Paciente 67

Paciente 67 Dennis Lehane

Resenhas - Paciente 67

barbitoss 05/02/2023

?Então você nunca vai sair desta ilha."
amigas, amigos, amigues? QUE LIVRO! se tivesse como eu dar mil estrelas eu faria isso pois dennis lehane e sua genialidade merece isso e muito mais por ter criado essa obra prima!

vamos lá, eu achei que ia achar a leitura muito maçante por já ter visto o filme - este sendo um dos meus favoritos da vida, inclusive! - mas acabou que não, eu fiquei tão ou até mais presa como se EU estivesse ali como uma personagem observadora acompanhando todo desenrolar da história, as nuances, o que a ilha vai fazendo com cada um dos protagonistas, até chegarmos no ápice do plot twist do final que como sempre me deixa de boca aberta!

a complexidade do teddy é algo que sempre me pega e em certo ponto é algo que te faz se colocar na pele dele e pensar ?se isso tivesse acontecido comigo eu também teria essas atitudes sem mudar em nada!? e por isso ele é um dos meus personagens favoritos da literatura?

Enfim, NOTA MIL pra essa história
Caian.Gabriel 05/02/2023minha estante
Aaaa da até vontade de ler

barbitoss 05/02/2023minha estante
amg leia pois você não vai se arrepender em nenhum momento ???

laynepsilveira 31/01/2023

olha, Brito, sinceramente....
esse livro é como nadar em lama, você lê, lê, lê e não sai do lugar, nada acontece, é tudo absurdamente arrastado
1 estrela só pelo plot que é bom

Gabriel1994 17/01/2023

Eles foram para escola...
Paciente 67 ou Ilha do Medo é um thriller escrito pelo escritor Dennis Lehane que é a verdadeira elite se tratando de livros do gênero.

Um detetive e seu parceiro são convidados a investigar o sumiço de uma paciente em um hospício localizado em uma ilha isolada, com o desenrolar da história e o passar dos acontecimentos as teorias vão se transformando em fragmentos legíveis que quando conectados e revelados sua verdadeira face vai causar uma explosão cósmica na mente do leitor.

Namoral mesmo! Que livro Fod@, irmão! Eu confesso que assisti o filme (duas vezes) antes de ler o livro, mas só consegui entender de fato o final quando peguei o livro para ler (vale ressaltar que Ilha do Medo é um caso raro de adaptação muito bem feita, assistam). A construção do enredo e o desenrolar da narrativa criada por Dennis Lehane esconde muito bem o que está por trás do plot twist principal da história.

Se você nunca viu o filme, pegar esse livro para ler e conseguir descobrir o desfecho do livro antes de acontecer de fato, meu amigo... O FBI tá perdendo!

Quando o autor começa a fazer a mente do leitor pipocar e vai mexendo as peças do tabuleiro levando o leitor a descriptografar o plot junto com o personagem, principalmente na intensidade dos diálogos que acompanham as revelações ao personagem é loucura!

Um livraço sem dúvidas!

Reinaldo.Souza 15/01/2023

Quer um plot twist?

Aqui temos, e o autor ainda faz a gente duvidar da explicação.

Ele é envolvente, um tanto claustrofóbico, detalhado e prolongado no ponto certo. Não consegui parar de ler até descobrir tudo o que estava acontecendo e quando descobri, fiquei "QUE?"

Os personagens principais são cativantes e os antagonistas bem interessantes. Não se pode falar muito sobre o enredo para não entregar muito a história. Mas aqui vemos muita loucura, medo e violência.

tella 07/01/2023

pelo plot twist.
sendo totalmente sincera, só comecei a ler esse livro porque me venderam a ideia dele com um plot twist foda. então, como nunca tinha visto o filme, coloquei na minha lista e agora tive a oportunidade de ler.
a escrita é bem leve, e se não fosse os milhares de gatilhos que esse livro me proporcionou, teria terminado em cerca de um dia e meio. a história é bem interessante, mas não conseguiu me prender, e o plot twist realmente é foda, mas não me surpreendeu tanto porque eu já tinha sacado metade dele - mas ainda assim é muito foda.
concluindo, eu recomendo esse livro pra quem gosta desse tipo de bizarrice e se vc achar chato no início, continue a ler simplesmente pelo plot twist.

