Futebol ao Sol e à Sombra

Resenhas - Futebol ao sol e à sombra

1 | 2 | 3 | 4 | 5

taisbellini 23/02/2019

Leve e crítico
Livro ótimo de ler. Muito bem humorado e ácido, relata brevemente a história do futebol no contexto mundial sempre com um olhar crítico.

Daniel1503 26/12/2022

É um bom livro para quem quer conhecer um pouco mais sobre as edições de Copas do Mundo, de 1930 até 2014, apesar dos relatos de certa forma serem superficiais. Antes de adquirir a obra, tinha a impressão de que o autor se aprofundaria mais nas histórias, mostraria mais sua visão sobre a importância do futebol fora dos campos, a parte antropológica do esporte. Minha confusão talvez ocorre por ser Eduardo Galeano um escritor de grande renome, com outras obras que se tornaram grandes sucessos. Mesmo assim, vale a leitura, principalmente em época de Mundial.

Braguinha 04/12/2022

Poesia em prosa a cada linha
Uma joia da literatura uruguaia. Uma pena o autor ter morrido antes de tantas outras Copas do Mundo dignas de seus comentários. Eduardo Galeano disseca com bom humor e uma intelectualidade coloquial vibrante grandes momentos do jogo bonito. O melhor livro de futebol que já existiu. Ainda bem que o Brasil e alguns jogadores brasileiros tenham destaque.

Lucas 01/11/2022

Livrinho delicioso
Lido no quintal, em um fim de semana de sol
O concreto do chão rapidamente se transformou no da arquibancada
Fidel Castro nunca caiu ou cairá

Ana 29/10/2022

Que livro delicioso para aprender um pouco sobre a história do futebol e, consequentemente, sobre a história do mundo. Sim, Galeano mostra neste livro que o futebol é muito mais do que um jogo de 11 contra 11. Envolve paixão, política, muito dinheiro e o mundo inteiro.

Goste você minimamente de esporte e futebol, essa é uma leitura obrigatória.

Gabriel 19/09/2022

Uma introdução ao futebol
Para quem gosta e estudo o futebol é uma ótima introdução ao tema. Traz questões relacionadas a magia , regras, mercantilização, etc. A parte que mais me chamou a atenção foi a questão da transição do futebol para vendê-lo enquanto mercadoria.

jefftavaresjuni 24/12/2013

Uma saga de mais de cem anos de futebol
Em "Futebol ao sol e à sombra", Eduardo Galeano viaja pela história deste esporte durante todo o século XX e início do XXI, retratando a evolução do jogo como divertimento e como negócio.

O autor uruguaio perpassa pela história de todas as Copas do Mundo, iniciando com uma retrospectiva dos fatos da política internacional, arte e cultura que julgava mais interessantes e relevantes ocorridos no ano de cada mundial, sempre com boas doses de ironia e crítica social.

O livro parece ter sido escrito sob a influência do futebol de outrora, cheio de poesia, fantasia e improviso, algo que contrasta duramente com o futebol que emergiu durante a década de 80, caracterizado pela supremacia da eficácia em relação ao prazer de jogar, do dinheiro sobre a essência do jogo, um futebol duro e engessado, sem espaço para a beleza e o inesperado.

Ainda assim, mesmo com todos as amarras que a modernidade e o capitalismo impuseram a este esporte, o livro nos relembra que o futebol segue apaixonante e atraindo multidões a cada quatro anos, quando o planeta para para ver os astros, bem remunerados mas igualmente exigidos, desfilarem pelos gramados.

Apesar do saudosismo, o livro é um deleite para os amantes do futebol, que têm a oportunidade de repassar por momentos históricos e de conhecer histórias pitorescas do esporte bretão.

theoflores12 22/04/2022

Ode ao Futebol
Futebol ao Sol e a sombra é um dos clássicos do Galeano. O uruguaio tem o dom de transformar lances,coisas e situações banais e corriqueiros do esporte em poesia.
Das posições dos jogadores a gols marcantes, Galeano faz um show digno de um drible desconcertante.
Meus preferidos foram O Estádio, onde o autor exalta grandes templos do futebol,repletos de história e crítica as novas arenas,feitas por patrocínios milionários,em países que não tem nenhuma tradição (alô, Catar!) e os sobre os mundiais. Cada texto sobre um mundial ganha contexto histórico do ano em que ele foi disputado,o vencedor e os artilheiros da competição.
É uma leitura obrigatória para quem ama o futebol!

