencedor e os artilheiros da competição.
É uma leitura obrigatória para quem ama o futebol!

João Vítor 28/03/2022

Uma declaração de amor ao jogo
O jeito que Galeano escreve é apaixonante, ele se declara, se derrete pelo futebol. O autor de Veias Abertas da América Latina não deixa de falar de política, mas junta isso a episódios históricos do jogo de bola, com alguns contos que chegam a arrepiar. Depois de ler este livro é impossível não se apaixonar pelo futebol, ou pelo menos se apaixonar pela forma como Galeano o descreve. Sorrisos são garantidos nesse livro.

Cada personagem tem seu espaço: o jogo, a bola, o jogador, o torcedor, o árbitro, o técnico, os ídolos, os desconhecidos, todos!

Um baita livro, diga-se de passagem!

Ricardo de Andrade 23/12/2021

Sobre a paixão do futebol
Belíssimo livro de Eduardo Galeano. Pelas suas linhas, é possível ver a paixão latente pelo futebol que existe no autor. Claro, assim como todo livro de futebol, é muito difícil não ser clubista em alguns momentos. E vou ter de ser agora. Uma pena o autor não citar o magnífico Santos da década de 60. Único erro desta obra que fala de forma poética sobre a história do futebol, suas lendas, seus eventos, suas tristezas e suas alegrias. Muito bom ver que o autor vai além do futebol e cita a corrupção endêmica e estrutural que cerca esse lindo esporte. Gostei muito, muito bom para encerrar um ano em que voltei a acompanhar futebol com mais frequência.

Rafael M. 08/12/2021

Um manifesto.
Grandes momentos da história do futebol, grandes nomes e marcas que ficaram na história.

O autor faz uma rápida passagem pelos acontecimentos do futebol desde o seu nascimento, trazendo suas perspectivas sobre a modernidade no esporte e suas opiniões acerca disso. Um livro gostoso de se ler.

Para os amantes da bola e para os que desejam ler algo tranquilo, histórico e que traz detalhes de épocas distantes com uma linguagem "poética", que em alguns momentos é, também, a dialética dos gramados.

Curiosidades e, acima de tudo, um grande protesto contra a mecanização do esporte, do que ele se tornou. Das grandes empresas que moldam como e quando serão as partidas, como correrá e como se portaria tal jogador, onde o patrocinador irá lucrar mais.

Pedro Gabriel 28/10/2020

"Fontes seguras em Miami asseguram que é questão de horas para Fidel Castro cair".
As sutilezas de Galeano tornam a leitura encantadora, seja nos momentos de luz e de sombra do esporte.

1 | 2 | 3 | 4 | 5