Fernanda631 05/01/2023

Ilha do Medo
Ilha do Medo foi escrito por Dennis Lehane e foi publicado em 4 de março de 2010.
Ilha do medo é um suspense que conta a história de Teddy Daniels, no verão de 1954, que chega a Shutter Island, uma ilha que abriga um hospital psiquiátrico para criminosos, com o parceiro Chuck Aule quem ele conheceu no caminho para a ilha.
Edward Daniels é um agente federal que precisa investigar Ashecliffe, uma prisão psiquiátrica escondida numa ilha remota.
A história começa quando o detetive Teddy Daniels, do FBI, e seu parceiro Chuck são chamados a um manicômio judiciário para investigar o misterioso desaparecimento de Rachel Solando, desaparecida, ela é uma mulher que cumpre pena no local após ter assassinado os filhos pequenos durante um surto psicótico. Rachel sumiu do complexo de segurança máxima sem deixar rastros. Detalhe: o manicômio fica no centro de uma ilha de onde é impossível escapar.
Chegando lá eles precisam investigar a fuga da paciente, a equipe do hospital passa todas as informações para eles, mas Teddy logo percebe que existe mais por trás do que eles contam e começa a procurar provas de cada afirmação que eles fazem. A paciente escapou descalça de um quarto vigiado e trancado à chave. Os médicos, funcionários e enfermeiras da instituição não parecem dispostos a colaborar com a investigação e as mentiras vêm diretamente do enigmático médico-chefe do hospital.
O livro se desenvolve em investigar como Rachel escapou de uma ilha, bem como sobre uma série de suspeitas sobre o hospital que possui cercas eletrificadas e guardas armados, parecendo não ser apenas um sanatório para criminosos. Aos poucos surgem rumores de que uma abordagem radical e violenta da psiquiatria seria praticada lá como experiências com drogas e cirurgias experimentais, até o desenvolvimento de instrumentos a serem usados na Guerra Fria. Enquanto isso, um furacão se aproxima da ilha, precipitando uma revolta entre os presos.
A partir daí, o protagonista vai descobrindo os segredos arrepiantes da ilha, ao mesmo tempo que é confrontado com suas próprias memórias traumáticas.
Os dois detetives, ao chegarem à ilha, pouco antes de desabar a maior tempestade de todos os tempos naquela região, e acabam se deparando com diversas situações ambíguas que os levam a desconfiar que o hospital psiquiátrico realiza experiências científicas ilegais com os criminosos/pacientes. A ilha é fúnebre e macabra, os detetives sentem-se desconfortáveis no local e o medo se insinua e só faz crescer daí para a frente, com consequências desastrosas.
Para investigar o desaparecimento de Rachel, a paciente que fugiu, Teddy e Chuck precisam falar com alguns dos outros pacientes e com pequenos pedaços de informações que esses pacientes passam, Teddy começa a ter cada vez mais certeza que a equipe do hospital está mentindo e descobre que o local tem um histórico de realmente fazer experiências científicas com os pacientes.
Ao descobrir isso, Teddy passa a acreditar que a fuga de Rachel pode estar ligada a alguma dessas experiências. A partir daí, Teddy começa desconfiar de tudo e de todos, inclusive de seu novo parceiro e só pra melhorar a situação a tempestade que está chegando na ilha os obriga a ficar lá até que ela passe.
Na ilha, Teddy Daniels precisa confrontar os fantasmas do seu passado, ao mesmo tempo em que tenta manter a cabeça no lugar e não se deixar envolver pelas paranóias dos pacientes. Mas, nem tudo na vida – e na mente – do detetive parece ser o que é.
Será que Teddy e Chuck conseguirão descobrir a verdade?
O livro é narrado em primeira pessoa e acompanhamos Teddy, a linguagem é simples e possui um ritmo bom, só que os diálogos são separados por aspas.
A atmosfera do livro é sombria e sufocante, com um ritmo intenso, que me fez ficar totalmente envolvida em descobrir onde a fugitiva estaria. A narrativa traz um ponto de virada fenomenal, que eu não desconfiei nem por um segundo que fosse possível. A trama é bem amarrada e envolvente, os personagens são muito bem desenvolvidos. A todo momento o autor direciona nossa atenção para algo que pode não ser tão relevante para o fim do mistério, nos enganando e ao mesmo tempo informando pistas sobre o que pode ter acontecido.
A história é super complexa, mas mesmo assim tudo se encaixa. Os personagens são fáceis de gostar, no segundo capitulo parece que já conhecia Teddy e Chuck.
A investigação que aparece no livro é envolta de conspiração e faz tudo ser bem coeso, cada passo que Teddy dá, as pistas, enigmas e seu passado, vão se misturando e criando a tensão até o momento do desfecho, que possui uma virada que funciona muito bem.
Bem costurado, claustrofóbico e envolvente, o livro é dos tais que não conseguimos largar até chegar ao final e desvendar os segredos da ilha prisão. O desfecho é inesperado e o clímax cresce ao longo das páginas, com eficiência precisa, como convém a um bom livro de mistérios e suspense.
Esse livro é ótimo, mas se você como eu já assistiu o filme antes de ler o livro, não vai se impactar com o final da história.