Leandro 18/12/2012

Eduardo Galeano conta nesse livro sua paixão pelo futebol e a forma como este esporte se desenvolveu ao longo da história, fazendo um paralelo entre o futebol divertido, de várzea e jogado por amor a camisa e a indústria do futebol, que corresponde a uma máfia que hoje controla o futebol mundial e que transforma os jogadores em "robôs", ou "pé de obra", como ele se refere. O futebol transformou-se em uma das mais rentáveis fonte de lucro para a indústria da publicidade, e isso acabou tirando sua beleza. Galeano nos presenteia com esse excelente livro, com seu estilo simples e talvez romântico de escrever. Seu tom poético conquista os leitores, até mesmo aqueles que não são apaixonados por futebol. Excelente dica de leitura.

righigor 13/06/2024

Textos escritos de forma excelente. Uma ótima contextualização mostrando que politica e futebol se misturam sim e são na verdade a mesma coisa. Muito boa leitura de Eduardo Galeano

Rafael M. 08/12/2021

Um manifesto.
Grandes momentos da história do futebol, grandes nomes e marcas que ficaram na história.

O autor faz uma rápida passagem pelos acontecimentos do futebol desde o seu nascimento, trazendo suas perspectivas sobre a modernidade no esporte e suas opiniões acerca disso. Um livro gostoso de se ler.

Para os amantes da bola e para os que desejam ler algo tranquilo, histórico e que traz detalhes de épocas distantes com uma linguagem "poética", que em alguns momentos é, também, a dialética dos gramados.

Curiosidades e, acima de tudo, um grande protesto contra a mecanização do esporte, do que ele se tornou. Das grandes empresas que moldam como e quando serão as partidas, como correrá e como se portaria tal jogador, onde o patrocinador irá lucrar mais.

Pedro Gabriel 28/10/2020

"Fontes seguras em Miami asseguram que é questão de horas para Fidel Castro cair".
As sutilezas de Galeano tornam a leitura encantadora, seja nos momentos de luz e de sombra do esporte.

Jotta Cavalcanti 04/12/2020

Apesar dos pesares
Sou completamente leigo na área de conhecimento do Futebol (ou era?) - é claro que houve um tempo que estudei-o melhor para o entendimento das regras do jogo. Mas havia a ânsia de querer entender as emoções que o jogo despertava em mim, principalmente quando havia um jogo de uma seleção que representava uma nação cujo conhecia sua história (ou estava aprendendo sobre)... automaticamente no intrínseco vibrava ao mesmo tempo em que todos ao redor expressavam suas fúrias emoções devido ao gol do adversário ou falta dele( influência contrária?)... Procurava entender, e nesse procurar, me veio a ideia - tardia mas até que enfim - de pesquisar livros sobre o Futebol no geral e assim deparando-me com "Futebol ao Sol e à Sombra", livro do jornalista-uruguaio Eduardo Galeno que traz uma visão geral sobre uma porrada de coisas que diverte, encanta, entristece, choca e acorda( ou não?) o leitor para algo que nem sequer imaginava sobre os bastidores do Futebol.

Enfim, um bom livro apesar dos pesares ...

Ps: Não conheço o autor e nem procurei saber muito sobre ele, tudo que li foi de relance... Que descanse em Paz!

Codinome 24/10/2017

Um pouco sobre "Futebol ao Sol e à sombra"
Um ótimo primeiro contato com o escritor uruguaio Eduardo Galeano, que revela uma de suas paixões através da literatura: o futebol. Nunca havia lido obras completas sobre esse tema, no máximo revistas Placares e jornais Lances. Mesmo assim o livro não deixa a desejar ao fã assíduo da bola preta e branca ou mesmo ao leigo: é simplesmente um livro aos amantes da boa literatura, que Galeano domina com maestria.
Somos imersos a cada regra e detalhe do futebol de forma bastante lúdica e no formato de crônicas, algo que facilita bastante o desenvolvimento da leitura de forma bastante divertida e que nos faz pensar. São curiosidades interessantíssimas desde os primórdios do futebol até a Copa de 2010, infelizmente o autor veio a falecer em 2015. Aliás as crônicas de cada uma das Copas é algo brilhante, aquilo de melhor que vi no livro, principalmente por envolver acontecimentos contemporâneo como um jornal/obra-prima, sem deixar de lado as pitadas dos comentários ácidos que Galeano é mestre.

Uma ótima indicação, uma das melhores leituras desse ano

1 | 2 | 3 | 4 | 5