Paciente 67

Paciente 67 Dennis Lehane

Resenhas - Paciente 67

Tha 02/11/2022

Eu já tinha visto a adaptação cinematográfica ( muito boa por sinal) há um tempo .. Não lembrava bem da história toda, porém lembrava do final ... Mesmo assim não diminuiu minha experiência com a leitura ..
Livro ótimo .. sério mesmo muito bem escrito ...
Eu sempre pensei que a mente humana é fantástica , o que torna qualquer perturbação nessa perfeição no mínimo desastroso... Te prende do início ao fim..

iamviczinea 24/10/2022

achei esse livro MUITO BOM a história é muito cativante, não tive vontade de largar o livro nenhuma vez. super recomendo a leitura

Rayssa 21/10/2022

Tudo muito bom. Instigante, interessante, meio louco. Gostei bastante. Indo assistir a adaptação agora.

Gessyka.Loyola 29/09/2022

O medo é contagioso, será?
Esse livro me fez de trouxa até a página 282, é arrastado e teve momentos que quis desistir. Mas no fim das contas tudo se encaixou e fiquei com uma grande incógnita, será?
Recomendo que tenham muita paciência, leiam devagar e não acredite em suas teorias, o autor vai te fazer de trouxa! ??

Yuminie 23/09/2022

Já tinha assistido ao filme, mas não me recordava do conteúdo, por isso resolvi ler este livro.
Demorei bastante para terminar, pois estou com uma ressaca literária braba, mas o livro é mto bom, com um final bem impactante.
Recomendo!

Helaina 13/09/2022

Fiquei com aquela sensação de “será mesmo?” quando terminei de ler
Mesmo já tenho visto o filme, como foi há muito tempo (nem lembro quanto), resolvi apostar que minha memória não se lembraria do que acontece. Aparentemente perdi a aposta e estava certa sobre o desfecho, mas isso não fez a leitura menos interessante, porque eu li com uma visão diferente, quase uma releitura, tentando encontrar falhas na narrativa do protagonista que evidenciassem o final. Sabe aquelas dicas escondidas bem na frente dos nossos olhos? Então, foi com elas que eu me diverti enquanto lia.

"No caso de Rachel, nenhum pensamento era ocioso ou secundário. Ela tinha de evitar que a estrutura de seu cérebro desmoronasse, e para isso era preciso pensar o tempo todo." - Pág. 57

O começo é um pouco lento, cheio de apresentações e ambientações, preparando a gente para o que está por vir, mas aos poucos a história foi se desenvolvendo e despertando minha curiosidade. Assim que termina essa parte, a história flui mais rápida enquanto seguimos Teddy e Chuck em sua busca pela paciente desaparecida na ilha.

Fui me lembrando de algumas coisas durante a leitura, mas não de outras, de forma que, em certo ponto todo mundo era suspeito para mim. Basicamente eu só me lembrei do desfecho mesmo, a maioria das cenas acabou sendo inédita e torci pelos personagens ficando com uma sensação estranha no final sem saber se o autor estava tentando me enganar ou não. Essa ilha realmente mexe com a cabeça da gente.

"Ah, aí é que está o problema. Se ambos vimos, não se trata de alucinação. As alucinações são diferentes para cada pessoa." - Pág.144

Sobre a edição que eu li, foi o livro físico e me incomodou um pouco o fato deles terem mantido as aspas ao invés de travessão para os diálogos. Sei que é a formatação do texto em inglês, mas gosto muito. De qualquer forma, como estou escrevendo algumas fanfics nesse idioma e preciso usar as aspas para marcar os diálogos, ou meus leitores se perdem com os travessões, acabou sendo útil para eu me acostumar um pouco mais com o estilo.

Eu recomendo esse livro para quem gosta de mistérios com reviravoltas que te acompanham mesmo depois do final da leitura. E mesmo com o autor te apresentando um desfecho você fica na dúvida se aconteceu aquilo mesmo ou se estão tentando te enganar. Adorei a sensação.

"Se você é considerado louco, todos os atos que, de outro modo, provariam que você não o é passam a ser vistos como ações de uma pessoa louca. Seus protestos veementes são classificados como negação. Os medos justificados são classificados como paranoia. Os instintos de sobrevivência são chamados mecanismos de defesa. Não há saída." - Pág. 251

site: https://hipercriativa.blogspot.com/2022/06/resenha-ilha-do-medo-paciente-67.html

Januska 09/09/2022

Maluco
Livro muito bom! O começo é um pouco lento, mas vale a pena insistir. Achei meio maluco, mas o plot twist do final é sensacional. Gostaria de não ter visto o filme antes.

lua 19/08/2022

Merece a fama que tem
Acho que ao contrário da maioria, eu não assisti o filme, comecei o livro com uma leve desconfiança mas não tinha muita ideia do plot.
O começo é meio arrastado, demora um pouco pra te prender mas a cada migalha nova que o autor solta, o leitor vai ficando ainda mais instigado. E conforme novas coisas vão acontecendo, mais, a gente se questiona em quê acreditar, em quem acreditar.
E mesmo que a minha desconfiança tenha sido correta todo o resto que foi revelado nem havia passado pela minha cabeça, em outras palavras fui feita de otária (e adorei). No entanto, o racismo casual de um dos personagens é totalmente desnecessário e irrelevante pra história, parece que o autor apenas queria colocar aquela meia dúzia de palavras ofensivas ali a troco de nada.
Mas exceto isso, é um livro muito bem construído, com uma escrita fluída e um bom final.

Vinicius 07/08/2022

Thriller na sua essência
Um sci ti com características bem distintas, elementos de violência e conflito psicólogicos bem marcados. Ótimo como thriller. Final incrível.