Matthew Bates 01/01/2023

Ja da pra falar que é a melhor leitura do ano?
Esse foi o primeiro livro que eu li em 2023 e foi uma ótima escolha!!
Adorei a leitura.

A escrita é um pouco arrastada em algumas descrições (oq eu adoro), os personagens sempre estão em dúvida em quem podem confiar (o que traz um ar de tensão e desespero pro livro) e o final é tudo o que prometeram kakakakaka.

Amei esse livro

Dani.Costa 20/12/2022

Suspense
Uau, que livro bom. Para quem curte um suspense psicológico é um excelente livro, você nunca vai imaginar o final.

Marcela.Schuster 16/12/2022

História que te prende
Se você não assistiu o filme ainda, vale a pena começar pelo livro..
É um enredo que te motiva a continuar lendo para descobrir todas as hipóteses que você mesmo criou enquanto lia..
É muito muito bom, o que me fez tirar meia estrela foi a edição.. além da capa ser a do filme (e feia) o livro não vem com aba, além de parecer um material que não dura, sabe?
Mas a história é demais, e depois, dar face aos nomes com o filme é muito muito bom!

Marcelle.Abreu 09/12/2022

Sensacional
Fico impressionada em como autor foi genial em escrever uma trama dessa! A história te envolve tanto e o final!!! Surreal

Angelica.Vanci 03/12/2022

O Livro sempre é melhor que o filme
Eu havia visto o filme logo que saiu e não tinha gostado muito. Saber o final estragou um pouco a leitura, mas preciso admitir que no geral ela fluiu bem e consegue explicar de uma forma mais clara que o filme o desefecho, é uma boa leitura, mas leiam antes de ver o filme!

Barreto 22/11/2022

É paciente?
Eu amei a história e as reviravoltas. Me enganou até o último minuto! Eu assisti a adaptação e foi um dos melhores filmes que eu já vi, mas eu não me conectei com a escrita, foi uma leitura lenta e arrastada.
Mas mesmo assim fica a recomendação.

E fica a pergunta é ou não paciente?

deargabes 06/11/2022

DOIDEIRA COM MALUQUICE
namoral um dos livros mais viciantes que já li na vida, não consegui descobrir por NADA o plot e fiquei completamente chocada e embaralhada com o desfecho. incrível.

nunca tinha assistido o filme e não sabia nada sobre a história, então fui pega totalmente de surpresa.

bom demais.

Elizabeth 06/11/2022

Gostei
Apesar de ter tempo que vi o filme, então tive que recriar alguns cenários, aí foi muito bom. Então tive que criar novos rostos e a leitura ficou emocionante.