Ygor.Fortes 04/08/2022

A leitura é muito fluida. A escrita é até simples, mas não falta detalhes. O autor consegue manipular a história com maestria. É um ótimo livro, com personagem muito bons.

Thata 31/07/2022

Quem é o paciente 67?
Pode ser eu, pode ser você.
O livro é incrível e confesso que tinha medo de ler antes. Um grupo de leitura que participo votou nele para lermos em Junho e foi uma das leituras mais loucas que já fiz.
Em nenhum momento quis largar o kindle, na época estava trabalhando então lia nas conduções, toda vez que chegava na minha estação na hora de guardar o livro e ler só depois dava um rançozinho (sempre nas melhores partes).

O filme até que é bem fiel ao livro, mas se torna muito confuso. Confesso ja tinha visto o filme anos antes e precisei ver 3 vezes para entender o final. Mas com a leitura, o filme todo faz sentido e só assim percebemos que o filme até que é fiel ao livro.

No geral, só peço que para quem não leu, leia.

de Paula 31/07/2022

Quem é o paciente 67?
Há algum tempo estava assistindo vídeos de indicações literárias e me deparei com este título. Confesso que desconhecia o filme, por isso, o que me chamou a atenção era a narrativa ser suspense psicológico, o melhor tipo de suspense que existe, na minha opinião. Deixei, no entanto, passar a oportunidade pelo filme ser estrelado por "just like Leo in Saint Tropez" (assim como Lady Gaga, claramente não sou fã e não tinha espaço na porta para ele! Risos). Há pouco mais de um mês fui à biblioteca e me deparei com o título e decidi dar uma chance e ainda bem que fiz isso!

A leitura é viciante, a todo o momento você se sente imerso dentro da narrativa. São dois xerifes que chegam a um hospital psiquiátrico na década de 1950, que na realidade é uma prisão de segurança máxima também para criminosos violentos com problemas mentais, que precisam de tratamento e cumprir suas respectivas penas. Os policiais vão até essa ilha completamente isolada do mundo para descobrir como uma paciente desapareceu sem deixar pistas de seu dormitório. Com uma sinopse dessas, como não querer ler até a última página de uma vez? Pois é, além disso há um fator muito importante: ninguém está fazendo muito esforço para ajudar na localização de Rachel Solando. Assim como Teddy, ficamos indignados e revoltados com a falta de comprometimento dos profissionais do hospital, além de descobrir coisas escabrosas durante a estadia deles, em meio a um furacão na ilha e neste desespero.

Gosto de como tudo é elaborado e, por ser curiosa, acabei descobrindo o plot twist bem antes do que deveria, o que me fez ficar atenta às sutilezas e achar impossível o que era para acontecer, porque eu só li dois parágrafos do spoiler, então lia e ficava pensando "como é possível", o que me deixou mais animada para prosseguir com a história. Um trabalho de mestre do Lehane nesta obra, um suspense de excelente qualidade, plausível e que deixa o leitor submerso na ilha junto com os personagens.

O que me encantou e incomodou na minha experiência literária foi como o livro é fluído e nem todos os diálogos fazem muito sentido, ao mesmo tempo que parecem com conversas que temos no dia a dia, quando começamos a falar do tempo antes de uma reunião de trabalho, por exemplo. Claro que num livro funcionam mais os diálogos levados a entender a história, no entanto, achei legal como Dennis usou isso a seu favor. Mas, incomodou por.ser.um recurso utilizado a todo tempo. Às vezes, voltava algumas partes para ver se tinha pedido algo, quando se tratava de papo furado.

A história tem um viés histórico muito importante e traz em diversos momentos detalhes e personagens escabrosos, como o diretor. Que homem ordinário! Alguns criminosos só não são pegos por fazerem parte do sistema e isso é revoltante! O cara tem uma cena e consegue deixar o leitor indignado com tanta besteira e preconceito saindo de uma única mente perversa. Não sei se eles está ocupando o lugar certo na ilha.

Sobre o filme: é bem fiel ao livro, com pouquíssimas mudanças da obra literária, muito bem feita com a direção de Scorsese e o roteiro do próprio Lehane. É claro que devo dizer que a atuação de Leo é magnífica! Ele conseguiu ser um Teddy melhor do que imaginei ao ler, passando todas as emoções do personagem só com o olhar. Vale muito a pena consumir o combo literário e cinematográfico para descobrir tudo sobre o paciente 67.

resenhasdajulia 28/07/2022

Em 1954, o xerife Teddy Daniels chega a Shutter Island com seu novo parceiro Chuck Aule, para investigarem a fuga da assassina Rachel Solando, uma paciente do Hospital Psiquiátrico Ashecliffe, que escapou sem deixar vestígios.

Os funcionários e o diretor do hospital não parecem dispostos a colaborar com a investigação, e logo Teddy e Chuck se encontram em meio a uma rede de mentiras e atitudes suspeitas, pois surgem rumores de que aquele hospital não seja apenas um sanatório para criminosos, mas sim um local em que se realizam diversas experiências com remédios e cirurgias.

Será que Teddy e Chuck conseguirão descobrir a verdade?

Eu ainda não assisti ao filme, então felizmente eu não sabia nada sobre a história e eu amei esse livro! Achei a leitura extremamente fluida, me conectei com os personagens desde o início e achei a reviravolta maravilhosa!

Sem dúvidas, um dos melhores livros que eu já li!
Jeane Nunes 28/07/2022minha estante
Não sabia que tinha livro ? Assistir à adaptação recentemente e adorei .Excelente atuação , fotografia e a estória em si .

DANILÃO1505 29/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro